O marketing offline deixava uma lacuna gigante na mensuração. Você paga caro por um outdoor, mas não sabe quantas pessoas tinha comprado seu produto porque realmente foram impactadas por ele. Muito diferente do cenário das métricas marketing digital.
Agora você sabe exatamente quantas pessoas viram seu anúncio, quantas clicaram e quantas compraram. Isso é maravilhoso, mas os números sem análise não são de muita ajuda. Você tem essa visão no seu negócio e está realmente olhando para os números certos? Nos próximos parágrafos vamos te ajudar a identificar isso.
Três métricas chave
A primeira coisa que você precisa é separar quais são os números que representam resultados financeiros para o seu negócio, e quais são as chamadas “métricas de vaidade”
Métricas de vaidade x métricas marketing digital
Métricas de vaidade são quantos seguidores você tem no Instagram e as curtidas no Facebook, por exemplo. Elas representam uma aceitação do público e são muito interessantes, mas não representam uma conversão real. Você pode ter várias curtidas na sua publicação anunciando o lançamentos de um relógio, por exemplo, mas se não vender nenhuma peça, significa que a campanha não foi bem sucedida.
A RedBull, por exemplo, desde que lançou seu primeiro vídeo no Youtube tem uma audiência de causar inveja a qualquer marca, e já atingiu um bilhão de views. Mas, no caso da empresa, as ações estão sempre alinhadas com a venda de produtos. O problema vem quando você não analisa suas vendas, e acaba transformando suas ações de Marketing em um show, sem retorno sobre o investimento.
Para conseguir ter um panorama geral do seu negócio você precisa analisar três pontos chaves dentro das métricas marketing digital: Entender quanto você está pagando para atrair seu cliente, qual o retorno que o seu investimento para divulgar seu negócio está trazendo e qual o valor médio que você está vendendo seu produto.
1. Retorno sobre investimento (ROI)
É o valor que você tem de retorno em determinado investimento.
ROI = Receita obtida – valor investido / valor investido
O resultado pode ser multiplicado por 100 para expressar o valor em percentual (%).
Por exemplo, eu investi cem reais em uma campanha no Google Adwords e no final tive 700 de lucro. O Meu retorno foi: 700 – 100 / 700 = 0,86. x 100 = 86%
Meu ROI foi positivo. Nos casos assim, se você tiver condição de investir mais, já sabe que esse é um bom investimento.
2. Custo de aquisição por cliente (CAC)
Já pensou quanto você paga por cada cliente que compra seu produto ou serviço?
Para calcular é só analisar quanto você tem de despesas, como produção, equipe, embalagem e etc. Somar com o investimento em divulgação, e no final dividir pelo número de clientes.
CAC = Despesas + investimentos em marketing e vendas / Número de novos clientes em um período
Com esse número você consegue entender quantas vendas precisa para tornar uma campanha ou um produto rentável.
3. Ticket médio:
Cada cliente compra uma quantidade diferente de produtos. Além disso, por causa das parcerias e dos descontos, seu produto possui variações de preço. Por isso, para calcular o valor médio que você vendeu para cada pessoa naquele mês, basta dividir o total das vendas do seu negócio pelo número de clientes.
O Ticket médio é um número que não precisa estar necessariamente sempre alto. Em meses promocionais, como no Black Friday, é comum que o valor fique mais baixo, por exemplo. Se o intuito de uma ação for atrair novos clientes e, para isso, você criou uma promoção em todo o site, é normal ter um ticket médio mais baixo. E, se o número de clientes realmente for maior, e o resultado de vendas estiver dentro da sua meta, essa também foi uma campanha de sucesso.
Métricas Marketing Digital por campanha
Em todas as campanhas, seja no Facebook, Ads, email marketing, ou outros tipos de anúncio, você precisa entender o funil: quantas pessoas chegam até seu assunto, quantas clicaram e viram efetivamente o conteúdo anunciado e quantas compram seu produto.
Impressões, Visualizações: Quantas pessoas visualizaram seu anúncio.
No caso do e-mail marketing esse dado é equivalente ao número de pessoas que abriu seu email.
Taxa de cliques: Depois de ver seu anúncio, é hora de descobrir quantas pessoas clicaram.
No caso de campanhas onde você paga pelo clique, você calcula o Custo por Clique (CPC), dividindo o valor investido pelo número de cliques.
Em caso de campanhas específicas, o valor do clique pode ser bem alto. Mas, se o número de compradores vindo direto dessa campanha também for alto, pode compensar.
Taxa de conversão: Dentro desse caminho existem as pessoas que se interessam pelo seu produto e compram. Para entender quanto isso custou para sua empresa, você calcula o ROI (o item número um da nossa lista!)
Assim você monta seu funil de vendas dentro de cada campanha e consegue ajustá-as. Se sua campanha tem muitos cliques, mas nenhuma venda, ela pode estar direcionada para o público errado, por exemplo.
Além dessas, existem algumas outras métricas marketing digital que podem trazer bons insides para o seu negócio:
- Taxa de rejeição: O percentual de sessões de uma única página (ou seja, sessões nas quais a pessoa saiu do seu site na página de entrada sem interagir com ela)
- Tempo de permanência no site: o Analytics te dá esse dado. Assim você acompanha se o seu conteúdo está atrativo, ou se o cliente não está conseguindo navegar e chegar nas informações mais importantes. Uma análise interessante é quando você altera o banner ou a ordem dos produtos. Se esse tempo aumentou, você está conversando com seu público, se ele diminuir, talvez seja melhor voltar com o layout antigo.
- Descadastros de email marketing: Verifique sempre quantas pessoas estão saindo da sua lista de e-mail, para entender se você está mandando o conteúdo certo para o lead.
- Clientes únicos x taxa de recompra: Analise quantos clientes estão voltando ao seu site, e quantos estão recomprando. Assim você pode medir a eficácia das suas campanhas de marketing, se não está insistindo no mesmo público. E também a qualidade do seu produto e atendimento, só clientes satisfeitos voltam a comprar com você.
- NPS: É a nota que seu cliente dá para o atendimento. Nele ele avalia, entre 0 e 10, qual a probabilidade de indicar seu serviço. Essa, para nós, representa o sucesso de um bom negócio.
E por último, não esqueça de calcular tudo em porcentagem. A medida que seus números vão aumentando, você pode perder os resultados reais.
Se precisar de qualquer ajuda, fale com a gente! Somos especializados em campanhas, cálculo de conversão e métricas marketing digital. Trabalhamos o dia todo com grandes tabelas de excel, sabemos como te ajudar!
Muito bom e de grande qualidade esse post,meus parabéns