pesquisa de mercado de marketting digital

Como a pesquisa de mercado pode contribuir para o Marketing Digital do seu negócio

Independentemente de ser ou não ser um negócio online, sua marca precisa estar na internet logo nos primeiros estágios de vida. Site, redes sociais, mídia. O Marketing Digital se tornou mesmo um desses investimentos básicos para qualquer empresa.

As palavras de ordem aqui são a sinergia e a complementariedade. É preciso saber combinar canais e pontos de contato online e off-line para obter os resultados esperados. O sucesso de uma estratégia depende desse planejamento criterioso e, principalmente, do acompanhamento após a veiculação de uma peça ou realização de uma ação.

Neste artigo, focaremos em como a pesquisa de mercado pode contribuir para a mensuração de resultados de campanhas digitais com a ajuda da MindMiners. Vamos lá?

3 dicas dicas de como usar a pesquisa de mercado no marketing digital

1- Métricas: o que devo mensurar em minha campanha de Marketing Digital?

Quando se fala em uma campanha digital, a principal métrica utilizada é o ROI, sigla para Return On Investment – em português, Retorno Sobre Investimento.

O ROI é uma métrica usada para calcular e avaliar o retorno obtido com o investimento de uma determinada quantia de recursos financeiros. Ela revela quanto a organização ganhou ou perdeu em relação à quantia que foi investida.

Aqui vamos falar especificamente do ROI de uma campanha de marketing digital. No entanto, é importante que você saiba que ele é utilizado também para outras situações pelas quais você pode passar no dia a dia do seu negócio, em especial no que diz respeito à captação de investimentos.

Além de considerar métricas racionais e numéricas como essa, sugerimos que você investigue também questões mais subjetivas – e que impactam igualmente e diretamente sua marca.

O quanto uma campanha conferiu visibilidade à sua empresa? Ela conseguiu conectar verdadeiramente sua marca ao consumidor? Que tipo de sentimentos aquela campanha estimulou? Aqui, o segredo é ouvir quem está do outro lado.

Usar pesquisas de mercado em auxílio do marketing digital desenvolvido por sua empresa é uma excelente maneira de obter essas informações.

Ah! Caso os resultados da sua campanha de Marketing Digital não tenham sido os esperados, há formas de investigar também porque ela deu errado. Descubra neste artigo do blog da MindMiners.

2- ROI em Marketing Digital: como calcular?

O cálculo do ROI é relativamente simples. Para calcular a métrica, basta subtrair o valor investido da receita obtida no período e dividir o resultado pelo valor investido. Para facilitar o dia a dia, o ideal é trabalhar com uma planilha que contenha a fórmula, de modo que você possa apenas substituir os valores de cada período.

Veja um exemplo de ROI: uma empresa investiu R$ 2 mil em uma campanha de marketing digital no mês em questão. Essa ação gerou R$ 6 mil em resultado para o negócio. Se usarmos a fórmula (R$ 6 mil – R$ 2 mil), o resultado será R$ 4 mil. Dividindo esse valor pelo que foi investido (R$ 2 mil) o resultado será 2. Isso quer dizer que para cada R$ 1 investido naquela campanha, a empresa teve um retorno de R$ 2. Ou seja, dobrou o investimento.

3- Pesquisa de mercado no marketing digital: como essa ferramenta pode mensurar os resultados de uma campanha

Atualmente, a avaliação dos resultados de uma campanha é uma tarefa básica de qualquer profissional de Marketing ou publicidade.

Ainda que sua empresa possua uma estratégia sólida e embasada em pesquisa de mercado, mensurar a eficiência e eficácia de cada canal ou ação possibilita o compromisso com o crescimento e a melhoria contínua da sua comunicação. Você poderá conhecer as vantagens de trabalhar com essa métrica neste outro artigo do blog da MindMiners: Calcular ROI de marketing.

Por meio de plataformas digitais de pesquisa de mercado, você poderá realizar pesquisas de forma ágil, transparente e com um excelente custo benefício para avaliar qual o impacto que uma determinada campanha teve junto ao seu público-alvo, por exemplo.

Na Miners Compass existem, inclusive, questionários certificados e prontos para uso para te ajudarem nessa missão.

Gostou das nossas dicas de como usar pesquisa de mercado com marketing digital e já quer começar a acompanhar as métricas da sua campanha? Neste artigo você vai encontrar, de forma mais detalhada, as vantagens de trabalhar com pesquisa digital.

E, se quiser se aprofundar no assunto e entender melhor como mensurar os resultados das suas campanhas de marketing, sugerimos que baixe o e-book gratuito “Guia de métricas de marketing”!

Este artigo foi produzido pela MindMiners, empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital. Com uma plataforma exclusiva para a realização de projetos de pesquisa de mercado totalmente automatizados, estão democratizando a pesquisa de mercado no Brasil.

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