Em 2017, o Instagram atingiu a marca de 800 milhões de usuários ativos mensalmente e 500 milhões diariamente. Segundo a própria ferramenta 60% das pessoas dizem que descobrem novos produtos no Instagram. Esses e outros dados mostram porque criar um Instagram Empresarial se tornou uma das estratégias mais faladas nos últimos tempos.
Você já deve ter se perguntado “como divulgar minha empresa no Instagram?” e o primeiro passo é criar uma conta de negócios.
Para te ajudar, elaboramos um passo a passo sobre como construir um perfil comercial e aproveitar as melhores funcionalidades da plataforma para ampliar os resultados de sua empresa.
Como criar uma conta de Instagram empresarial
O Instagram é um aplicativo mobile, assim o primeiro passo para criar uma conta é fazer o download do aplicativo no celular. Com ele instalado é hora de criar a conta. Para isso, você pode se conectar utilizando seu Facebook ou uma conta de e-mail.
O ideal é que você converta o perfil para uma conta de negócios. Assim, você poderá ter acesso a dados como perfil do público, número de visualizações que cada publicação recebeu, quantas pessoas clicaram no site, publicações de maior interesse e informações gerais sobre a interação e o engajamento dos usuários com seu perfil e suas publicações.
Para fazer a mudança de perfil pessoal para profissional basta clicar na engrenagem ou nos três pontinhos que ficam à direita da tela de seu smartphone e ir em “Mudar para perfil comercial”.
Durante esse processo você integrará a página do Instagram com o Facebook. Todo o passo a passo é auto explicativo conforme você avança as etapas de integração.
Uma vez criada a conta do Instagram empresarial, você pode se dedicar a editar o perfil de sua empresa. Novamente, você deve clicar no botão de edição à direita da tela (engrenagem ou três pontos) e ir em “Editar perfil”. Siga as dicas abaixo e tenha um perfil perfeito:
- O nome de usuário deve ser facilmente reconhecível;
- A imagem de perfil deve respeitar a logo e a identidade visual de sua empresa;
- Na descrição, opte por uma frase objetiva que resuma a sua área de especialidade e negócio;
- Não esqueça do link para o seu site, se tiver.
Estratégias para ter resultado positivo com o Instagram empresarial
Entre os formatos de conteúdo que o Instagram permite estão fotos e vídeos que são postados no feed ou no stories, além da produção de conteúdo ao vivo.
Algumas estratégias podem te ajudar a usar esses formatos de forma que apresente sua empresa de maneira atrativa e gere engajamento. Seguem algumas dicas:
Mostre seus produtos ou serviço
Faça posts com fotos de novos produtos ou compartilhe fotos dos produtos mais populares. Caso você tenha um negócio de serviços, como um salão de cabeleireiro ou restaurante, aproveite para tirar fotos do seu trabalho e compartilhá-las na rede.
Mostre os bastidores
Todo mundo adora dar aquela olhadinha por “trás das câmeras”. Saciar essa curiosidade é uma excelente fonte de conteúdo para a sua rede social. Tire fotos e faça vídeos para mostrar como seus produtos são produzidos e o serviço executado, por exemplo. Uma empresa que adota essa prática é o e-commerce Chico Rei, que, entre outras formas de publicação, atualiza o Instagram da marca com fotos dos colaboradores e outras ações da camiseteria funcionando no dia a dia.
Inclua quem faz parte da sua empresa
Torne a página do Instagram da sua empresa ainda mais pessoal utilizando quem faz parte dela todos os dias: seus funcionários. Compartilhe fotos do seu time trabalhando ou vivendo momentos importantes. Lembre-se de atualizar o Stories com esse tipo de publicação.
Publique ofertas exclusivas no seu Instagram
Ofereça a seus seguidores ofertas exclusivas que eles só conseguem via Instagram. Para ter controle você pode criar um cupom especial, caso tenha um e-commerce ou pode pedir que ao chegar a loja eles mostrem que seguem sua página.
Anuncie no Instagram
A rede social permite que você faça anúncios segmentados para seu público com o intuito de alcançar mais usuários e apresentar seu produto ou serviço. Existem 4 tipos de anúncio na plataforma e você pode aprender tudo sobre quanto custa anunciar no Instagram no artigo da Links Experts.
Truques para seu Instagram empresarial
Para obter os melhores resultados de seu perfil no Instagram, tenha em mente:
Publique periodicamente
Criar uma rotina de postagens é fundamental para manter a engajamento do público e garantir o sucesso da plataforma. Dessa forma, crie uma periodicidade nas postagens, com pelo menos um conteúdo diário. Organize sua gestão de tarefas para que não haja falhas na programação das publicações.
Links não funcionam nos posts do Instagram
O único lugar em que você consegue compartilhar um link e levar o usuário direto para a seu site, por exemplo, é no perfil. Links não funcionam em postagens ou comentários.
Há uma exceção: É possível compartilhar links pelo Stories, mas o recurso está disponível apenas para os perfis comerciais com mais de 10 mil seguidores. Fica aí uma meta para construir sua audiência e ativar esse recurso!
Faça promoções e dê presentes
Promoções e campanhas como sorteios são muito populares. Crie uma imagem explicando qual será o prêmio e o que as pessoas devem fazer para concorrer. Incentive, por exemplo, a marcação de amigos e o compartilhamento de hashtags.
Responda aos comentários dos usuários
Interagir com seus seguidores vai mostrar a eles que você está prestando atenção e se preocupa com o que eles têm a dizer. Assim, eles continuarão seguindo você e interagindo com suas postagens.
Faça parcerias com outras empresas e influenciadores digitais
Uma das formas de estimular o engajamento de seus clientes dentro do Instagram empresarial é utilizar a relevância de outras marcas ou digital influencers. O uso de influenciadores é uma das estratégias que vem trazendo muito retorno para as marcas, que aproveitam a popularidade do influenciador para chegar até o seu público e apresentar seu serviço ou produto. Você pode enviar presentes para essas pessoas ou mesmo firmar uma parceria formal. Selecione quais perfis tem relevância para seu público dentro de sua região de abrangência e inicie uma parceria.
Esteja sempre atualizado com as novidades que a ferramenta disponibiliza
O Instagram possui um blog próprio atualizado com novidades para empresas que estejam presentes na plataforma. Esteja sempre atento e aproveite as novidades.
Não apenas o Instagram, mas também plataformas como Facebook, Twitter, entre outras, podem ser grandes oportunidades para sua empresa.
Se você ainda tem dúvidas sobre como utilizar cada plataforma e quais os resultados isso pode trazer para a sua empresa, leia o artigo exclusivo da Links Experts sobre redes sociais para negócios.
Gostou das dicas para começar o trabalho de divulgação da sua empresa no Instagram? Então deixe sua opinião no comentários. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a equipe da Links Experts. Somos uma agência especializada em mídias digitais pagas com mais de 5 anos de mercado e com 50 clientes ativos de todos os portes. Entre em contato com nossa equipe e inicie sua campanha.