Abriu esse artigo e quer deixar a leitura para mais tarde? Está no seu carro indo trabalhar ou voltando? Não tem problema. Pedimos para o pessoal da Vooozer narrar o post (não é uma voz robotica, é humano, tal como você e eu). Faz o teste, clique em leitura no player abaixo e escuta a versão audio do post:
Você acabou de criar uma conta no Instagram para sua marca ou empresa e não sabe por onde começar para investir no crescimento da sua página no Instagram?
Selecionamos algumas dicas práticas e rápidas para você. Com estas dicas, você pode ter um direcionamento da melhor forma de impulsionar sua página no Instagram, aumentando rapidamente o número de likes, comentários e seguidores.
Escolha um login que represente a sua marca no Instagram
Use o e-mail de sua preferência para criar uma conta no Instagram, não precisa ser o de sua empresa. Escolha então um login que represente a sua marca no Instagram. Se este nome já tiver sido escolhido, use algo próximo, mas que o consumidor reconheça imediatamente como a sua marca.
Preencha seu perfil
E faça isso de forma clara e objetiva. Adicione a foto da sua marca/empresa, conte um pouco sobre a empresa na bio (uma breve descrição resolve) e não se esqueça de acrescentar o link para a sua página.
Conecte a sua conta do Instagram com a do Facebook
O Instagram e o Facebook são associados, então é muito importante acionar esta conexão. São redes sociais complementares e muito movimentadas, essenciais para impulsionar o marketing da sua empresa no Instagram.
Crie uma estratégia específica para a sua marca
Mantenha o conteúdo do seu Instagram alinhado com a forma particular com a qual a sua empresa enxerga o mundo. O Instagram aceita fotos e vídeos, use-os a seu favor para ficar conectado com a sua tribo de uma forma consistente.
Use pelo menos 11 hashtags na descrição de suas fotos no Instagram
As hashtags são uma ferramenta essencial para atrair pessoas ao seu perfil, em especial no Instagram. Uma pessoa procurando por referências de um restaurante, por exemplo, pode explorar a hashtag com o nome deste restaurante para ter uma ideia do ambiente por meio das fotos.
Use hashtags específicas da sua marca no Instagram
Crie uma hashtag para a sua marca e não esqueça de usá-la em todos os posts. Use hashtags específicas para promover algum lançamento e/ou produto, ou quando fizer uma ação promocional. Crie uma hashtag para esta promoção – para participar, a pessoa deve seguir o seu perfil e postar a foto usando a hashtag da marca e a da promoção.
Use hashtags genéricas no Instagram
Claro, o seu foco é usar hashtags que conectem o público com a filosofia da sua empresa, mas o uso de algumas hashtags gerais pode te ajudar consideravelmente. Se você criou um perfil para o seu café, por exemplo, poste fotos com as hashtags #espresso e #café
Use hashtags em alta
Tudo que vira tendência no Instagram perde o prumo rapidamente. E é por isso que você precisa ficar atento ao que tem feito sucesso no momento. Se você descobrir uma hashtag em alta que case com o propósito da sua marca, use sem pensar duas vezes! As chances de milhões de pessoas visualizarem a sua foto no momento em que foi postada são altas!
Faça uma ação promocional no Instagram usando hashtags
Promoções feitas com hashtags ajudam a movimentar o público – tantos os seus seguidores atuais quanto potenciais seguidores. Eles se sentem mais próximos da sua marca, isso cria empatia e melhora a relação com o consumidor. O melhor desta dica é que você pode divulgar a promoção em outras redes sociais também, como Twitter e Facebook, aumentando o alcance da sua ação.
Monitore as hashtags da sua marca
Seus seguidores estão usando as hashtags da sua marca para se conectar com ela, então cheque sempre que possível. Você deve monitorar as hashtags da mesma forma com que monitora os comentários da sua fanpage os as mentions e replys do Twitter.
Marketing para Instagram – Dicas para começar com o pé direito: invista nos recursos do seu celular
Passamos algumas dicas básicas para iniciar sua empreitada no Instagram. Agora vamos partir para dicas que podem te ajudar a aprimorar essas técnicas iniciais. Para começar, vamos falar sobre os recursos do celular – e como eles podem facilitar a sua vida na hora de impulsionar sua página no Instagram.
Não se esqueça de marcar a localização dos seus posts no Instagram
Seus consumidores vão gostar de saber onde você está. E a localização é legal para atrair novos seguidores que estão no local em questão, mas que não conhecem a sua marca. Isso vale também para as Instagram Stories.
Leve o off-line para o online
Eu sei, soa um pouco esquisito dito assim. Mas a ideia é usar recursos “off-line” para levar seus consumidores à sua conta do Instagram. Como fazer isso? Use QR Codes nas suas publicidades físicas!
Transforme seus eventos off-line em online com o Instagram
Se você tem uma banda e ela vai tocar em um festival, peça para o público usar o nome da banda e o nome do festival como hashtag quando for postar fotos. Se tiver uma marca e for fazer um evento de lançamento, peça aos convidados para usarem a hashtag do nome do evento tanto nas fotos do Instagram quanto nas Stories.
Transforme o online em off-line
Sim! Promova eventos “físicos” a partir do seu Instagram. Vamos pegar a Nike como exemplo. Para promover o aplicativo NRC (Nike Running Club), eles realizam eventos de corrida de rua que são divulgados e promovidos no Instagram da marca. Ferramentas externas com o Growsocial podem te ajudar a programar posts quando necessário.
Marketing para Instagram – Dicas para começar com o pé direito: faça ações promocionais
Outra boa estratégia de marketing para Instagram é investir em promoções. Sorteios e concursos ajudam a movimentar sua página e atrair novos seguidores, mais likes e mais comentários na sua conta do Instagram. Abaixo listamos algumas dicas que podem te ajudar a esquematizar as ações promocionais do seu Instagram.
Faça concursos no Instagram usando hashtags
É isso mesmo. Use as hashtags a seu favor! Elas nunca saem da moda. Peça aos seus seguidores para seguir sua página e postar uma foto usando a hashtag da ação promocional para participar. Você pode selecionar a melhor foto ou promover ainda mais a sua página, pedindo para as pessoas votarem nas melhores fotos escolhidas pela marca.
Faça sorteios com prêmios legais no seu Instagram
Nada de sortear por sortear. Seja empenhado no processo de fazer um sorteio na sua conta do Instagram. Escolha um prêmio legal, que instigue as pessoas a participarem. Para participar da promoção, o seguidor deve dar like no post, seguir sua conta e marcar dois amigos nos comentários. É uma forma prática de atrair mais gente para a sua conta do Instagram.
Peça aos seus seguidores do Instagram para votarem
Se você possui uma marca de cervejas e pretende lançar um novo rótulo, poste três opções de imagem e peça aos seguidores para votarem na favorita. Eles vão adorar ter este poder de escolha.
Esse post foi escrito pela GrowSocial, uma ferramenta para auxiliar nas estratégias de marketing para Instagram.