De acordo com um estudo da Smart Insights, 46% das marcas não têm um planejamento estratégico de marketing digital definido, enquanto 16% têm uma estratégia, mas ainda não a integraram em suas atividades de marketing. Mas aqui está a questão: se você não tem um plano em prática, como você pode esperar crescer, inovar e medir resultados significativos?
Para te ajudar a construir seu planejamento estratégico de marketing digital selecionamos 6 etapas importantes que você deve seguir para garantir que seus esforços de marketing digital criem um impacto real em seus resultados.
6 passos para construir um planejamento estratégico de marketing digital
Passo 1: Conheça intimamente o seu público-alvo
Quem são eles? Quais locais frequentam? Com o que trabalham? Quais canais de comunicação consomem?
Uma maneira de definir seu público-alvo é criar personas de seu comprador. Uma persona é uma descrição de uma pessoa específica que pode querer comprar seus serviços ou produtos.
A persona geralmente inclui informações demográficas de um comprador fictício, necessidades, motivações, preferências, informações biográficas e outros dados relevantes.
A seguir separamos um breve tutorial de como desenvolver perfis de personas que serão úteis em suas ações:
- Comece com o básico e anote todas as informações demográficas que você conhece sobre o consumidor-alvo, como idade, sexo e localização.
- Em seguida, aprofunde um pouco mais e identifique os problemas que você pode ajudar sua persona a resolver.
- Mergulhe em seus desejos emocionais, metas, aspirações e medos e documente todos os fatores que poderiam fazê-los funcionar (pense em seus desejos conscientes e inconscientes).
- Você pode se aprofundar nos relatórios de público-alvo de sua conta do Google Analytics para identificar as principais características de seu público-alvo, como idade, sexo, carreira, etc.
Leia também: Como colocar Google Analytics no site? Saiba em 7 minutos
Passo 2: Espie seus concorrentes
Reúna em uma planilha seus principais concorrentes e pesquise-os para ver como eles estão usando os canais de marketing digital para alcançar os clientes.
Faça uma análise competitiva rápida, verificando como seus concorrentes (três deles são um bom número) estão se saindo em relação a rankeamento do Google e nas mídias sociais, além de dar uma boa olhada em seus sites.
Seja detetive particular, faça compras misteriosas, faça-se passar por seu cliente e encontre os produtos ou serviços de sua empresa ou de seus concorrentes. Você achou o primeiro o serviço deles ou o seu? Se você encontrar primeiro o deles, tente descobrir o que eles estão fazendo dentro do canal digital e entenda o que está dando certo.
Nessa pesquisa você pode usar o SEMrush para entender o posicionamento criado a partir das estratégias de SEO, compreendendo o poder da palavra-chave e o valor da produção de marketing de conteúdo.
Analisar seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças é um bom ponto de partida para sua estratégia de marketing. Você pode querer realizar uma análise SWOT simples ou situacional dos fatores internos e externos que afetam seus negócios. Reúna informações sobre seu produto, clientes, preço e participação no mercado.
Passo 3: Saiba o que você quer (e defina o objetivo)
Defina primeiro a missão ou objetivo geral da sua empresa – seu planejamento estratégico de marketing digital deve se encaixar no plano geral de seu negócio.
Responda a esta pergunta: qual é o objetivo primordial que você deseja que seus esforços de marketing digital alcancem (por exemplo, você deseja posicionar sua empresa como o fornecedor online para peças de computador no Brasil)?
A partir daí é hora de definir seus KPIs para posterior mensuração de resultados:
- Seja específico com seus KPIs, identificando os números que você será responsável por alcançar.
- Torne-se realista com seus KPIs analisando seus esforços anteriores de marketing digital primeiro – isso garantirá que você tenha um aumento positivo em seus resultados atuais e, ao mesmo tempo, ajudará a evitar que suas expectativas sejam muito altas.
- Identifique um método para ajudá-lo a avaliar cada um dos seus KPIs. Por exemplo, você usará o Google Analytics para medir suas conversões, suas análises de mídia social para acompanhar o envolvimento ou uma ferramenta como o BuzzSumo para avaliar o sucesso do seu marketing de conteúdo?
- Você pode usar a metodologia de objetivos SMART para construir uma meta para um indicador: (Insira a meta, por exemplo, “Aumentar o tráfego”) em (inserir número)% em (inserir número de meses).
Passo 4: Priorize suas táticas e canais digitais
Olhe para cada canal digital e pense em quão valioso ou importante ele é para sua organização.
O valor de um canal pode ser medido por meio de referenciais, como o percentual de novos visitantes que vem por meio de determinado esforço de marketing. Por exemplo, quantos novos usuários acessaram seu site por meio de uma campanha de Adwords ou disparo de e-mail marketing. Use seus dados do Google Analytics para ver tendências.
Em seguida, analise o esforço necessário para implementar seu planejamento estratégico de marketing digital em cada canal. A pontuação do esforço de valor mostrará quais canais representam “ganhos rápidos”. Pense nas seguintes questões para entender o valor de um canal:
- Objetivos da empresa – Quais são as principais prioridades para o negócio alcançar? Brand Awareness, Educação, Tráfego Bruto ou Vendas?
- Orçamento – Quanto você tem que gastar em seus esforços de marketing?
- Recursos disponíveis – Quais funcionários ou agências terceirizadas você tem disponível para criar um conteúdo?
- Conteúdo disponível – Realize uma auditoria de conteúdo para descobrir o melhor desempenho do material que você já tem.
- Seu website – verifique se o conteúdo é relevante, responsivo e projetado para otimização de conversões.
Uma variedade de canais e táticas digitais será mais eficaz para o seu negócio, dependendo dos objetivos e dos clientes da sua empresa.
Por exemplo, se você quiser aumentar a notoriedade da marca e melhorar os serviços ao cliente, as táticas de marketing de mídia social serão adequadas. Se você deseja gerar vendas e tráfego na web, uma combinação de SEO, Adwords e e-mail marketing pode ser a melhor opção.
Na realidade, a maioria das empresas tem uma variedade de objetivos de negócios e audiências, portanto, escolha uma abordagem, teste a eficácia e monitore os resultados.
Passo 5: Meça os resultados
Uma das grandes vantagens das estratégias de comunicação atuais é a infinidade de métricas do marketing digital que podem ser analisadas para a compreensão do sucesso, ou fracasso, de uma campanha.
Crie indicadores de desempenho SMART quantificáveis e mensuráveis.
Exemplos incluem:
- Aumentar as vendas online em 20%
- Aumentar o tráfego de pesquisa orgânica em 20%
- Aumentar o engajamento de mídia social no Facebook em 25% em um trimestre
Você pode testar se suas campanhas de marketing estão funcionando, acompanhando seu tráfego, metas e conversões no Google Analytics e outras métricas, como as presentes no Facebook Insights.
Monitoramento e relatórios permitem que você veja o desempenho do marketing digital e fornece uma ótima visão das próximas ações. Testes A/B são essenciais para obter insights sobre as jornadas do consumidor em seu setor.
Etapa 6: Construa seu plano
Sim, crie um plano de marketing digital, mas tenha em mente que ele nunca será perfeito desde o início. Nem todas as suposições feitas por você serão corretas.
E, embora tenha tomado todos os cuidados para elaborar um plano cuidadosamente elaborado com base em um conjunto de suposições e análises perspicazes, você ainda não pode prever exatamente como seus clientes se comportarão. Portanto, é essencial medir e monitorar continuamente o desempenho de sua estratégia de marketing digital e alterar os elementos onde necessário.
Crie seu calendário de marketing digital:
- Tente criar sua linha do tempo usando o Google Calendários. Dessa forma, você pode compartilhá-la com os membros da sua equipe e permitir que ela seja editada quando necessário.
- Realce as principais campanhas que você criará e promoverá ao longo do ano e aloque um período de tempo para cada uma delas.
- Documente os canais digitais necessários para garantir o sucesso de cada campanha.
- Revise sua estratégia de marketing e identifique as alterações necessárias
- Crie um plano de métricas e monitoramento (isso deve se adequar aos seus KPIs).
- Verifique o sucesso dos elementos individuais da sua estratégia de marketing digital em intervalos contínuos.
- Se algo não está funcionando (ou seja, você não está conseguindo os KPIs que você definiu), isole os diferentes elementos e tente identificar o que não está saindo como planejado.
- Revise sua análise anterior, personas e alocação de orçamento e tente algo novo.
Um planejamento estratégico de marketing digital completo deve ser construído a partir de pesquisas, estudos, levantamento de métricas e resultados. Afinal, o que você não pode medir você também não pode gerenciar.
E aí, gostou das nossas dicas sobre como construir um planejamento estratégico de marketing digital? Então que tal incrementar a sua estratégia e desenvolver ações ainda mais consolidadas nas diversas plataformas disponíveis?
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