Você começou a se preparar para criar uma campanha de anúncios no Adwords para sua empresa, mas se deparou com uma infinidade de siglas e não conseguiu sair do lugar? Já se perguntou o que é CPC, CPA ou CPM? Esses termos podem confundir quem vai começar uma campanha de marketing digital.
Você tem interesse em começar uma campanha de links patrocinados no Google e ainda tem dúvidas sobre como funciona a ferramenta? Sugerimos que leia primeiro este conteúdo: Tudo sobre Adwords.
O que é CPC (Custo por Clique) e como calcular?
A resposta para a pergunta: o que é CPC, ou Custo por Clique, é bem simples. Trata-se de uma forma de cobrança de anúncios pagos. Por meio dele o anunciante é cobrado toda vez que o anúncio de sua empresa receber o clique de um usuário. É uma forma de cobrança e pagamento muito utilizada para campanhas no Google Adwords e outras mídias pagas como Facebook, Instagram, Twitter, entre outros.
De forma bem simples, você pode calcular o CPC dividindo o custo total da campanha pelo número de cliques que o anúncio recebeu.
Isso quer dizer que se sua empresa pensa em investir R$ 1.200 em uma campanha em que o valor do CPC da palavra-chave é de R$ 0,60, você terá um retorno de uma média de 2.000 cliques.
O que é CPC ideal?
Duas perguntas naturais para quem começa a investir em anúncios pagos e a entender o significado de CPC é: “o que é CPC ideal? Qual seu valor?”. A resposta é “depende”.
O custo por clique pode variar de acordo com uma variedade de fatores. Entre eles a plataforma na qual você está anunciando, o tipo de anúncio, a audiência pretendida e o produto ou serviço anunciado.
O CPC ideal deve ser determinado utilizando estratégias de ROI ou retorno sobre investimento. Algumas empresas entendem que uma boa taxa de retorno é 5:1.
Isso significa que a cada real investido em publicidade, cinco reais devem retornar em vendas. Você pode utilizar essa média para começar a avaliar o retorno para a sua empresa e ir adaptando-a a sua realidade.
Para tornar o entendimento mais fácil, segue um exemplo: se sua empresa vende um perfume a R$ 200 e o site consegue converter 1 em cada 50 usuários que clicaram em seu anúncio – que custou por clique R$ 0,80 – você teve um retorno de 5:1. Isso porque, para conseguir 50 cliques (uma venda), seu custo foi de R$ 40 e o faturamento de R$ 200.
No modelo do Adwords, o custo de uma palavra-chave varia de acordo com a concorrência. Quanto mais anunciantes desejam anunciar para determinada palavra, maior o seu custo.
Uma campanha de concorrência média tem um Custo por Clique em cerca de R$0,60. Dessa forma, a cada usuário que clica em seu anúncio, você pagará R$0,60. Você pode fazer uma previsão utilizando as ferramentas de palavras-chave do Google Adwords.
Esse modelo é muito transparente, justo e benéfico para os anunciantes. Você só paga pelo usuário que clicou no anúncio e entrou no seu site.
A possibilidade de análise dessas métricas de resultados é uma das grandes motivações para os anunciantes. É possível medir os resultados de suas ações, o que com as mídias tradicionais não é viável.
É importante entretanto, que a empresa também pense em estratégias de otimização de conversão dentro do seu site. O anúncio faz com que o usuário entre no site, mas a conversão em venda depende de uma série de variáveis. A plataforma deve estar preparada para não perder o contato com esse possível cliente.
Já ouviu falar em funil de marketing e vendas? Então aprenda a aumentar sua conversão utilizando algumas técnicas que você encontra no conteúdo exclusivo da Links Experts.
Dica extra: melhore sua taxa de conversão com links direcionados para as páginas certas
Agora que você sabe o que é CPC, separamos um erro comum que iniciantes em campanhas desse tipo comentem. Assim você estará ainda mais preparado para iniciar sua promoção.
Digamos que você esteja fazendo uma campanha no Adwords para a palavra-chave “Carolina Herrera 212 VIP perfume”. Trata-se de um produto que você vende pela internet em seu website. Quando você configura seu anúncio para que, ao clicar o usuário seja encaminhado para a sua página inicial, você corre grande risco de perder esse cliente.
Isso porque você faz com que ele tenha que procurar novamente o produto dentro do seu site. Além disso, faz com que ele se sinta “enganado” por não sido direcionado para o produto que o anúncio prometia.
A melhor estratégia é configurar o link direto para o que o usuário ao clicar. Ele deve ser levado até a página do produto ou serviço pelo qual procurou. Com isso você aumenta suas chances de conversão.
Saiba mais sobre como a landing page certa leva a otimização da conversão.
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