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O que é CTR? O que você precisa saber sobre a taxa de cliques

Quando você começa a pesquisar sobre como anunciar sua empresa no Google Adwords, se depara com várias siglas como CPM, CPV, CPC e CTR. Afinal, o que elas significam? Preciso saber todas? Bom, você não precisa entender todas de uma só vez. Pode começar pelas mais básicas como, por exemplo, o que é CTR.

Entender o significado das métricas de marketing digital e o que elas representam é importante mesmo que você contrate alguém ou uma empresa para criar e gerenciar seus anúncios.

A CTR (do inglês, click-through rate) significa taxa de cliques. É uma métrica essencial nos anúncios que seguem o esquema de custo por clique (CPC) e que pode ajudá-lo a avaliar os resultados que você está alcançando e a eficácia das suas campanhas.

Neste post, vamos examinar tudo o que você precisa saber sobre o que é CTR, incluindo para que ela serve e como otimizar a taxa de cliques dos anúncios.

O que é CTR?

Essencialmente, sua taxa de cliques (CTR) indica a porcentagem de pessoas que clicaram no seu anúncio depois de vê-lo. É calculada dividindo o número de pessoas que clicaram depois de ver seu anúncio pelo número total de impressões recebidas.

Exemplo: um anúncio obteve um total de 148.792 impressões que resultaram em 5.982 cliques.

CTR (em %): 5.982 / 148.792 = 0,0402 x 100 = 4,02%

No exemplo acima, a taxa de cliques de 4,02% indica que a cada 100 impressões obtidas pelo anúncio, 4 cliques foram realizados.

Como você provavelmente pode imaginar, a taxa de cliques é uma métrica de anúncios crucial que deve ser observada de perto, especialmente se você estiver executando anúncios em mecanismos de busca.

O que a CTR me diz sobre minhas campanhas?

Agora que entendemos o que é CTR e como calculá-lo, vamos entender para que ela serve na prática.

As taxas de CTR são muito relevantes e dizem muito sobre o desempenho de campanhas baseadas em custo por clique (CPC), onde você só paga a cada clique recebido no anúncio.

Por exemplo, uma alta taxa de cliques é uma boa indicação de que sua campanha está alcançando seu público-alvo. Em outras palavras, uma CTR alta significa que você segmentou as pessoas certas e tem uma oferta atraente o bastante para que uma grande porcentagem de visualizadores do anúncio cliquem. Este é um excelente sinal.

Para muitas campanhas, uma CTR alta é uma ótima indicação de que você está se aproximando de seus objetivos de mais leads ou mais vendas. Quanto mais pessoas clicarem, afinal, maiores as chances de conversão.

Leia também: Como o tempo de carregamento de um site influencia na conversão.

Por outro lado, uma CTR baixa geralmente significa que seus anúncios não são uma boa combinação para seu público-alvo. Então, se você estiver testando um novo anúncio e sua taxa de cliques cair, seu anúncio ou imagens, provavelmente, não estão funcionando da maneira esperada. E aí é preciso estar atento para ajustá-lo o mais rápido possível.

Como aumentar a CTR nas campanhas CPC

Deseja aumentar sua CTR (e as conversões resultantes) em suas campanhas CPC? Existem duas chaves básicas para produzir taxas de clique fortes: boa segmentação e boa criatividade.

A primeira chave é bastante direta. Se seus anúncios não forem exibidos para as pessoas certas, você não receberá cliques. Às vezes, isso significa que sua segmentação está errada e você não está escolhendo as palavras-chave corretas ou outros critérios de segmentação. Outras vezes, isso significa que você precisa se tornar mais específico e utilizar campanhas de marketing segmentadas.

Leia nosso guia de Google Adwords para leigos e aprenda o essencial sobre a ferramenta em 15 minutos!

A outra chave para melhorar sua CTR é criatividade. Você precisa de uma oferta forte para obter cliques e mensagens adaptadas ao seu público específico e as palavras-chave que eles estão procurando. Em plataformas que utilizam imagens ou vídeos, assegure-se de que seu componente visual seja atrativo e cativante.

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Cada um desses anúncios destaca diferentes benefícios. Um destaca quem ensina, outro destaca os níveis de aprendizado e também a conveniência de lições em sua própria casa.

Uma vez que você tem esse dois pontos em mente, pode começar a implementar outras estratégias para aumentar a CTR, incluindo:

– Use a urgência em seus anúncios, oferecendo vendas relâmpago ou descontos por tempo limitado. Se a venda terminar em breve, certifique-se de mencionar exatamente quando no texto ou na imagem.

–   Aproveite todos os chamarizes da plataforma publicitária que está utilizando. Para os anúncios do Facebook, isso pode significar o teste de diferentes botões e formatos de chamadas para ação, os CTAs.

Para o Google AdWords, isso significa a utilização de diferentes extensões de anúncio. As extensões de anúncio do AdWords podem lhe dar uma vantagem sobre os concorrentes, permitindo que você coloque seu número de telefone, classificação do vendedor ou um mapa da sua localização no seu anúncio.

Leia mais: Aprenda a usar os sitelinks do Google Adwords nas suas campanhas.

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– Crie uma oferta irresistível. Ofereça algo grátis ou um ótimo desconto. Graças ao FOMO (Fear of Missing Out ou, em bom português, medo de ficar por fora de algo), as pessoas não vão resistir a clicar em seu anúncio se forem convencidas de que terão uma boa oportunidade, seja de aprendizado ou de compra.

A fórmula para escrever títulos irresistíveis de clicar

Entender o que é CTR nem é tão difícil não é mesmo? O desafio está montar uma estratégia anterior para o que resultado dessa métrica seja positivo. E mais do que isso, que depois do clique, seu prospect converta na ação desejada pelo seu anúncio.

Para isso, além de fazer uma segmentação muito bem apurada das características do seu público-alvo, você deve criar títulos atraentes nos anúncios e com elementos fortes.

A fórmula do título perfeito segue o seguintes elementos:

Números + Adjetivo + Palavra-chave + Racionalidade + Promessa

Exemplo: 10 passos simples que você pode começar hoje para ser mais feliz.

Outras dicas para títulos atraentes

– Evite criar títulos que sejam respondidos com “não” logo de cara.

Exemplo: o título “Um fotógrafo pode verdadeiramente capturar o amor?” pode ser substituído por “A tarefa impossível de capturar o amor nas fotos: como esses fotógrafos conseguiram”.

– Mostre no título como ajudar alguém a chegar a um alto nível em uma tarefa.

Exemplo: Blogue como um superstar sem bloquear seu tempo livre.

– Incorpore as palavras-chave nos títulos.

Exemplo: Tendências de Marketing de Conteúdo [palavra-chave] Novas e Úteis que atrairão mais tráfego.

– Divida sua experiência em algo que interesse seu público-alvo.
Exemplo: O segredo para escrever conteúdos incríveis para seu blog diariamente.

– Ofereça soluções rápidas.

Exemplo: Aprenda uma maneira rápida de limpar sua página de perfil

Todas essas estratégias podem ajudar a melhorar a eficácia de seus anúncios e, por extensão, sua taxa de cliques (CTR). Antes de pensar nos resultados é preciso ter um bom planejamento de campanha. Então, foque na criação de uma estratégia de crescimento para sua empresa antes de começar a anunciar e investir em anúncios.

Gostou de entender o que é CTR e das nossas dicas para alcançar boas taxas nas suas campanhas? Conte pra gente nos comentários.

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