Temos ouvido muito sobre mobile first indexing. Trata-se de um recente desenvolvimento, parte dos esforços contínuos do Google, para tornar a web mais otimizada para dispositivos móveis. O objetivo é refletir as tendências de comportamento do usuário. Mas afinal, o que é mobile first indexing e como ele afeta o SEO?
A verdade é que muitos profissionais ainda se confundem sobre o que é mobile first e o que, realmente, isso significa. Você tem que alterar alguma coisa em seu site? Se o seu site é compatível com dispositivos móveis, isso será bom o suficiente?
Neste post, veremos o básico sobre o que é mobile first indexing e o que você pode precisar fazer a respeito. Também responderemos a algumas perguntas frequentes sobre indexação em dispositivos móveis e o que isso significa para nossos esforços em SEO.
Se você ainda está iniciando sua trajetória dentro do universo do SEO, sugerimos que antes de continuar a ler este material, dedique parte do seu tempo ao artigo, “Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site”
O que é mobile first indexing?
O mobile first indexing é a nova proposta de indexação do Google. Nela a indexação de um site será baseada em sua versão mobile e não mais em sua versão para desktop. Isso significa que, a versão para dispositivos móveis, se torna o ponto de partida para que o Google inclua o site, em seu índice e determine suas classificações.
Antes de continuar, é importante reforçar que a mudança ainda não aconteceu. Explicaremos mais detalhadamente adiante, mas a mudança está acontecendo aos poucos, sendo implementada muito gradualmente apenas em sites que o Google considera “prontos” o suficiente para que essa alteração tenha um impacto mínimo.
Outro ponto importante, é que se um site não tiver uma versão otimizada para celular, o site desktop ainda poderá ser indexado. No entanto, a falta de uma experiência otimizada para dispositivos móveis pode ter um impacto negativo nos rankings deste site. E um site com uma experiência mobile melhor pode receber um aumento de classificação mesmo para pesquisas realizadas por computador.
Você sabe o que é indexação?
A indexação é o trabalho realizado pelos “bots do Google”. Eles vasculham seu site em busca de informações para usar essas páginas como respostas às pesquisas realizadas no buscador.
De acordo com uma série de variáveis, o Google vai rankear seu site entre os primeiros resultados para os quais suas páginas foram indexadas.
Essa indexação era baseada na versão desktop do seu site, mas agora, com o mobile first indexing, ela será baseada pela sua versão mobile.
Você também pode pensar em “mobile-first” como uma referência ao fato de que a versão para celular será considerada a versão principal de seu site. Portanto, se suas versões para mobile e desktop são equivalentes, por exemplo, se você otimizou seu conteúdo para dispositivos móveis ou usa design responsivo, essa alteração na forma de indexação não deve (em teoria) ter impacto significativo em termos de desempenho do seu site.
O que fazer sobre o mobile first indexing?
De acordo com as orientações mais recentes do Google sobre o tópico, se o seu site for responsivo ou idêntico em suas versões para computadores e dispositivos mobile, talvez você não precise fazer nada diferente (supondo que esteja satisfeito com sua classificação atual).
Dito isso, mesmo com um site totalmente responsivo, você deve garantir que a velocidade e o tempo de carregamento da página para dispositivos móveis sejam priorizados e que as imagens e outros elementos (potencialmente) dinâmicos também recebam a otimização que merecem na versão mobile.
Observe que, com a indexação mobile tendo preferência, o conteúdo que é recolhido ou oculto nas guias, etc. devido à limitações de espaço, não será tratado de maneira diferente do conteúdo visível (como pode ter sido anteriormente), pois, esse tipo de gerenciamento é uma prática recomendada para dispositivos móveis.
Agora que você entendeu o que é mobile first, separamos algumas dicas para caso você tenha duas versões de seu site, uma para desktop e uma exclusiva para dispositivos móveis:
- Conteúdo: certifique-se de que sua versão mobile tenha todo o conteúdo relevante e de alta qualidade existente em seu site de desktop. Isso pode incluir texto, vídeos e imagens. Verifique se os formatos usados na versão para dispositivos móveis são rastreáveis e indexáveis.
- Dados estruturados: você deve incluir a mesma marcação de dados estruturados nas versões para dispositivos móveis e desktop do site. Evite adicionar dados estruturados desnecessários, se não for relevante para o conteúdo específico de uma página.
- Metadados: garanta que os títulos e meta descrição, sejam equivalentes nas duas versões de todas as páginas.
- Hreflang: se você usar rel = hreflang para internacionalização, as anotações hreflang dos seus URLs para dispositivos móveis devem apontar para a versão para celular de seu país ou variantes de idioma, e os URLs para computadores devem apontar para as versões para computador.
- Metadados sociais: tags OpenGraph, cartões do Twitter e outros metadados sociais devem ser incluídos na versão para celular e na versão para desktop.
- Sitemaps XML e de mídia: garanta que todos os links para sitemaps sejam acessíveis a partir da versão móvel do site. Isso também se aplica a diretivas de robôs (robots.txt e tags de meta-robôs na página) e, potencialmente, até mesmo a sinais de confiança, como links para sua página de política de privacidade.
- Verificação do Search Console: se você tiver verificado apenas a versão de desktop no Google Search Console, não se esqueça de adicionar e verificar a versão para celular.
- Indexação de aplicativos: se você tiver a indexação de aplicativos configurada para seu site para computador, convém confirmar se verificou a versão para celular do site em relação aos arquivos de associação de aplicativos, etc.
- Capacidade do servidor: certifique-se de que seus servidores suportam o aumento da taxa de rastreamento.
(Isso se aplica apenas a sites com sua versão para celular em um host separado, como m.domain.com.) - Tags do painel de controle: se você tiver tags de painel de comunicações móveis implementadas, não será necessário alterar essa implementação. Estes devem permanecer como estão.
7 perguntas comuns sobre o que é mobile first indexing e o que vai mudar
Separamos a seguir, algumas perguntas, e suas respectivas respostas, que também podem estar passando pela sua cabeça enquanto lê este artigo cheio de termos técnicos. Continue lendo e resolva suas questões relacionadas ao que é mobile first e qual seu impacto em seu negócio.
1. A indexação móvel está adicionando páginas para celular a um índice móvel separado?
Com a indexação em dispositivos móveis, há apenas um índice (o mesmo usado pelo Google atualmente). A mudança para a indexação em dispositivos móveis não gera um novo índice “mobile-first”, nem está criando um “índice móvel” separado com um “índice de desktop” ativo. Em vez disso, ele simplesmente altera como o conteúdo é adicionado ao índice existente.
2. O mobile first está ativo e afeta meu site agora?
O Google vem experimentando essa abordagem para indexar em um pequeno número de sites, que foram selecionados com base na percepção de “prontidão”, ou seja, sites que Google considera prontos para viver essa mudança.
Um lançamento mais amplo provavelmente ainda demorará. Em junho de 2017, Gary Illyes afirmou que provavelmente levará alguns anos até que “alcancemos um índice que seja apenas mobile-first”.
O Google também afirmou o seguinte no Blog de Webmasters, em um post de blog datado de 18 de dezembro de 2017:
“Estaremos avaliando sites de forma independente sobre sua prontidão para indexação em dispositivos móveis com base nos critérios acima e fazendo a transição deles quando estiverem prontos. Esse processo já começou para um punhado de sites e está sendo monitorado de perto pela equipe de pesquisa”.
3. O Google só usará meu site para celular para determinar minhas classificações?
Mobile-first significa que a versão para celular será considerada a versão principal quando se trata de como as classificações são determinadas. No entanto, pode haver circunstâncias em que a versão para desktop possa ser considerada (por exemplo, se você não tiver uma versão para celular de uma página).
Dito isso, você provavelmente ainda verá resultados de classificação variados entre os resultados da pesquisa para dispositivos móveis e os resultados da pesquisa no desktop. Portanto, você ainda desejará acompanhar os dois, da mesma forma que agora, você acompanha os dois mesmo o Google usando principalmente o site para computador para determinar os rankings.
4. E se eu não tiver uma versão mobile do meu site?
Se você não tiver uma versão para dispositivos móveis e sua versão para desktop não for compatível com esses dispositivos, seu conteúdo ainda poderá ser indexado. No entanto, pode ser que ele não se classifique bem em comparação a sites otimizados para dispositivos móveis.
Isso pode afetar negativamente os rankings gerais na pesquisa, pois, a qualidade da experiência do usuário será menor que a de outros sites.
5. Como isso muda os fatores de classificação e a estratégia daqui para frente?
O mobile first pode afetar uma variedade de fatores de classificação e estratégia no futuro.
Alguns especialistas entendem que o Google pode estar se afastando da necessidade de confiar tanto em um sistema de “URL”, em favor de uma abordagem do tipo API baseada em “entidades” (obrigado, dados estruturados!).
6. Existirá uma diferença de tratamento entre como os sites responsivos e os especificamente construídos para dispositivos móveis?
Sim e não. A principal diferença será em termos de quanto trabalho você tem que fazer para se preparar para essa mudança.
Se você tem um site totalmente responsivo, você já deve ter tudo presente na sua versão móvel que atualmente faz parte da versão para desktop, e seu principal desafio será simplesmente garantir que a experiência mobile seja bem otimizada do ponto de vista do usuário: velocidade, tempo de carregamento, navegação, etc.
Com um site especificamente criado para os dispositivos móveis, você precisa garantir que sua versão faça tudo o que seu site para desktop faz, o que pode ser muito trabalhoso dependendo da sua estratégia até o momento.
7. Isso mudará como devo veicular anúncios, conteúdo e outros formatos no meu site mobile?
Se a sua abordagem atual para os anúncios estiver criando uma experiência de usuário lenta ou ruim, você certamente precisará resolver isso.
Se você atualmente optar por ocultar parte do conteúdo do seu site para dispositivos móveis para economizar espaço, isso não será um problema, pois esse conteúdo será tratado da mesma forma como se estivesse totalmente visível (desde que o conteúdo seja ainda rastreável e acessível).
Leia também: Elementos de hospedagem de sites que influenciam no SEO
Esperamos que este conteúdo sobre o que é mobile first indexing tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre a mudança na análise do Google. Se você ainda tem alguma dúvida deixe nos comentários.
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