Mais de 75% do tempo que as pessoas passam online, são usando as redes sociais, sabia? O Facebook sozinho conta com mais de 1,49 bilhão de usuários ativos por mês. Por isso é muito importante sua empresa estar presente nesse cenário, através do marketing mídias sociais.
Você pode abrir uma conta gratuitamente em quase todas as Redes Sociais mas, criar uma conta só por criar não traz benefício nenhum. É importante montar uma estratégia, entendendo sempre que o objetivo principal das redes é, em primeiro lugar, ser um ponto de contato com seus clientes, para só depois vender seu produto.
Outro ponto é ter paciência. O prazo de maturação das Redes Sociais é maior, você precisa, além de criar uma conta, criar presença no mundo virtual. Diferente das estratégias de SEO, o ranqueamento nas Redes Sociais obedece a uma mecânica própria, mais sutil e estruturada. Por isso essa é uma ação considerada de médio e longo prazo.
Mas a melhor maneira de aprender, é com exemplos de quem faz marketing mídias sociais com excelência, não é mesmo? Entenda com esses 4 cases como você pode, gastando pouco, criar campanhas épicas no mundo digital.
Facebook: Um perfil interativo e bem planejado
1 em cada 5 seres humanos do planeta está no Facebook. A Rede Social cresceu muito nos últimos 13 anos e, atualmente, mais de 50 milhões de empresas possuem uma conta na plataforma. É a maior Rede Social existente.
Para se destacar, a Prefeitura de Curitiba criou um perfil diferente dos perfis tradicionais de órgãos públicos. Adequou a linguagem ao público, acompanhou as tendências da internet e conseguiu passar informações com posts bem humorados e informais.
Outro fator do sucesso nessa estratégia de marketing mídias sociais, é que o perfil participava de conversas. Não fique só esperando as pessoas virem até você. Interaja com outros usuários, assim você vai atingir um público diferente dos seus seguidores.
Com a interação do público eles conseguiram aumentar o alcance orgânico. Isso foi ótimo, não só para o engajamento digital, mas porque se tornaram referência, um perfil de prefeitura que realmente conversa com a população, e hoje é carinhosamente chamada de “Prefs”.
Instagram: Um conteúdo adaptado a dinâmica
O Instagram é uma Rede Social completamente visual e, de todas as grandes redes, o Instagram tem a maior taxa de engajamento. Isso porque é muito simples, se você gostou do que está vendo, só precisa tocar duas vezes na tela e expressar isso.
E foi aproveitando dessa simplicidade que o João Pedro criou um canal totalmente adaptado a dinâmica da Rede Social. Ele tem milhares de visualizações, comentários e reações ensinando receitas em vídeos de 15 segundos.
Mensagem clara + boa Identidade Visual = muitos likes, seguidores e compartilhamentos.
Twitter: à uma hashtag da interação
O Twitter é uma Rede Social que exige bastante criatividade, porque o microblog só permite publicações com até 140 caracteres. Difícil, não? Na verdade, não! Isso faz com que o conteúdo seja transmitido de maneira direta e bem rápida.
Assim o twitter conseguiu engajar seu público, fazendo com que chequem a Rede Social com frequência em busca de atualizações. 81% dos millennials verificam o Twitter pelo menos uma vez por dia.
Aproveitando essa interação a Hellmann’s implementou a campanha Prepara pra mim. Eles criaram uma hashtags onde você colocava o que tinha na sua geladeira, e eles respondiam seu twitter com uma receita usando apenas aqueles ingredientes.
Não foi surpresa a campanha ser um sucesso, certo?
Youtube: vídeos com mensagens atemporais.
O Youtube é a terceira Rede Social mais acessada, perdendo apenas para o Facebook e Whatsapp. Graças ao Canal, várias pessoas conseguem não só compartilhar suas ideias, mas ganhar a vida ensinando coisas como tutoriais de maquiagens, yoga ou fazendo comentários sobre assuntos cotidianos. Uma nova profissão: Os Youtubers.
Em 2016 o Itaú aproveitou o tema e criou um vídeo mostrando duas vovós organizando uma chá da tarde através de aplicativos pelo celular. Com o sucesso, a campanha ganhou uma continuação, passou a ser transmitida na TV e transformou as vovós em vloggers.
Aproveite o exemplo do Itaú e sempre use outros canais de rede social como porta de entrada para seus vídeos. Coloque um resumo sobre o assunto do seu vídeo no Facebook ou no blog, por exemplo, e o link para o conteúdo. Com essa integração você conseguirá aumentar suas as visualizações.
Você também pode utilizar o Window Resize para ver como as suas publicações são vistas pelos usuários através dos diferentes tamanhos de tela (tablet, smartphone, notebook, etc)
O maior segredo disso tudo é: adeque sua mensagem a cada Rede Social, mas não mude a essência do que está falando.
Não adianta ser uma marca séria e transmitir mensagens motivacionais no Instagram, e publicar vídeos engraçados no Youtube. Alinhe sua estratégia de Marketing Mídias Sociais, mensure tudo e acompanhe a virada de chave na presença online da sua empresa.
Se sua estratégia de marketing mídias sociais já está bem traçada, e agora você precisa aumentar o alcance disso de maneira mais rápida, conte com a gente! Agende um horário e vamos traçar um planejamento de anúncios para sua empresa.