Quanto maior o número de usuários conectados, maior a abertura das empresas para vender seus produtos online, não é mesmo? E em um cenário tão competitivo (existem mais de 50 milhões de páginas de empresas no Facebook), entender o que é link patrocinado e como usá-lo para atrair novos consumidores, se tornou essencial nas estratégias de marketing digital.
Você já ouviu falar, mas não sabe o que é Links Patrocinados, e, por isso, não imagina como usar isso a seu favor? Nesse artigo vamos desmistificar o que são links patrocinados e explicar como a tática pode te ajudar a vender mais pela internet.
Afinal, esse tal de Links Patrocinados: o que é?
Os links patrocinados são anúncios publicitários feitos através do hiperlink do seu site. Você paga por palavras chaves específicas para que o seu anúncio apareça no topo das pesquisas do Google.
Na imagem abaixo, marcamos em vermelho a área em que os anúncios de links patrocinados aparecem, e em verde, os resultados orgânicos da pesquisa.
Então, o que são os links patrocinados? Eles são um serviço de publicidade online do Google, que permite que as empresas exibam seus anúncios na página de resultados das pesquisas.
Os anúncios parecem quase idênticos aos resultados orgânicos, com a única diferença sendo a pequena palavra “Anúncio”, presente antes do link para a página de destino. Os anúncios do Google serão exibidos na parte superior e inferior de uma página de resultados de pesquisa.
Simples, não? Eu tenho uma empresa de conserto de bicicletas, então crio um anúncio para “bicicletas” e apareço nas buscas. A teoria está certa, mas eu pagaria muito caro por esse anúncio.
Calma, eu vou explicar!
Bicicleta é uma palavra muito buscada, então meu endereço “lojadebicicletas.com” dificilmente apareceria no topo das pesquisas, a não ser que eu pagasse um valor muito alto por esse clique. Além do número de buscas, muitas empresas estão pagando essa palavra também.
Para descobrir quantas vezes a palavra foi usada eu usei o Google Trends. Ele vai ser seu maior aliado para entender quais os assuntos mais buscados e em qual região eles são relevantes. E, descobrir onde estão os assuntos buscados, vai te ajudar a direcionar seu anúncio.
O Google analisa os seguintes fatores para ordenar os links patrocinados:
- A relevância do seu anúncio para o que está sendo pesquisado.
- A relevância da sua palavra chave em relação ao seu grupo de anúncios.
- A coerência entre o que aparece no seu site e o que você está anunciando.
- O histórico do seu anúncio e sua taxa de cliques (seu CTR)
Então, além de entender quais as palavras chaves estão sendo buscadas e quanto você pode pagar pelos anúncios, é importante ter uma página de destino estruturada.
Quanto mais direcionado for o seu anúncio, levando seu usuário direto para a Landing Page específica, mais relevância você cria. Além de uma conversão maior, já que o usuário não precisa procurar o que estava buscando, a Landing Page já trás toda essa informação.
Ainda no exemplo da loja de bicicletas, se eu criar um anúncio sobre “alinhamento e balanceamento de Caloi 10”, o ideal é criar também uma Landing Page sobre isso.
O objetivo é facilitar a usabilidade do usuário. Afinal, quando procuramos um conteúdo na internet, não queremos clicar em vários links até chegar, e sim em um só. E o Google valoriza isso.
Quanto eu pago para criar um link patrocinado?
O mais interessante do Google é que os lances vão de zero a infinito. Você não precisa de um investimento alto para começar a investir e, com a estratégia correta, pode ter resultados muito rápidos.
No caso de links patrocinados, você não paga quando o link é exibido, mas sim quando o usuário clica no link. Por isso é importante analisar seu CTR (Click Through Rate em inglês ou Taxa de Cliques, em português).
Que é o resultado da divisão entre o número de pessoas que visualizam seu anúncio, pelo que clicam nele. Quanto mais alto for o seu CTR, significa que a sua campanha está bem estruturada, e que as pessoas estão se interessando pelo seu conteúdo.
Agora que você entendeu o que é links patrocinados e como isso pode te ajudar a vender mais na internet, mãos a obra! É hora de criar sua conta no Google Adwords e começar a construir seus anúncios.
Agora você deve estar se perguntando, mas “como fazer um link patrocinado no Google”? A seguir, criamos um tutorial para que você compreenda como funciona o link patrocinado, como configurar uma conta na plataforma do Google Adwords e começar a anunciar.
Como funciona link patrocinado: configurando um anúncio em 6 etapas
Quando um consumidor pesquisa um termo ou frase, o Google mostrará os anúncios relevantes a ele com base nas palavras-chave usadas, juntamente com os resultados orgânicos, em geral rankeados por meio de uma estratégia de SEO bem construída.
Sites que desejam que seus anúncios sejam exibidos na página de resultados oferecem lances em palavras-chave que eles acreditam que as pessoas usarão ao procurar o seu tipo de empresa ou serviço. Por exemplo, um encanador localizado em São Paulo pode fazer lances nas palavras-chave “encanador são paulo”, “encanador” ou “banheiro quebrado” (Atenção ao custo! Essas palavras tem um custo por clique bem alto).
Dependendo de quanto você oferece pelo custo do clique, em comparação a outros encanadores na área, seu anúncio pode ser exibido na página de resultados. Além de quanto você oferece como lance, o Google também leva em consideração a relevância e a qualidade do seu anúncio e site.
Configurando um anúncio no Adwords – Tutorial
Mas, como fazer um link patrocinado no Google, na prática? Para configurar sua conta e começar a anunciar, tudo o que você precisa é um endereço de e-mail e um site.
O primeiro passo é acessar o site do Google Adwords e clicar em “começar agora”.
A partir daí, siga as etapas que a plataforma irá te indicar. Abaixo, separamos algumas dicas para que você configure sua própria conta de maneira eficiente.
Etapa 1: Defina seu orçamento
Uma boa maneira de definir seu orçamento é primeiro descobrir qual porcentagem de cliques será convertida em vendas. WordStream tem um bom infográfico que mostra uma taxa de conversão média de 2% a 5% para pequenas empresas. Dessa forma, se 5 de 100 pessoas que visitam seu site comprarem seu produto, você terá uma taxa de conversão de 5%.
Você então tem que decidir quanto você está disposto a gastar para cada pessoa comprar seu produto. Se você vender algo que custa R$ 1.000, provavelmente estará disposto a pagar mais por clique do que alguém com um produto de R$ 5. Isso, considerando que ambos possuem uma taxa de conversão de 5%.
Etapa 2: Defina sua localização
O Google permite que você decida para qual localização geográfica deseja exibir seus anúncios. Isso é importante para empresas locais, pois pode garantir que seu anúncio seja exibido apenas quando as pessoas, que pesquisam a palavra-chave, estão a uma distância específica da sua empresa.
Isso pode economizar dinheiro e aumentar sua taxa de conversão. Você pode até mesmo mirar um determinado raio a partir do seu CEP, pressionando “pesquisa avançada” e escolhendo “segmentação por raio”.
Etapa 3: Escolha uma rede
O Google permite que você escolha entre exibir seus anúncios exclusivamente na página de resultados de pesquisa do Google (rede de pesquisa) ou também incluir sites de conteúdo do Google (rede de display).
Se você escolher a Rede de Display, seu anúncio poderá ser exibido em outros sites, como o YouTube e o Gmail, em formato de banner.
Sugerimos começar com a rede de pesquisa, pois isso garante que seu anúncio seja exibido apenas para as pessoas que pesquisam ativamente as palavras-chave que te interessam.
Etapa 4: Escolha suas palavras-chave
Palavras-chave são os termos ou frases que os usuários inserem no Google quando estão usando o mecanismo de pesquisa. Ao configurar sua conta do Google AdWords, você pode escolher quais palavras-chave deseja que acionem seu anúncio.
O Google sugerirá palavras-chave para você usar com base no seu site e também informará sua a popularidade.
O Adwords tem um recurso útil na seção “Ferramentas”, chamada Google Keyword Planner, ou ferramenta de palavras-chave do Google. Ela ajudará você a ter ideias de outros termos que podem ser usados em sua campanha de links patrocinados.
Uma estratégia importante é se concentrar em palavras-chave com mais de dois termos, também conhecidas como palavras-chave de cauda longa. Estes terão menos concorrência, e são mais específicos.
Etapa 5: Defina seu lance
Use também o planejador de palavras-chave do Google para descobrir quanto você precisará dar nos lances. Quanto você está disposto a pagar por clique?
Etapa 6: escreva seu anúncio
A etapa final é escrever seu anúncio. Você precisará escrever duas manchetes e uma descrição. Existe um número limitado de caracteres, portanto, certifique-se de que seu anúncio seja conciso e direto ao assunto.
O que são links patrocinados: dicas gerais para sua campanha
A seguir separamos algumas dicas gerais sobre como fazer um link patrocinado no Google, que alcance melhores resultados de tráfego e conversão.
- Use suas palavras-chave no texto de seu anúncio. É interessante que você use as mesmas palavras-chave para as quais deu lances. Dessa forma, o Google entende que o anúncio é relevante para a pesquisa.
- Use identificadores locais. Se você for uma empresa local, considere usar os termos de localização em sua pesquisa. Se alguém está procurando por “churrascaria em Porto Alegre”, então seu anúncio com o título “Melhor Churrasco de Porto Alegre” será mais relevante para a pessoa que procura um restaurante em sua região.
- Defina claramente quem você é e o que você oferece. O usuário deve saber imediatamente o que sua empresa é e como você pode ajudar com o que ele está procurando. Se você possui uma loja que oferece muitos produtos diferentes, verifique se está combinando seu anúncio com as palavras-chave pesquisadas.
- Diga ao usuário o que torna sua empresa única. Há vários resultados na primeira página de uma pesquisa do Google. Você precisa dizer a eles por que eles devem escolher o seu negócio. Você é mais acessível ou confiável? Você tem críticas e classificações impressionantes? Compartilhe essas informações no seu anúncio.
- Tenha um claro apelo à ação. Os usuários têm mais probabilidade de clicar em um anúncio se estiverem sendo instruídos sobre as próximas etapas. Exemplos disso são “Ligue hoje e faça um orçamento gratuito”, “Digite o CEP para encontrar a loja mais próxima de você” ou “Acesse o site e resgate seu cupom de desconto”.
- Incluir uma promoção. Você pode incluir uma oferta como “20% de desconto nos sapatos hoje!” Ou “Frete grátis!”. É compreensível se você não quiser oferecer um desconto além do custo de publicidade, mas mesmo uma pequena oferta pode ser a diferença entre atrair um novo cliente para seu site ou deixá-lo clicar no anúncio ao lado do seu.
- Melhore seu anúncio com extensões. As extensões mostram informações adicionais sobre sua empresa, como seus números de telefone, classificação da loja ou endereço. A inclusão de extensões aumentará a quantidade de espaço ocupado na página de resultados, e elas tendem a ter altas taxas de cliques. Além disso, não há custo adicional para incluir extensões.
Um passo simples que você pode adotar antes de criar seus anúncios é pesquisar seu tipo de empresa e ver que tipo de anúncio é exibido. Você não quer copiar exatamente anúncios de outras empresas, mas pode ter uma ideia do que funciona e do que está por aí.
Resumindo, se você entendeu o que são links patrocinados, analise sempre 4 fatores descritos abaixo para criar seus anúncios. Se todos eles estiverem alinhados, você com certeza terá uma campanha de sucesso:
- Minha URL está amigável?
- Minha palavra chave tem relevância?
- Meu público alvo está direcionado?
- Meu conteúdo está coerente com o que estou anunciando?
- Tenho uma boa página de conteúdo de destino?
E claro, mensure todos os seus resultados. Só assim você saberá quais campanhas estão performando, e se seu investimento está valendo a pena.
Leia mais em: Métricas de marketing digital: o que você realmente precisa analisar.
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