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6 passos para construir um poderoso planejamento estratégico de marketing digital

De acordo com um estudo da Smart Insights, 46% das marcas não têm um planejamento estratégico de marketing digital definido, enquanto 16% têm uma estratégia, mas ainda não a integraram em suas atividades de marketing. Mas aqui está a questão: se você não tem um plano em prática, como você pode esperar crescer, inovar e medir resultados significativos?

Para te ajudar a construir seu planejamento estratégico de marketing digital selecionamos 6 etapas importantes que você deve seguir para garantir que seus esforços de marketing digital criem um impacto real em seus resultados.

6 passos para construir um planejamento estratégico de marketing digital

Passo 1: Conheça intimamente o seu público-alvo

Quem são eles? Quais locais frequentam? Com o que trabalham? Quais canais de comunicação consomem?

Uma maneira de definir seu público-alvo é criar personas de seu comprador. Uma persona é uma descrição de uma pessoa específica que pode querer comprar seus serviços ou produtos.

A persona geralmente inclui informações demográficas de um comprador fictício, necessidades, motivações, preferências, informações biográficas e outros dados relevantes.

A seguir separamos um breve tutorial de como desenvolver perfis de personas que serão úteis em suas ações:

Leia também: Como colocar Google Analytics no site? Saiba em 7 minutos

Passo 2: Espie seus concorrentes

Reúna em uma planilha seus principais concorrentes e pesquise-os para ver como eles estão usando os canais de marketing digital para alcançar os clientes.

Faça uma análise competitiva rápida, verificando como seus concorrentes (três deles são um bom número) estão se saindo em relação a rankeamento do Google e nas mídias sociais, além de dar uma boa olhada em seus sites.

Seja detetive particular, faça compras misteriosas, faça-se passar por seu cliente e encontre os produtos ou serviços de sua empresa ou de seus concorrentes. Você achou o primeiro o serviço deles ou o seu? Se você encontrar primeiro o deles, tente descobrir o que eles estão fazendo dentro do canal digital e entenda o que está dando certo.

Nessa pesquisa você pode usar o SEMrush para entender o posicionamento criado a partir das estratégias de SEO, compreendendo o poder da palavra-chave e o valor da produção de marketing de conteúdo.

Analisar seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças é um bom ponto de partida para sua estratégia de marketing. Você pode querer realizar uma análise SWOT simples ou situacional dos fatores internos e externos que afetam seus negócios. Reúna informações sobre seu produto, clientes, preço e participação no mercado.

Passo 3: Saiba o que você quer (e defina o objetivo)

Defina primeiro a missão ou objetivo geral da sua empresa – seu planejamento estratégico de marketing digital deve se encaixar no plano geral de seu negócio.

Responda a esta pergunta: qual é o objetivo primordial que você deseja que seus esforços de marketing digital alcancem (por exemplo, você deseja posicionar sua empresa como o fornecedor online para peças de computador no Brasil)?
A partir daí é hora de definir seus KPIs para posterior mensuração de resultados:

Passo 4: Priorize suas táticas e canais digitais

Olhe para cada canal digital e pense em quão valioso ou importante ele é para sua organização.

O valor de um canal pode ser medido por meio de referenciais, como o percentual de novos visitantes que vem por meio de determinado esforço de marketing. Por exemplo, quantos novos usuários acessaram seu site por meio de uma campanha de Adwords ou disparo de e-mail marketing. Use seus dados do Google Analytics para ver tendências.

Em seguida, analise o esforço necessário para implementar seu planejamento estratégico de marketing digital em cada canal. A pontuação do esforço de valor mostrará quais canais representam “ganhos rápidos”. Pense nas seguintes questões para entender o valor de um canal:

Uma variedade de canais e táticas digitais será mais eficaz para o seu negócio, dependendo dos objetivos e dos clientes da sua empresa.

Por exemplo, se você quiser aumentar a notoriedade da marca e melhorar os serviços ao cliente, as táticas de marketing de mídia social serão adequadas.  Se você deseja gerar vendas e tráfego na web, uma combinação de SEO, Adwords e e-mail marketing pode ser a melhor opção.

Na realidade, a maioria das empresas tem uma variedade de objetivos de negócios e audiências, portanto, escolha uma abordagem, teste a eficácia e monitore os resultados.

Passo 5: Meça os resultados

Uma das grandes vantagens das estratégias de comunicação atuais é a infinidade de métricas do marketing digital que podem ser analisadas para a compreensão do sucesso, ou fracasso, de uma campanha.

Crie indicadores de desempenho SMART quantificáveis ​​e mensuráveis.

Exemplos incluem:

Você pode testar se suas campanhas de marketing estão funcionando, acompanhando seu tráfego, metas e conversões no Google Analytics e outras métricas, como as presentes no Facebook Insights.

Monitoramento e relatórios permitem que você veja o desempenho do marketing digital e fornece uma ótima visão das próximas ações. Testes A/B são essenciais para obter insights sobre as jornadas do consumidor em seu setor.

Etapa 6: Construa seu plano

Sim, crie um plano de marketing digital, mas tenha em mente que ele nunca será perfeito desde o início. Nem todas as suposições feitas por você serão corretas.

E, embora tenha tomado todos os cuidados para elaborar um plano cuidadosamente elaborado com base em um conjunto de suposições e análises perspicazes, você ainda não pode prever exatamente como seus clientes se comportarão. Portanto, é essencial medir e monitorar continuamente o desempenho de sua estratégia de marketing digital e alterar os elementos onde necessário.

Crie seu calendário de marketing digital:

Um planejamento estratégico de marketing digital completo deve ser construído a partir de pesquisas,  estudos, levantamento de métricas e resultados. Afinal, o que você não pode medir você também não pode gerenciar.

E aí, gostou das nossas dicas sobre como construir um planejamento estratégico de marketing digital? Então que tal incrementar a sua estratégia e desenvolver ações ainda mais consolidadas nas diversas plataformas disponíveis?

A Links Experts atua exclusivamente com mídias online há mais de 5 anos e tem a credibilidade de contar com 50 clientes no Brasil. Se você quer saber como nós podemos ajudar a sua empresa a alavancar o posicionamento por meio de campanhas no Google Adword, Facebook Ads, Instagram Ads, e outras plataformas, entre em contato com a gente e vamos conversar!