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Instagram Shopping: o que é, como configurar e vender mais

A facilidade das compras online nos permite comprar roupas, móveis e até mesmo alimentos com apenas alguns cliques. Diante do crescimento deste setor, o Instagram percebeu a oportunidade de negócio, investiu nas compras por meio de dispositivos mobile e desenvolveu o Instagram Shopping.

O Instagram Shopping é uma grande oportunidade para marcas que utilizam o comércio eletrônico e desejam aprender a como vender mais pela internet.

O Instagram Shop é um dos recursos mais recentes implantados para revolucionar a forma como os consumidores fazem suas compras. Isso o tornou um dos principais motivos de se usar Instagram para empresas.

Quando você configura uma loja em sua conta do Instagram, você não apenas aumenta as vendas, mas também melhora seu relacionamento com os clientes atuais e cria uma experiência de usuário melhor para qualquer pessoa que visite seu perfil.

Neste artigo vamos apresentar o que é o Instagram Shopping, porque usá-lo, como configurar uma conta e, ainda, destacamos 7 dicas de como criar um bom post de compras no Instagram.

O que é o Instagram Shopping?

Ao navegar pela sua conta do Instagram, provavelmente você já se deparou com imagens que aparecem com uma “bandeirinha” com o preço junto ao produto, como no exemplo a seguir:

Esse recurso faz parte do Insta Shopping, uma funcionalidade global de compras lançado em março de 2018, dando aos varejistas de mais de 40 países a oportunidade de vender produtos diretamente em seu perfil no Instagram.

As empresas que adotaram a funcionalidade do Insta Shop já estão vendo um aumento na receita. Quer o seu negócio seja um gigante do comércio eletrônico ou ainda esteja amadurecendo, o Instagram Shopping oferece uma ótima oportunidade para os seus seguidores no Instagram se tornarem clientes satisfeitos com apenas alguns cliques.

Por que usar o Instagram Shopping?

Separamos a seguir algumas das razões para você iniciar um trabalho no Insta Shop.

Melhora da experiência do usuário

Quando os usuários clicam em um produto marcado, eles são levados para uma descrição mais detalhada do produto, seu preço e uma lista de itens relacionados. Os usuários podem clicar mais para visitar o produto no site do varejista e adicionar o item a um carrinho de compras.

Tudo isso é feito dentro do aplicativo Instagram.

Uma das principais preocupações dos negócios de comércio eletrônico é que a experiência do usuário seja consistentemente e isso acontece no Insta Shop. Os segundos de carregamento podem ter um impacto significativo nas taxas de conversão e na receita geral.

O Insta Shopping agiliza o processo, desde a descoberta de um produto até a sua compra. A maioria dos possíveis obstáculos que surgem ao sair do Instagram, visitar o site de um varejista e fazer uma compra são eliminados.

Se você quer ampliar ainda mais seu conhecimento sobre o processo de venda dentro dessa rede social que é um sucesso no mundo todo, sugerimos que leia também o artigo, “Descubra como vender pelo Instagram pode ser estratégico para o seu negócio”.

O Insta Shop fornece mais oportunidades de conteúdo

Se você ainda não está no Instagram, o Instagram Shopping deve ser o empurrão final para você priorizar essa popular plataforma de mídia social. O motivo para a rede social ser tão eficaz para os negócios de comércio eletrônico é devido à sua natureza altamente visual.

Se você tiver produtos à venda no Instagram Shopping, poderá usar as Histórias do Instagram (ou stories) para exibir esses produtos e direcionar os espectadores à sua conta para realizar uma compra.

O Instagram Live (um feed ao vivo postado em sua história no Instagram) oferece ainda mais oportunidades de envolvimento.

Falaremos mais sobre como configurar o Instagram Shopping mais adiante neste post, mas se você trabalha com influenciadores digitais que vendem ou divulgam seus produtos, entre em contato com o Instagram Shopping e conheça a possibilidade de marcar postagens com seus produtos.

Captura usuários móveis

Concentre-se na experiência móvel, ou mobile, para preparar seu negócio para o sucesso presente e futuro.

As vendas por dispositivos móveis moldaram as tendências atuais e o futuro do comércio eletrônico. Em 2017, as compras por meio de smartphones foram responsáveis ​​por 58,9% de todas as vendas de varejo no comércio eletrônico.

Já estamos fazendo mais compras no celular do que em desktops ou tablets. Especialistas prevêem que 72,9% das vendas de e-commerce serão feitas em celulares em 2021.

Se você introduzir seus clientes nas compras pelo Instagram agora, eles tornarão as compras por dispositivos móveis um hábito no futuro.

Guia de como configurar o Instagram Shopping

Mesmo que você não comece a postar imediatamente, é fácil configurar o Instagram Shopping e ter produtos disponíveis para quando você quiser começar a vender diretamente pela plataforma.

Antes de poder configurar o Insta Shopping, você precisa configurar um catálogo no Facebook.
Mesmo se você não estiver usando o Facebook para vender seus produtos, seu Facebook e Instagram terão que estar conectados. A seguir um passo a passo simples para configurar o Insta Shop.

    1. Primeiro, você precisa adicionar produtos ao seu catálogo do Facebook que estejam em conformidade com as políticas comerciais do Instagram.
    2. Depois de ter configurado uma lista de produtos, você pode se inscrever para adicionar o Instagram Shopping ao seu perfil.
    3. Sua conta deve ser convertida em um perfil de negócios, ou seja, um Instagram Empresarial, o que pode ser feito com um simples clique nas configurações da sua conta do Instagram.
    4. O Instagram normalmente revisa e toma decisões sobre os perfis de compras dentro de alguns dias.
    5. Depois de aprovado, você pode começar a marcar suas postagens com produtos.

As contas aprovadas podem marcar produtos em postagens novas ou nas já existentes. Depois que sua conta for aprovada, analise as postagens que você poderia marcar com produtos em seu catálogo.

Depois de configurar seu catálogo e começar a postar itens em sua loja, reajuste seu calendário de conteúdo para incluir itens que você pode vender no Instagram.

7 dicas para um bom post de compras no Instagram

Estudos mostram que 65% dos posts de melhor desempenho no Instagram apresentam produtos. Então, não tenha medo de mostrar o que você tem no seu estoque e comece a vender!

#1 Tire fotos de alta qualidade que exibem claramente seus produtos

Os clientes querem saber exatamente o que estão recebendo quando clicam e fazem uma compra. Mesmo se você tiver boas fotos de produtos em seu site, os clientes não serão atraídos para vê-los se suas postagens no Instagram estiverem desfocadas ou se o produto estiver oculto na postagem.

#2 Seja consistente

Ao configurar seu catálogo de compras do Facebook, use imagens e títulos semelhantes aos que você usaria em seu site. Se você fizer muitos ajustes para o Facebook ou o Instagram, os clientes podem ficar confusos sobre o que estão comprando.

#3 Misture!

O Instagram Shopping é certamente empolgante, mas não deve assumir completamente seu feed no Instagram. Misture seu foco de conteúdo. Além de vender produtos, que outras histórias você pode contar através do seu Instagram?

Como você pode estabelecer sua marca e ajudar os clientes a conhecer o que faz você de diferente?

Aplique essa ideia em diferentes formatos de conteúdo no Instagram. Aproveite a capacidade de produzir uma transmissão ao vivo ou postar em sua história.

Quando você publica uma história, oferece aos clientes mais oportunidades para não só ver o perfil da sua empresa, mas também para interagir e engajar com a sua conta.

#4 Marque um ou dois produtos por post

O Instagram atualmente permite que os varejistas marquem cinco produtos em posts com uma única foto e 20 produtos em posts com várias fotos. Não se sinta pressionado a aproveitar essa oportunidade em todas as publicações de vendas.

Clicar em uma foto do Instagram e ver cinco tags pode parecer confuso e avassalador, especialmente se for o caso de todas as postagens.

Se você deseja exibir mais produtos no seu Instagram, considere publicar mais postagens ao longo do dia ou da semana.

#5 Saiba quando seus seguidores estão fazendo compras

A otimização do Instagram não é apenas sobre o que você vai postar. O horário que você publica também é importante para alcançar os clientes certos quando eles estão prontos para fazer uma compra.

O Instagram voltou recentemente para um feed mais cronológico, tornando mais importante para as empresas postarem quando seus seguidores estão online e prontos para participar.

O Instagram fornece ideias para perfis de negócios, incluindo momentos em que os seguidores estão ativos no Instagram e onde estão localizados. Combine essas informações com as análises do seu site para ver em que horas seus clientes estão caminhando para fazer uma compra.

Leia também: O que é jornada do consumidor? O caminho da lucratividade

#6 Inclua um CTA

O Insta Shopping ainda é relativamente novo, por isso, é importante que você reforce para seu cliente que ele pode comprar diretamente pelo aplicativo.

Um simples lembrete para tocar em suas postagens ou um chamado de “compre agora” pode apresentar aos clientes essa nova forma de compra.

#7 Anuncie aos seus clientes por meio de mídias sociais e e-mail marketing

Faça um anúncio sobre suas vendas em sua transmissão ao vivo ou história. Seja criativo com as maneiras como você fala com seus seguidores sobre essa nova oportunidade e incentive os usuários a testarem por si mesmos.

Utilize outras plataformas para avisar a seus clientes que eles podem comprar agora diretamente pelo Instagram. Use estratégias de e-mail marketing, atualize suas redes sociais e claro, faça anúncio no Instagram Ads.

Leia também: Quanto custa anunciar no Instagram: dicas para você não perder dinheiro

O Instagram Shop ainda é novo, então este é o melhor momento para inovar nas postagens e ver o que esse novo recurso pode fazer pelas suas vendas do seu comércio eletrônico.

A Links Experts é uma agência especializada em links patrocinados e trabalha com mídias como Google Adwords, Facebook, Instagram e outras. Os investimentos são personalizados de acordo com realidade de cada cliente e não exigimos orçamento mínimo ou tempo mínimo de contrato.

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