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As 9 principais ferramentas de SEO de 2018

Não há nada como uma atualização repentina do algoritmo do Google para deixar os profissionais de marketing se sentindo confusos e preocupados.

Parece que eles esperam você ter todos os seus patos em uma fileira e, em seguida, desencadeiam uma atualização que torna seus esforços instantaneamente obsoletos.

Claro, eles são bastante abertos sobre o fato de estarem fazendo isso para o bem de todos – cada ajuste de algoritmo nos aproxima um passo dos resultados de pesquisa mais relevantes, afinal de contas.

No entanto, ainda há um sigilo por trás de como exatamente o Google avalia um site e, em última análise, determina quais sites exibir para as consultas de pesquisa.

Dito isso, há várias ferramentas para SEO disponíveis, algumas gratuitas, outras pagas, que ajudam você a analisar seu próprio site da maneira como o Google o vê.

Essas ferramentas são críticas para sua estratégia de pesquisa orgânica e de marketing na web porque permitem que você se concentre nos elementos do site que o Google considera importantes.

Neste post, veremos 9 ferramentas para SEO que ajudam você a executar uma análise de site como um profissional de marketing… e um bot do Google!

Quer aprender mais sobre otimização para mecanismos de busca? Leia este post do nosso blog que explica todas as diferenças entre o que é SEO e SEM.

9 ferramentas para SEO

1. Ferramentas para Webmasters do Google

Custo: gratuito
Objetivo: análise do site

Talvez a melhor maneira de entender a maneira como o Google vê seu site é perguntar ao Google. As Ferramentas do Google para Webmasters são recursos amigáveis que explicam os fundamentos da pesquisa no Google.

Por exemplo, a ferramenta “Fetch as Google” permite que você veja um determinado URL como o Google o vê, o que é crítico para solucionar problemas de desempenho insatisfatório de SEO.

As informações retornadas podem ajudar você a modificar a página em questão para obter melhores resultados e podem até mesmo ajudar a isolar o código problemático quando se o seu site for invadido.

Outro excelente recurso das Ferramentas do Google para Webmasters é o PageSpeed ​​Insights. Esta ferramenta para SEO mede o desempenho do seu site na versão desktop e mobile em termos de velocidade.

Com o número de pesquisa no celular superando as pesquisas na área de trabalho, a velocidade das páginas está se tornando cada vez mais importante para as empresas que desejam manter seus visitantes.

“O PageSpeed ​​Insights avalia ainda a qualidade com que uma página segue práticas recomendadas de desempenho comuns e calcula uma pontuação de 1 a 100 que estima sua média de desempenho”, de acordo com o Google Developers. Essa pontuação pode ser Boa, 80 ou acima; Médio, 60 a 79; ou Baixa, de 0 a 59.

2. SEMrush

Custo: gratuito
Objetivo: pesquisa de palavras-chave

O SEMrush é um painel super elaborado que relata o desempenho de domínios como um todo e suas páginas específicas. O site oferece inúmeros kits de ferramentas, um dos quais é o kit de ferramentas para SEO.

Um dos principais recursos do kit de ferramentas são:

  • quais palavras-chave estão classificando;
  • qual é a classificação da página para essa palavra-chave;
  • o volume de pesquisa mensal da palavra-chave;
  • comparação de desempenho da sua página com outra concorrente;
  • analisar backlinks de outros sites para o seu site;
  • pesquisar palavras-chave adequadas;
  • aproveitar oportunidades semelhantes de SEO na página.

3. Website Grader da HubSpot

Custo: gratuito
Objetivo: análise do site

Em 2007, a HubSpot lançou uma ferramenta chamada Website Grader, que ajudava as empresas a descobrir oportunidades de otimização nos mecanismos de busca. Como muita coisa mudou desde então, a empresa lançou uma versão nova e melhorada da ferramenta.

O Website Grader é uma ferramenta online que gera relatórios personalizados com base nas seguintes métricas principais:

  • Performance. A ferramenta analisa o tamanho da página, as solicitações, a velocidade e as métricas-chave de SEO semelhantes;
  • Adaptação mobile. A ferramenta vai ver se o seu site é compatível com dispositivos móveis em termos de capacidade de resposta e configurações da janela de visualização.
  • SEO. A ferramenta determinará se o seu site é fácil de encontrar – tanto por humanos quanto por bots. Essa determinação levará em consideração fatores como títulos de páginas e meta descrições.
  • Segurança. A ferramenta procurará coisas como um certificado SSL. Isso serve como uma forma de provar aos visitantes que seu site é autêntico e seguro para envios de informações de contato.

Tudo que você precisa é o URL do seu site e um endereço de e-mail para começar. Simplesmente conecte suas informações e você pode esperar uma pontuação (1-100), bem como um relatório detalhado em questão de segundos.

Além do Website Grader, a HubSpot também tem um punhado de ferramentas pagas de SEO para ajudá-lo a direcionar melhor seus esforços.

Leia mais: 6 degraus para entender como vender mais pela internet.

4. Check My links

Custo: Gratuito
Objetivo: otimização de links

Para garantir que seus links em uma página da web, externa ou interna, realmente funcionem, considere o Check My Links.

Esse verificador de link quebrados facilita para um editor fazer as correções antes que uma página seja ativada.

Pense em um site como o da Wikipedia, por exemplo. A página da Wikipedia para o termo “marketing” contém 711 links. O Check My Links não só conseguiu detectar esse número em questão de segundos, como também encontrou (e destacou) sete links quebrados.

A ferramenta destaca todos os bons links em verde e os que estão quebrados em vermelho, facilitando a identificação daqueles que não funcionam ou não estão mais ativos.

5. BuzzStream

Custo: teste gratuito de 14 dias e planos pagos de US$ 24/mês
Objetivo: Link Building

O BuzzStream pode ser a forma mais barata de gerenciar seu alcance para as pessoas que podem fornecer inbound links para o seu site.

Os backlinks para o seu site são fatores importantes para uma boa classificação no Google. O BuzzStream torna fácil pesquisar as pessoas apropriadas, criar mensagens de e-mail efetivas e rastrear quem aceitou cada solicitação de link.

O BuzzStream ajuda ainda a identificar candidatos para divulgação com base em seu setor e como eles estão envolvidos em várias redes sociais. Assim, você sabe quem será mais receptivo a sua solicitação de backlink e aumentará sua classificação no Google.

6. Ferramentas profissionais do Moz

Custo: 30 dias de teste gratuito e, em seguida, planos pagos de US$ 99/mês
Objetivo: análise do site

A assinatura do Moz Pro funciona como uma ferramenta completa para aumentar a classificação de pesquisa do seu negócio. A coleção de ferramentas de pesquisa da Moz oferece aos assinantes os recursos necessários para identificar oportunidades de SEO, acompanhar o crescimento do site, criar relatórios e otimizar seus esforços gerais.

Por exemplo, a ferramenta Crawl Test emprega o próprio rastreador da Web da Moz, RogerBot, para analisar até 3.000 links em um determinado URL. Depois de concluídos, os usuários recebem um relatório de e-mail que detalha os dados de cada página para a qual o site faz o link.

Isso é super útil se você estiver procurando identificar fatores de “rastreabilidade”, como conteúdo duplicado e redirecionamentos que poderiam influenciar seu desempenho de SEO.

7. Cartão de Relatório de SEO da UpCity

Custo: Gratuito
Objetivo: Compartilhamento de Voz

O Cartão de Relatório de SEO da UpCity permite que você analise seu site para determinar como ele se compara aos seus concorrentes.

Em troca de um pouco de suas informações de contato, o Relatório de SEO apresentará um relatório que abrange o seguinte:

  • Análise de classificação. Uma visão instantânea de onde seu site classifica no Google, Yahoo! E Bing. Sua classificação é baseada na principal palavra-chave que você seleciona ao inserir informações para criar o relatório.
  • Link Building. Uma lista detalhada do número de sites que apontam para o seu site.
  • Análise no local. Veja como você foi bem-sucedido ao incorporar sua principal palavra-chave em todo o site.
  • Acessibilidade do site. Uma seção focada no tempo de carregamento do seu site e na facilidade de acessibilidade para os rastreadores.
  • Métricas de confiança. Uma visão geral do nível de confiança ou autoridade do seu site.
  • Indexação atual. Uma indicação de quantas das páginas do seu site foram indexadas.

8. Woorank

Custo: teste gratuito de 14 dias, depois US$ 49/mês para um plano profissional ou US$ 149/mês para um plano premium.
Objetivo: análise do site

A análise detalhada do site da Woorank ajuda os profissionais de marketing a revelar oportunidades de otimização e melhoria. Essa análise leva em conta o desempenho de iniciativas de SEO existentes, mídias sociais, usabilidade e muito mais.

Cada relatório é dividido em oito seções:

  • Checklist de marketing
  • SEO
  • Mobile
  • Usabilidade
  • Tecnologias
  • Social
  • Local
  • Visitantes

Abrangendo mais de 70 métricas, seria difícil – senão impossível – não revelar oportunidades de melhoria.

Como bônus, o Woorank facilita o download dos comentários dos usuários sobre a marca em PDFs. Isso torna a distribuição e apresentação para toda a empresa mais simplificada do que nunca.

9. Ferramenta de Auditoria de SEO da Found

Custo: Gratuito
Objetivo: análise do site

Quer estar acima de seus concorrentes nas páginas de resultados de pesquisas?

(Quem não quer?)

O SEO Audit Tool da Found é uma ferramenta para profissionais de marketing fácil de usar que procura identificar (e resolver) erros comuns de SEO em um site.

Basta digitar sua URL e receber uma auditoria automatizada instantânea de SEO do seu site. A ferramenta é dividida em três partes principais:

  • Problemas técnicos. Isso relata fatores como canonização de domínio e sitemaps XML.
  • Questões de conteúdo. Isso se concentra em fatores influentes, como palavras-chave e metadados.
  • Análise de link externo. Isso visa avaliar a quantidade e a qualidade dos links externos.

Semelhante ao Woorank, depois de executar um relatório, a ferramenta facilita o download dos resultados em formato PDF para ser facilmente compartilhado em sua organização.

Leia também: Como colocar seu site na primeira página do Google? É caro?

Você nunca verá por detrás da cortina do Google para saber tudo o que eles sabem (ou não sabem) sobre o seu site. Mas, aproveitando as práticas recomendadas de otimização e obtendo o máximo de ferramentas para SEO como as listadas aqui, você pode aumentar muito as chances de o seu site aparecer em resposta às consultas de pesquisa certas.

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