Que sua empresa precisa estar nas redes sociais, você já deve estar cansado de saber né? Sim, as redes sociais empresariais ainda são uma das melhores ferramentas para atrair novos consumidores, gerar engajamento e aumentar suas vendas pela internet.
Mas em qual rede social seu negócio deve estar? Além de responder essa dúvida, vamos também te alertar sobre os erros mais comuns que as empresas cometem ao entrar nas redes sociais e como evitá-los
8 redes sociais empresariais para ficar de olho
Com mais de 99 milhões de usuários só no Brasil, o Facebook é sem dúvida uma das maiores redes sociais. Com um público mais diversificado, ela é uma das redes que conseguiu mais se penetrar entre jovens e adultos. É possível criar campanhas para adolescentes e também adultos. O ideal é postar de 2 a 3 vezes por dia nessa rede e também usar os anúncios de Facebook Ads como uma estratégia para aumentar seu alcance. Uma boa rede tanto para empresas B2B como B2C.
Se bem utilizada, o Twitter é uma poderosa ferramenta de engajamento. Saber usar a linguagem correta nessa rede social é primordial para o sucesso da sua empresa nessa rede. O alto volume de postagens faz com que um post se torne ‘antigo’ em algumas horas. Para ter uma maior visualização dos posts da sua empresa, programe-se para postar de 10 a 15 vezes no dia. Também é possível criar anúncios no Twitter, uma opção ainda pouco explorada por empresas. Atende tanto empresas B2B como B2C.
Youtube
98 milhões de usuários mensais no Brasil e indo além, esse é o Youtube. As temáticas possíveis são amplas, mas tendo os principais conteúdos sendo produzidos nas categorias de música, gastronomia, games, moda e beleza e futebol. No Youtube há espaço para todos, pequenos produtores de conteúdos, usuários comuns, grande mídias, empresas e etc. Se sua empresa possui temáticas que podem see exploradas em formato de vídeo, então está na hora de apostar nessa rede. Comece postando 1 por semana, sempre otimizando título e descrição com os termos de buscas relacionados ao vídeo, e acompanhe os resultados. Quando seu canal ganhar um número relevante de seguidores, você irá perceber a força que essa rede tem.
Outra forte ferramenta entre as redes sociais empresariais. Funciona, em geral, melhor para o mercado B2C, pois possui um alto nível de apelo visual. Mas existem casos de B2B muito bem sucedidos, como é o caso do Nubank, que criou um base engajada de seguidores do roxinho. Nessa rede é necessário ter uma atenção maior as imagens compartilhadas e programe-se para postar pelo menos de 1 a 2 vezes por dia, além de fazer algumas inserções no Stories (conteúdo de vídeo dentro do Instagram que tem prazo de 24h para sair do ar).
Google+
Essa ferramenta ainda não se desenvolveu como o Google esperava, mas justamente por ser do maior mecanismo de busca atual, ela é muito útil para auxiliar nas estratégias de SEO. Os links que são compartilhados por lá ajudam a aumentar da autoridade do seu site ou blog, por isso, alinhe a divulgação dos seus conteúdos com essa rede e inclua o botão do +1 para ajudar no compartilhamento orgânico do mesmo.
A maior rede social empresarial atual, sem dúvida, é o Linkedin. Cada vez ganhando mais força no meio profissional, essa ferramenta é ótima para estratégias B2B. Por possuir ainda um alcance orgânico menos limitado do que outras redes como Facebook e Instagram, o Linkedin vem se tornando a rede principal para divulgação de conteúdos focados para Gerentes, Diretores e C-Levels. Nesse caso, é ideal criar a página da empresa, mas também motivar que os próprios colaboradores criem conteúdos em seus perfis pessoais, principalmente os donos. Um conteúdo de qualidade no Linkedin pode trazer mais resultados do que outras estratégias, justamente devido ao seu grande poder de viralização. Experimente criar 1 conteúdo quinzenal e acompanhe os resultados.
Uma rede social empresarial para inspirar! O Pinterest, mesmo não sendo o centro das atenções entre as estratégias de marketing, possui ainda muita força quando o objetivo da ação é gerar conhecimento de marca. Se sua empresa possui material para criar imagens inspiradoras (Decoração, Moda, Gastronomia, Viagens), vale experimentar incluir algumas postagens semanais nessa rede. Lembre-se também de incluir o botão de ‘Pinar’ em seu site, assim os usuários podem incluir suas imagens como inspiração para seus projetos pessoais. Atende mais B2C, mas também é possível criar uma estratégia B2B.
Erros nas redes sociais que sua empresa deve evitar
Agora que você já conheceu as principais redes sociais para sua empresa estar presente, trouxemos alguns erros muito comuns que devem ser evitados.
– Não criar um plano de conteúdo: cada rede social possui seu timing e linguagem. Um mesmo conteúdo pode ser compartilhado de forma diferente no Facebook, Instagram e Twitter. O Facebook te permite incluir mais texto e links, já o Instagram precisará de um apelo visual maior e ainda usar hashtags para ampliar seu alcance e por fim o Twitter precisará de um breve resumo da informação que seja objetiva e clara em 140 caracteres.
Não só a linguagem é importante, como também a quantidade de postagens realizadas em cada rede. O Twitter te permite postar 10, 15 tweets no dia, para o Facebook o aconselhado é duas a três vezes no dia. Por isso, faça um planejamento que diversifique a divulgação do conteúdo em linguagem e quantidade de postagens em cada rede.
– Não se relacionar com o público: duas coisas principais: primeiro, sempre que possível interaja e converse com os seguidores da sua página. Se eles respondem suas postagens, enviam mensagens privadas e compartilham seu conteúdo, quer dizer que sua empresa está no caminho certo. Mantenha o relacionamento ativo e conquiste os consumidores. Segundo, se um cliente faz um comentário negativo, não apague a mensagem, isso só irá piorar a situação. Responda de forma educada e entenda como uma crítica construtiva. Seu cliente só ficará mais satisfeito com uma postura profissional da empresa, ao invés de receber uma resposta mal criada.
– Não ter personalidade: às vezes ficamos focados em vender nossos produtos e serviços e acabamos esquecendo que as pessoas estão nas redes sociais para socializar. Já pensou que chato ter uma amigo que só fala de si mesmo? É a mesma coisa nas redes sociais empresariais, você não pode ser a empresa chata que só fala de si mesmo. Precisa entregar conteúdo de qualidade com personalidade. Pense em que situações o seu consumidor usa sua empresa e contextualize sua divulgação a partir daí. Para ser mais prático, vamos pensar em uma forno de micro ondas, em quais situações ele é usado? Para esquentar o jantar quando chega da faculdade, para descongelar a carne do almoço de família, para fazer um jantar a dois e por aí vai. Pensando assim, que tal divulgar receitas práticas que podem ser feitas no micro ondas? Ou quais vinhos harmonizam melhor com aquela prática lasanha que vai no micro ondas?
Crie sua identidade como marca e transpareça isso nas redes sociais da sua empresa.
– Não monitorar os resultados: não vale fazer uma estratégia incrível, interagir com seus consumidores e gerar engajamento e não medir os resultados. Claro, de início determine as métricas mais simples e importantes de se acompanhar, assim aos poucos você consegue ir se aprofundando e trazendo mais números para os relatórios do seu negócio. Nós sugerimos as seguinte métricas: nº de seguidores mês a mês, % de engajamento (nº de seguidores / nº de interações – curtidas, comentários, compartilhamentos, etc) e nº de visitas no site vindo das redes sociais. Se você conseguir acompanhar essas três métricas e focar em melhorar elas, com certeza estará criando uma marca forte entre as redes sociais empresariais.
Se precisar de uma ajuda para aumentar o alcance de sua empresa nas redes sociais através de campanhas de mídia paga, ficaremos felizes em ajudar!
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