Marketing Digital para pequenas empresas: o que ainda não te contaram sobre o seu negócio

Criar ações inovadoras quando você tem muito investimento é simples, não é mesmo? Agora, como criar ações relevantes de marketing digital para pequenas empresas, que não podem investir o mesmo tanto? Este artigo será seu grande aliado para responder essa pergunta. Separamos cases, ferramentas e dicas que você pode implementar agora mesmo.

Primeiro, Identifique as oportunidades online.

O ambiente digital é muito mais democrático que o offline, permite que você inicie campanhas com um investimento muito baixo.

Além disso, você consegue segmentar e criar diferentes anúncios para diferentes públicos, apenas escolhendo dentro de uma plataforma, onde sua marca irá aparecer.

Se organize e mensure cada resultado

Com infinitas possibilidades, é fácil se perder nas estratégias de marketing digital para pequenas empresas que você vai montar. Com dez campanhas de Google Adwords no ar, por exemplo, gastando R$ 10,00 por dia, sem mensurar o que está trazendo resultado ou não, você pode gastar R$ 700,00 sem perceber.

Uma ferramenta que vai te ajudar muito nisso é o Google Suite. Aqui você consegue criar um e-mail para sua empresa, um Google Drive e, além de centralizar os documentos da sua empresa em um só lugar, consegue gerenciar tudo que está acontecendo de maneira profissional.

Tudo organizado? Vamos para o primeiro (e também diríamos o principal!) ponto em uma excelente estratégia de marketing digital para pequenas empresas.

Invista em uma Identidade Visual Profissional

A primeira impressão que você passa para o seu cliente, antes mesmo que qualquer anúncio ou mensagem escrita, é a sua Identidade Visual. Por isso, não interessa o quanto sua empresa é pequena ou se você está só começando, invista em um logo que transmita aonde você quer chegar.

Um ótimo exemplo disso é o Point do Macarrão, um restaurante no Rio de Janeiro que investiu em Identidade. Criou logo, cardápio, site e caixas personalizadas para entrega. Isso transmitiu profissionalismo e conquistou a confiança do público. Eles aumentaram sua rede de Delivery e estão indo para a sua terceira filial.

Como não perder dinheiro com mídia paga

Um caminho muito fácil para aumentar suas vendas e se posicionar bem no ambiente digital é anunciado nas ferramentas certas.

Nesse link nós separamos 8 ferramentas que podem te ajudar a conquistar mais tráfego para o seu site.

E, antes de colocar qualquer anúncio online, fique atento a esses três pontos:

  1. Segmente seu público alvo: descubra quais são as pessoas que compram de você e direcione seus anúncios. Criar um anúncio de churrascaria e apontar para um público vegano, por exemplo, jamais dará resultado.
  2. Pesquise quais as palavras chaves relevantes para o seu negócio. O Google tem uma ferramenta para te ajudar a entender cada palavra, quantas pessoas estão procurando, um panorama geral do que pode ser útil para a sua empresa.
  3. Cuide para que seu site, Rede Social ou Landing Page esteja preparada para receber seu cliente: com o produto certo que você está anunciando e uma chamada clara para ação que você quer que ele realize. Se a ideia é captar o email para ter o primeiro contato, deixo claro o campo de cadastro e um botão para “enviar meus dados”. Se estou vendendo diretamente meu produto, deixo o preço, todas as informações e o botão “comprar” em destaque.

Mas, não se apegue só a compra de palavras chaves para atrair clientes, existem várias outras estratégias que podem ajudar o seu site a ter mais visitas.

Para entender melhor, o Google Adwords funciona como um leilão. Assim, depositar todo o seu tráfego em mídia paga pode ser um problema, porque se outra empresa pagar mais que você, sua audiência vai ser completamente direcionada.

Redes Sociais

As Redes Sociais são grandes aliadas quando o assunto é marketing digital para pequenas empresas. Isso porque qualquer pessoa pode criar gratuitamente uma conta no Facebook, Twitter, Youtube ou Instagram, por exemplo.

A audiência já está lá. Por dia, pessoas no mundo inteiro gastam mais de 100 milhões de horas vendo vídeos no Facebook. Com uma estratégia criativa e organizada, você com certeza pode conseguir a atenção delas.

Não tem um setor dedicado? Isso não é problema

Listamos várias ideias, mas nem sempre uma empresa pequena consegue ter tantos profissionais para executá-las, não é mesmo? Isso não é um problema tão grande, já que hoje em você pode contratar serviços de qualidade online e economizar muito.

Links Experts: Nós somos uma consultoria especializada em mídia paga e aquisição de clientes. Você contrata o serviço e nós criamos os anúncios para você. A parte mais interessante é que nosso time é especializado nisso, assim você não perde dinheiro e tempo testando estratégias, nós já temos noção do negócio!

We Do Logos: Como eu disse, a parte gráfica é extremamente importante para o seu negócio. Na We Do Logos você tem acesso a designers do Brasil inteiro que podem criar seu logo, site, posts e Landing Page de Maneira profissional. E você contrata tudo pelo site, pagando por peça, sem sair de casa.

E por último, fuja do óbvio

A internet te permite criar campanhas, testar e replicar em um curto espaço de tempo. Use isso a seu favor, entenda qual a melhor maneira de falar com seu cliente.

Se você tem uma empresa de doces, por exemplo, e consegue escrever e-mails personalizados diferentes para pessoas que compram chocolate branco mostrando uma nova variação do chocolate, faça isso. Com tanta informação, quanto mais personalizado estiver seu conteúdo, melhor.

A Local Farm Rio é uma empresa que entrega cestas com produtos orgânicos em casa. Eles criaram um Instagram e, além de fotos, divulgam o cardápio da semana. Mas, o diferencial da estratégia adotada por eles, foi enviar uma mensagem direta para as pessoas que começaram a seguir a marca, agradecendo o contato e passando o número do whatsapp. E, pelo whatsapp eles também enviam lembretes sobre os dias de entrega e informações. Assim eles conseguiram criar uma relação bem próxima do consumidor e vender seus produtos sem ser invasivos.

Exemplo de estrategia de marketing digital para pequenas empresas

É legal entender que Marketing Digital para pequenas empresas é uma estratégia completa, envolve ações de divulgação (Adwords, Site, Anúncios) e engajamento (Redes Sociais, Emails Marketing). E é o combinado de todas essas ações, além de um bom atendimento ao cliente, que vai garantir uma presença consolidada da sua empresa no mundo virtual.

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