O que faz uma campanha de marketing de sucesso? Essa é uma pergunta que tem permeado a cabeça de empreendedores em geral. Se hoje o mercado conta com cada vez mais opções, surpreender seu cliente passa a ser fundamental.
Ter a fórmula mágica para garantir que tudo vai dar certo ainda não é possível, mas observando cases de sucesso fica mais fácil entender quais as estratégias são as melhores e conseguir o tão sonhado destaque na mente do seu público-alvo.
Qual o melhor ambiente para desenvolver uma campanha de marketing de sucesso?
Sem dúvidas, o meio digital vem atraindo muita atenção. Isso porque o cenário brasileiro de acesso à internet é promissor: de acordo com dados do governo brasileiro, mais de 100 milhões de pessoas tem acesso a rede, seja pelo smartphone, computador ou tablets. Por isso, cada vez mais empresas têm recorrido ao marketing digital para conseguir as tão sonhadas campanhas de marketing de sucesso.
O meio digital desperta interesse e apresenta um gama enorme de possibilidades. Desde a criação de uma campanha de marketing digital voltada exclusivamente para Facebook, até estratégias de anúncio no Youtube, ferramentas não vão faltar.
Mas apenas conhecer as ferramentas vai garantir o sucesso? A resposta é não. Para te ajudar, nós selecionamos algumas campanhas para apontar as principais estratégias.
Mãos a obra – Como conseguir uma campanha de marketing de sucesso?
Conheça seu público-alvo
Conhecer seu público-alvo é fundamental para uma boa estratégia. Fazer marketing de maneira homogênea pode não trazer bons resultados, por isso a personalização ganha muito destaque nas estratégias de sucesso.
É o caso do Buzzfeed. Por meio de listas muito bem segmentadas, a plataforma adota um e-mail marketing muito eficiente para atingir seus usuários.
O resultado são usuários que se identificam com a marca e menos e-mail indo direto para lixeira sem serem abertos.
Os e-mails dão tão certo que 5 de cada 6 acessos ao site têm como referência o e-mail marketing enviado.
Antes de vender algo, passe uma mensagem.
Antes de tentar vender, é importante tentar passar uma mensagem para o seu público.
Dessa maneira, as pessoas são atraídas para o seu conteúdo e a sua marca ganha importância. De maneira natural, as pessoas passam a se identificar e garantir um relacionamento duradouro.
Essa é a base das estratégias de divulgação de sucesso da DOVE. Na campanha “Dove Real Beauty Sketches.” Nenhum produto da marca é apresentado, porém uma importante reflexão sobre a forma como nos percebemos e somos percebidos é apresentada. O vídeo está disponível em 25 diferentes línguas, presente em 33 canais da marca no YouTube e também vem acumulando prêmios. Confira:
Link para o vídeo: https://www.youtube.com/embed/Il0nz0LHbcM
Aproveite oportunidades
Para conseguir destaque é necessário criar algo completamente novo, certo? Errado. Aproveitar oportunidades pode ser uma atitude certeira. O Itaú apostou nisso e anunciou o serviço de fatura digital utilizando um vídeo que já fazia bastante sucesso no Youtube.
Link para o vídeo: https://www.youtube.com/embed/p9Z9n0I8Dfo
Use mais de um canal
Já que estamos falando de campanhas de marketing de sucesso no meio digital, é provável que você pense que vamos usar apenas as ferramentas disponíveis na rede. Mas isso não é verdade. A mescla de canais pode ser muito interessante. Foi o que a Vivo pensou ao criar a campanha “Eduardo e Mônica”. A empresa de telefonia usou o cinema, a publicidade na Tv e finalmente o Youtube para garantir que o vídeo fosse visto pelo maior número de pessoas possível.
Link para o vídeo: https://www.youtube.com/embed/kCNFMYe7mcU
Aposte no potencial da sua marca
Uma campanha de marketing de sucesso aproveita todo o potencial da marca que está sendo divulgada. O que o seu serviço tem de diferencial? Que tal apostar nesse ponto?
Foi o que a CNA fez. Para incentivar os alunos a praticarem seu inglês, a rede de ensino de idiomas CNA criou uma ação incrível.
A campanha reuniu alguns aposentados que viviam em um lar de idosos em Chicago, Estados Unidos, para que entrassem em contato com estudantes via chamada de vídeo.
O resultado foi impressionante e garantiu a marca grande divulgação:
Link para o vídeo: https://www.youtube.com/embed/-S-5EfwpFOk
Acompanhe os resultados
Agora que você já tem em mente algumas estratégias possíveis é importantíssimo monitorar os resultados de cada uma delas. É essencial avaliar o que deu certo e o que pode melhorar. Como a gente disse no início do texto, não existe uma “fórmula de bolo” para criar uma campanha de marketing de sucesso, mas cruzando as estratégias com os resultados fica mais fácil de atingir esse objetivo.
Precisa de uma ajudinha para criar a sua campanha de marketing de sucesso?
O marketing é um mundo maravilhoso e se dedicar a ele pode garantir excelentes resultados. Que tal conversar e descobrir qual a melhor estratégia para sua empresa? Entre em contato com a gente, podemos te ajudar!