A Internet mudou quase todos os aspectos de nossas vidas: como interagimos com amigos, familiares, colegas de trabalho e negócios. Uma tecnologia que estava em sua infância há apenas 20 anos, agora é considerada indispensável para pessoas e negócios. Por isso, entender como funciona o marketing na web é fundamental para a sua relação com seus clientes.
As empresas entendem o valor que a internet lhes oferece com oportunidades interativas para se conectar com clientes atuais e atrair novos consumidores. À medida que a internet evoluiu, as empresas continuaram a refinar seus esforços de marketing online, alcançando um número maior de potenciais compradores do que antes.
O que é Marketing na Web?
Marketing na web refere-se a uma ampla categoria de publicidade que tem apresentações diferentes, mas geralmente envolve qualquer atividade de marketing realizada online.
Os profissionais de marketing deslocaram seus esforços de publicidade para as ferramentas digitais, pois além de diversos benefícios, os investimentos nessas plataformas tendem a ser significativamente menos dispendiosos.
Muitos espaços de publicidade online são gratuitos para uso. As empresas podem fazer o upload de vídeos no Youtube ou iniciar um blog sem nenhum custo. Outras ações custam uma pequena fração do que seria investido em campanhas de televisão, por exemplo.
A web também apresenta novas e excitantes oportunidades para as empresas encontrarem e se relacionarem com seus clientes. O espaço interativo da internet simplifica a capacidade de uma empresa para rastrear, armazenar e analisar dados sobre a demografia, preferências pessoais e comportamento on-line de um cliente.
Esses dados permitem ao anunciante fornecer uma experiência de anúncio mais personalizada e relevante para o cliente.
9 tipos de estratégias do marketing na web
O Retailing Today descobriu que 81% dos consumidores fazem uma pesquisa online antes de realizar uma grande compra. Ou seja, estar presente nos mecanismos de busca é fundamental para uma empresa que deseja aumentar suas conversões de vendas.
Construir um posicionamento online nas mais variadas plataformas te ajuda a posicionar sua marca, mas nem só de Google vive uma empresa. Por isso, separamos 9 tipos de estratégias básicas para quem deseja entrar no universo online ou aperfeiçoar seu posicionamento.
- Publicidade Display – O uso de banners e outras propagandas gráficas para comercializar produtos online. Conheça os melhores formatos de banner do Google Display.
- Search Engine Marketing (SEM) – Usando mecanismos de pesquisa para ajudar a conectar os usuários com produtos e serviços que eles estão mais interessados. As empresas podem pagar para receber classificações preferenciais em uma lista de resultados de pesquisa.
- Search Engine Optimization (SEO) – Uma maneira gratuita e orgânica para as empresas melhorarem sua visibilidade nos motores de busca.
- Social Media Marketing – Usando sites como Facebook, Instagram e Twitter para se conectar com clientes.
Leia mais: Redes sociais para negócios: uma guia completo e atual
- Email Marketing – Comunicação com clientes através do uso de e-mails cuidadosamente projetados.
- Referral Marketing – Usando canais de internet para incentivar consumidores a recomendar produtos a seus amigos e famílias.
- Marketing de afiliados – Trabalhando com outras empresas para facilitar aos consumidores comprarem produtos online.
- Inbound Marketing – Impulsionando o valor da presença na web da empresa, adicionando conteúdo exclusivo, como blogs, jogos e vídeos de tutoriais.
- Video Marketing – Usando vídeos da web para fins promocionais.
Agora que você conhece as principais ferramentas do marketing na web, que tal aplicar algumas dicas de como desenvolver um plano de marketing na web? Continue lendo esse material e aprenda como implementar um planejamento na sua empresa.
Como desenvolver e implementar um plano de Marketing na web em 4 passos
O marketing na web combina uma ampla gama de estratégias de marketing, exigindo compreensão comercial tradicional e uma compreensão das tecnologias emergentes.
Os profissionais de marketing devem entender os pontos fortes e fracos de vários esforços de marketing online à medida que desenvolvem sua estratégia de marketing, analisando esses aspectos e criando um plano de marketing.
Objetivos
Definir os objetivos que deseja atingir com a utilização das plataformas digitais é o primeiro passo para começar seu trabalho. Se sua resposta para essa questão é vender mais está indo por um bom caminho, mas é preciso pensar na jornada do consumidor durante todo o funil de vendas.
Entenda que ele passa por diversos estágios da compreensão de uma necessidade até a escolha da sua empresa e de seu produto.
Público-Alvo ou Persona
O profissional deve entender o que está vendendo e quem é seu cliente-alvo. Segmentação de público é uma das possibilidades mais valiosas das plataformas digitais. Por isso, sua empresa deve aprender a colocá-la em prática, criando personas a quem atender.
Diferentes estratégias de publicidade atraem diferentes segmentos da população.
Definição das tecnologias
Uma vez que a empresa determinou sua audiência alvo e estratégia geral, deve-se começar a desenvolver sua presença online. Isso pode envolver tudo, desde a produção de vídeos até a criação de sites inteiros.
A infra-estrutura tecnológica por trás do marketing na web é tão importante quanto a mensagem e a estética. As empresas devem garantir que suas mensagens de marketing sejam acessíveis a todos, independentemente da tecnologia que eles estão usando.
Monitoramento
Depois que as ações tem início, a empresa rastreia seus resultados. Para isso é preciso conhecer quais as principais métricas de marketing digital. O marketing na web facilita as empresas a acompanharem o sucesso dos seus sites, pois tudo é rastreado e o caminho do consumidor acompanhado e registrado.
Toda vez que um anúncio de banner é clicado ou um vídeo é assistido, essa informação é enviada ao profissional de marketing. Se os objetivos do site forem atendidos, a campanha pode ser considerada um sucesso. Se os números pretendidos estiverem baixos, a empresa precisará refinar sua estratégia publicitária.
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