Você fica perdido entre as métricas do Google Adwords? O que é CPC? O que é CPM? O que significa CPA? Todas essas siglas se referem às formas de medir os resultados e avaliar o desempenho dos seus anúncios. Uma campanha pode ter mais métricas nos resultados e outras terem apenas uma principal. É o caso do CPV, uma métrica das campanhas veiculadas em formato de vídeo. Mas o que é CPV mesmo?
Continue lendo e entenda o que é CPV, quando é melhor utilizá-lo e alguns exemplos de campanhas que usam este tipo de lance.
O que é CPV?
A sigla CPV significa Custo Por Visualização. É o valor pago pelos anúncios em vídeo TrueView (criados dentro do Google Adwords). Em geral, o vídeo não precisa ser visto completo para que haja o pagamento. Com os lances de CPV, você paga pelas exibições de vídeos e outras interações como cliques em call-to-action, cartões e banners complementares, o que ocorrer primeiro.
As redes de vídeo como o YouTube são onde a maioria deste tipo de publicidade ocorre. E como com todas as plataformas publicitárias focadas em links patrocinados, geralmente oferecem ótimos serviços e análises.
Como calcular o CPV de uma campanha
A equação para calcular o custo por visualização (CPV) não podia ser mais simples:
CPV = Custo (R$) total da campanha / nº total de visualizações
OBS: Total de visualizações – é o número de vezes que um vídeo ou anúncio é visualizado (e contabilizado pelo servidor). Na maioria das plataformas existe um mínimo de tempo que uma pessoa precisa assistir para ser contado como uma visualização.
No Google Adwords, os relatórios dos anúncios em vídeo mostram o engajamento dos usuários com seu conteúdo, onde eles escolhem assistir aos seus vídeos e quando abandonam seu conteúdo.
Quer aprender como vender mais usando vídeos? Leia mais sobre como criar uma estratégia neste post.
Como o CPV difere de outras formas de publicidade online
O recurso distintivo que separa o CPV de outros sistemas de publicidade baseados em lances, como Custo por Impressão (CPM), é que requer atenção deliberada do visualizador que recebe o anúncio em vídeo.
No sistema AdWords do Google, o custo do CPV não é cobrado, a menos que o visualizador veja o anúncio por pelo menos 30 segundos ou interaja diretamente com ele, como clicando em um link incorporado.
Isso torna a publicidade de vídeo baseada em CPV mais acessível para os comerciantes, pois não são cobrados os cliques de telespectadores que saem rapidamente do vídeo.
O método CPV geralmente está associado ao Google e ao seu processo TrueView para distribuir propagandas no YouTube, mas outras plataformas como o Facebook começaram a experimentar planos semelhantes.
Leia também: Como alinhar a relação entre marketing e vendas.
Ofertas para anúncios de CPV
As ofertas para anúncios CPV funcionam da mesma forma que outras formas de anúncios de estilo Custo por Clique (CPC). Um anunciante cria “lances” dentro do sistema de publicidade para determinadas palavras-chave pesquisadas pelos usuários, que geralmente são segmentados por localização, interesses, idade, gênero, etc.
Se mais de um anunciante colocou lances para a mesma combinação de palavras-chave\segmentação, o lance mais alto dita qual anúncio é exibido para o usuário.
As palavras-chave populares e os mercados mais concorridos sempre exigem ofertas mais elevadas, uma vez que existe uma maior concorrência entre os comerciantes para as mesmas palavras-chave.
Como tal, os preços dos anúncios de CPV podem variar de forma vertiginosa com base em uma grande quantidade de fatores. Os custos de cerca de 3 centavos a 30 centavos por visualização são comuns, mas essa é apenas uma estimativa ampla.
Leia mais neste post do nosso blog sobre quanto custa anunciar no Youtube.
Tipos de anúncios de CPV
Dentro do sistema Google TrueView, existem duas maneiras diferentes de incluir anúncios no YouTube: In-Stream e In-Display.
- In-Stream: as propagandas de vídeo in-stream são aquelas que aparecem antes ou depois de outros vídeos no YouTube, equivalentes a intervalos comerciais na televisão. Os espectadores são forçados a assistir os primeiros 5 segundos do anúncio, depois de terem a opção de ignorar, se desejarem.
- In-Display: os anúncios in-display são vídeos que aparecem diretamente no YouTube ou outros resultados de pesquisa do Google e são apresentados como opções clicáveis ao lado de outros vídeos.
Os anunciantes são livres para experimentar diferentes tipos de formatos com relativa liberdade, dada a regra de 30 segundos. Eles podem tentar videos curtos, longos, engraçados, sérios, in-stream ou in-display e ainda pagam apenas por aqueles que estão envolvendo o espectador. Isso dá aos anunciantes a oportunidade de testar abordagens diferentes e encontrar as opções mais econômicas.
Agora que você entendeu o que é CPV e como funcionam as campanhas neste esquema de lances, pode planejar novos investimentos para a sua marca.
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