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Saber onde anunciar na internet pode ajudar a sua empresa a ter melhores resultados. São tantas as opções, que ficamos às vezes um pouco perdido né? Mas nesse post vamos trazer 6 formas de anunciar na internet (pagando ou não) para que você possa bater suas metas todo mês sem perder mais tempo!
Anunciar na internet: por onde começar?
Quando falamos em anúncios, pensamos logo em espaços pagos onde vamos inserir nossa marca. Esse pensamento não está errado, mas com toda a possibilidade que o mundo virtual nos oferece, saber onde anunciar na internet é unir estratégias de mídias pagas com outras formas de divulgação.
Afinal, o importante é fazer sua empresa aparecer para mais pessoas auxiliando suas vendas, certo? Vamos ao que interessa:
1) Mídias Pagas
Se você se questiona sobre onde anunciar na internet, você precisa conhecer as mídias pagas. As mais famosas são as do Google (AdWords, Shopping, Remarketing), Facebook Ads, Instagram, Linkedin, Twitter Ads, Youtube e em segundo plano temos Yahoo! e Bing.
Quem precisa de um retorno a mais curto prazo, essa é uma das melhores estratégias, pois só depende da configuração inicial e em poucas horas vocês estará trazendo tráfego para seu site ou blog.
A grande vantagem dessa estratégia online é que, em sua maior parte, você só paga pelo resultado efetivo (clique no banner, visita no seu site, baixar seu app, etc). Diferente das mídias tradicionais que você paga um valor cheio e aguardo o resultado, sem conseguir mensurar 100% o retorno.
Mas calma lá, criar uma campanha pode parecer fácil, mas obter resultados expressivos a longo prazo pode não ser tão simples. Cada mídia possui sua especificidade e estratégia para alavancar suas vendas. Um profissional que sabe como anunciar no Facebook Ads, por exemplo, leva anos de erros e acertos para entender toda a dinâmica da ferramenta, suas funcionalidades e melhores caminhos.
Vale a pena contratar uma agência de mídia paga especializada que vai te ajudar a criar uma estratégia compatível com seu negócio, evitando que você jogue seu precioso dinheiro fora.
2) Afiliados
As redes de afiliados são empresas que unem centenas de blogs, sites, fóruns com alta relevância e tráfego qualificado. Essas redes fazem a intermediação da empresa com os afiliados para que eles divulguem através para seus canais.
As empresas fazem um plano de divulgação, criam materiais para divulgação e os afiliados ganham uma comissão a cada ação realizada, que pode ser um clique no banner, uma visita no site, um lead gerado ou até mesmo uma venda realizada.
Essa estratégia é mais utilizada por lojas virtuais, mas também pode ser uma opção para negócios B2B. As redes de afiliados mais famosas no Brasil são a Lomadee, Afilio e Indexa.
3) Marketplaces
Ao pesquisar por um produto específico na internet, você já acabou caindo em uma loja que vende produtos iguais de empresas diferentes? Provavelmente você caiu em um marketplace.
Os marketplaces são sites que unem vendedores (ou fornecedores de serviços) a compradores. Eles se encarregam de todo marketing, atendimento ao cliente, melhorias do site, meios de pagamento e o vendedor só precisa se preocupar em produzir e entregar o produto. Para todo esse trabalho, os marketplaces costumam cobrar uma comissão (bem gordinha): o valor percentual pode chegar até a 30% em cima das vendas.
Alguns exemplos de marketplaces são: Dafiti, Shop2gether, Mercado Livre, Americanas (tem produtos próprios e marketplace), Magazine Luiza, Submarino, Airbnb, Uber, We Do Logos, Encontre um Nerd, e etc.
4) Diretórios
Empresas locais costumam ficar presas as mídias tradicionais, já que pensam que terá mais efeito. Por um lado sim, vale a pena fazer um anúncio em uma revista ou jornal local, ou distribuir flyers na região. Mas negócios que dependem do mercado local também devem saber onde anunciar na internet, pois existem opções bem atrativas e na maior parte gratuitas.
É o caso dos chamados diretórios para resultados de buscas locais. São sites que unem informação local, como um Guia de Páginas Amarelas (lembra dele?), só que online. Alguns exemplos são Apontador, Kekanto e Google Places.
Lembre-se de cadastrar as informações completas do seu negócio, como telefone, e-mail, site (se tiver) e endereço. Assim, você não perde um cliente por falta de dados.
5) Publiposts
Os publiposts estão por toda a internet, mas nem sempre sabemos que eles estão lá. Com o crescente grupo de influenciadores digitais, criou-se uma vertente do marketing chamada de Marketing de Influência. Nada mais é que o antigo boca a boca sendo usado na internet por pessoas com muitos seguidores e fãs engajados. Eles falam em sua rede sobre um produto ou empresa e por já terem conseguido criar uma base fiel, conseguem influenciar o uso ou a compra do mesmo.
Essa é uma das novas estratégias de marketing que vem chegando com números expressivos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Youpix 2% dos influenciadores digitais geram 54% das interações nas redes.
Encontre os influenciadores digitais que converse com seu público e proponha uma parceria. Eles podem estar no Instagram, Blogs, Youtube, Linkedin, Facebook, Snapchat ou outras redes. Dependendo do que for o seu produto ou negócio, é possível até fazer uma permuta, trocando seu produto pela divulgação no canal do famoso. Mas caso o influenciador não tope, negocie um publipost. Os valores vão variar de acordo com o tamanho e influência do profissional.
Caso a grana esteja apertada para pagar uma divulgação, mande kits com seu produto ou convide o influenciador de forma criativa para usar seu negócio gratuitamente. A tentativa pode gerar uma boa mídia espontânea e mais divulgação para o seu negócio.
Não deixe de fora os influenciadores digitais da sua estratégia de lugares onde anunciar na internet!
6) Parcerias
Ainda dentro desse âmbito de encontrar parceiros que possuam o fit do seu negócio, que tal experimentar novos tipos de parcerias para anunciar na internet? Muitas empresas de diferentes segmentos, mas com mesmo público alvo, vêm criando produtos ou conteúdos ricos em conjunto com o objetivo de alcançar o público do parceiro de uma forma mais assertiva e gastando pouco ou nada.
Um exemplo são os materiais ricos: eBooks, Infográficos, Whitepapers, Planilhas, entre outros. Uma agência de marketing digital pode criar um eBook sobre criação de identidade visual para pequenas empresas em parceria com um software de organização financeira, por exemplo. As duas empresas irão entregar um material de qualidade para sua base de e-mails e seguidores das redes sociais, e em troca vão ganhar divulgação gratuita para centenas de potenciais clientes.
Faça uma lista de possíveis parceiros e comece a entrar em contato com eles agora mesmo, seu tempo valerá a pena.
O que achou dessas dicas para anunciar na internet? Conte para gente nos comentários. Se decidiu investir em mídia paga, entre em contato com nosso time de especialistas da Links Experts para construirmos uma estratégia digital eficaz para sua empresa, estamos te esperando!