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TOP 7 | Indicadores de marketing digital para ficar de olho [+ fórmulas]

Você provavelmente já entende a importância das estratégias digitais para as empresas de todos os setores. Também já deve ter ouvido falar que entre as muitas vantagens do marketing na web, a possibilidade de analisar os números de suas campanhas, é uma das mais importantes em uma estratégia de otimização de resultados. Dentro dessa lógica, entretanto, uma pergunta é frequente: quais indicadores de marketing digital eu devo analisar?

Neste artigo iremos apresentar o que são indicadores de desempenho (KPI), quais as métricas mais comuns e como usá-los no mundo do marketing digital atual.

O que é um KPI?

O termo KPI, ou indicador de desempenho, se refere a uma métrica específica usada como linha de base para medir um resultado.

Os indicadores podem estar relacionados a um contexto digital ou não digital e, resumidamente, são números que referenciam qualquer área de negócios, incluindo estruturas financeiras, produtividade ou comportamento do consumidor.

Antes de qualquer coisa, você precisará estabelecer qual área do seu negócio ou meta precisa priorizar, para escolher os indicadores que serão mais eficazes ao informar se sua estratégia está seguindo o caminho certo.

Você deve executar suas ações, depois analisar suas metas, descobrir pontos falhos da estratégia, para, em seguida, analisar como resolver essa questão.

Para definir os indicadores de marketing digital a serem usados, é preciso que siga algumas dicas. Elas irão tornar a sua análise mais fácil e aumentarão a possibilidade de acerto no resultado.

Agora que apresentamos brevemente o que são indicadores de desempenho, a seguir, vamos destacar quais são os KPIs mais comuns para análises de campanhas de marketing digital. Acompanhe!

7 indicadores de marketing digital, indispensáveis para suas campanhas

Como você pode descobrir se sua estratégia digital é efetiva ou não?

Prestando atenção especial aos principais indicadores de marketing digital.

Eles são úteis para monitorar o sucesso (ou fracasso) de suas atividades de comunicação, divulgação e relacionamento.

1. Taxa de cliques | CTR

A CTR é uma métrica de publicidade digital calculada dividindo o número total de cliques que um anúncio recebeu, pelo número total de impressões e multiplicando o resultado por 100.

CTR = (Número de Cliques / Número total de impressões) X 100

Isso nos dá a porcentagem do total de cliques em relação ao número de vezes que um anúncio foi exibido.

Diferentemente do CPM (custo por mil impressões), a CTR informa quanto impacto o anúncio teve sobre os clientes em potencial. Na maioria dos casos, não é muito útil ter milhares de impressões de um anúncio, mas poucos cliques. Isso, quase sempre, indica que o anúncio não atraiu o público.

Lembre-se de que cada clique significa uma visita a sua página de destino, essas visitas podem ser convertidas em leads que, posteriormente, você pode transformar em clientes.

2. Custo por clique | CPC

O custo por clique, CPC, é o valor cobrado pelas plataformas de publicidade digital, como o Google AdWords ou o Facebook Ads, sempre que um usuário clica em um anúncio.

Você pode calculá-lo dividindo a despesa total da campanha pelo número total de cliques.

Essa métrica é útil para descobrir quais mídias digitais estão oferecendo o CAC, custo de aquisição do cliente, mais conveniente. O que também garante um bom retorno sobre o investimento. Por exemplo, se no Facebook, o CPC, é R$ 3, e no Google Adwords é R$ 5, a grosso modo, CAC do Google é maior. Ou seja, eu estou pagando mais para adquirir um cliente nas campanhas do Google.

3. Custo por ação | CPA

Essa métrica está se tornando mais importante para os anunciantes que pesquisam um modelo que lhes permite pagar apenas por determinadas ações.

Essas ações podem ser:

Então, quando falamos sobre CPA, estamos nos referindo ao custo médio total de uma ação, que o profissional de marketing gostaria que o usuário realizasse.

A maneira de calcular isso é dividindo o custo total da campanha pelo número de ações concluídas.

Lembre-se de que, embora o CPA seja geralmente mais caro que um modelo de CPC, ele se concentra no lucro, de modo que o ROI pode ser mais favorável com esse modelo.

4. Qualidade – e quantidade – de leads adquiridos mensalmente

Essa métrica é crucial porque os leads são o que mantém seu negócio funcionando.

Como você já deve saber, o funil de vendas no marketing digital funciona assim:

  1. você atrai tráfego ou visitantes para sua página de destino, site ou blog, etc.
  2. então você converte esses visitantes em leads
  3. e uma fração deles será convertida em novos clientes.

O que isso diz a você?

Sim, quanto mais leads você gerar, mais vendas você terá.

Ok, agora vamos esclarecer alguns fatores importantes:

Qual é o objetivo de gerar 300 leads por mês, se você tiver apenas dois representantes de vendas que possam acompanhar metade deles?

Vamos voltar ao fato de; “sempre escolha qualidade em vez de quantidade”. Por que?

Prospects de qualidade cumprem certos critérios. Por exemplo, eles são tomadores de decisão, seu produto ou serviço se ajusta ao orçamento, pertencem a um setor específico que você está segmentando, etc. Você define os critérios que irão qualificar o lead.

Leia mais em: Aprenda como qualificar leads com dicas incríveis que funcionam
É aqui que o termo Lead Scoring é importante. Isso ajuda você a atribuir um valor numérico às variáveis ​​e atributos desejados.

5. Taxa de conversão

A taxa de conversão é um indicador de marketing digital fundamental. Ela informa a você quantos leads gerados por sua estratégia de publicidade ou marketing digital se tornaram realmente clientes atuais.

Você também pode calcular sua taxa de conversão de visitante. Isso informa quantos dos visitantes que acessaram seu site se tornaram leads ou clientes potenciais para sua empresa.

Para quem possui um comércio eletrônico, você pode até calcular a porcentagem de visitantes que fizeram uma compra online.

Conhecer sua taxa de conversão ajuda você a descobrir se o tráfego e os prospects que você gera, usando suas campanhas de marketing, estão qualificados o suficiente. Ele também informa se você está:

Nosso conselho é que você descubra quais origens de tráfego estão atraindo mais visitantes que convertem a uma taxa mais alta, para que você possa investir a maior parte do seu orçamento na geração de mais tráfego qualificado.

6. Retorno sobre o investimento | ROI

Essa métrica provoca um sentimento indescritível em todos os profissionais de marketing.

Um retorno do investimento é o que procuramos quando investimos em publicidade online e marketing digital. Afinal, ele nos diz quão eficaz é, ou foi, a nossa estratégia.

Nos assusta pensar que talvez as ações que estamos implementando sejam despesas, em vez de investimentos, e a única maneira de ter certeza de que esse não é o caso é aprender como calcular o ROI de um investimento.

Com esse indicador de marketing digital sabemos se nossos esforços foram lucrativos e se eles beneficiaram o negócio ou não.

Para calcular seu ROI, use esta fórmula:

ROI = (Lucros ou rendimentos gerados – custos de investimento) / custos de investimento

7. LTV | Customer Lifetime Value

O valor da vida útil do cliente (CLV) é a quantia total de valor que um cliente gera durante o tempo em que ele continua sendo um cliente.

Se você considerar que a probabilidade de vender para um novo cliente é geralmente entre 5 e 20%, e a probabilidade de fazer uma venda para um cliente que já comprou de você aumenta para 60 ou 70%, você pode ver como é importante manter seus clientes atuais.

Medindo o lucro total que o cliente fornece ao longo de todo o relacionamento com sua empresa, você poderá descobrir exatamente o valor que ele representa para seu negócio.

Embora existam várias maneiras de calcular seu LTV, a maneira mais comum e simples é multiplicar as três variáveis ​​a seguir:

Para obter o resultado mais preciso usando essa fórmula, o valor médio gasto deve ser líquido.

Existem fórmulas mais complexas que consideram outros fatores mais específicos.

Portanto, se essa fórmula não avaliar todas as variáveis ​​envolvidas no seu negócio, há outras formas de obter um resultado mais preciso.

Agora você conhece os indicadores de marketing digital mais importantes que deve monitorar em sua estratégia.

Se você se concentrar em analisar e otimizar os KPIs que acabamos de explicar, tenha certeza de que sua estratégia digital será um sucesso definitivo e seu ROI estará mais que garantido.

E você, conhece algum outro KPI ou métrica importante? Deixe sua opinião nos comentários.

Esse post foi escrito pela  LAHAR, um software de automação de marketing, com funcionalidades diversas, entre elas a emissão de relatórios completos, que apresentam resultados dos indicadores apresentados neste artigo, e muitos outros.

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