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Tutorial completo: Quanto custa anunciar no Google Adwords?

Investir em uma plataforma CPC como o Google AdWords pode ter um enorme impacto em sua empresa. Um dos motivos para entender por que anunciar no Google Adwords, são os dados impressionantes de mais de 100 bilhões de buscas mensais no mundo, sendo mais da metade feitas pelo Google.

Quer saber mais sobre outras plataformas de pesquisa para investir? Leia nosso material exclusivo Adwords vs Bing Ads

De acordo com o Google, um anunciante médio do AdWords faz dois dólares por cada dólar que gasta. Isso significa que a maioria das pessoas na plataforma está dobrando seu investimento. Tudo parece bom em teoria, certo? Mas quanto custa anunciar no Google AdWords?

Entender como funciona a ferramenta e como utilizá-la é o primeiro passo para responder a questão acima. A utilização incorreta do seu orçamento pode levar a uma despesa que só gera alguns leads de baixa qualidade.

Se você está começando seu trabalho no Google Adwords, sugerimos a leitura do material exclusivo da Links Experts: Tudo sobre AdWords: a ferramenta do Google para anúncios online

Quanto custa anunciar no Google AdWords?

O primeiro passo para entender quanto custa anunciar no Google Adwords é entender o funcionamento de sua forma de cobrança, que acontece por meio da busca por palavras-chave. A cada vez que alguém clica em seu anúncio você vai realizar o pagamento.

Leia mais: Segredos do AdWords: 10 segredos revelados por especialistas

Dependendo do setor em que você inserido, as palavras-chave podem ser extremamente baratas ou extremamente caras. Um dos maiores erros no lançamento de uma campanha de CPC é não fazer uma pesquisa de palavras-chaves apropriada antes iniciar sua campanha.

Você pode pagar de 19 centavos por clique ou mais de R$ 5. Mesmo dentro de cada setor, existem grandes variações nos custos de palavras-chave e custos médios por clique. Quanto custa uma campanha de links patrocinados no Google? Depende do que você estará anunciando. Para obter alguns dados mais profundos, você precisa pesquisar palavras-chave que sua empresa provavelmente almejará e que trará usuários qualificados para seu negócio.

Como calcular seu orçamento do Google AdWords por meio da pesquisa por palavras-chave

Para iniciar a pesquisa sobre quanto custa fazer uma campanha de links patrocinados no Google, você precisa entender como construir esse orçamento.  Abra o SEMrush e comece procurando por termos relacionados ao seu negócio.

Se você não tem certeza de quais palavras-chave procurar, experimente fazer um brainstorming sobre o que as pessoas geralmente buscam para encontrar seu negócio. Por exemplo, você dirige uma floricultura? Se assim for, as pessoas provavelmente procuram “entrega local de flores” ou “florista local”.

Se você ainda não consegue pensar em nada, você também pode usar a ferramenta de palavras-chave do Google gratuitamente.

Dirija-se à sua conta e abra o planejador de palavras-chave:

A partir daqui, selecione a primeira opção da lista:

Como você pode ver na imagem abaixo, agora, você pode inserir sua página inicial ou uma landing page (se você tiver uma) para obter ideias de palavras-chave com base em seu site:

Procure através da sua landing page, e você receberá uma lista direcionada de palavras-chave.

Agora, faça o download dessa lista e volte para o SEMrush.

Procure por essas palavras-chave diretamente na ferramenta e você receberá toneladas de dados valiosos sobre o custo por clique:


Se você rolar para baixo ainda mais, você pode ver palavras-chave relacionadas com seu custo por clique também.

Cálculo: Quanto custa anunciar no Google Adwords?

Separamos um passo a passo para fazer o cálculo de sua campanha, sempre pensando nas palavras-chave selecionadas.

  1. Repita o processo de pesquisa de palavras-chave acima apresentado para 4-5 palavras-chave diferentes e certifique-se de anotá-las em uma planilha.
  2. Certifique-se de incluir o seguinte na sua planilha:

Palavra-chave
Volume (quantas pesquisas por mês)
CPC
Isso irá ajudá-lo a fazer alguns cálculos básicos necessários para decifrar um orçamento.

3. Depois de ter algumas palavras-chave na sua planilha com seus respectivos volumes e CPCs, você pode calcular seus custos.

De acordo com o WordStream, a taxa média de cliques em todos os setores no AdWords é 1,91%.

Por exemplo, se você tem uma palavra-chave e o volume é de 1.000 pesquisas por mês, você poderia esperar obter 19 cliques por mês na média de CTR de 1,91%.

Aqui está uma fórmula para ver quantos cliques por mês você receberá em uma palavra-chave específica:

Volume de palavras-chave x CTR médio/ 100 = Cliques por mês

Seguindo o exemplo acima, se eu tenho um retorno de 19 cliques por mês para a palavra-chave, e essa palavra-chave custar teoricamente R$5 por clique, eu posso esperar pagar R$ 95 por mês por essa palavra-chave.

Aqui está a fórmula para ver o custo mensal de uma determinada palavra-chave:

Cliques por mês x custo por clique = custo mensal dessa palavra-chave

Agora, simplesmente repita esse processo usando essas duas fórmulas para cada palavra-chave que deseja segmentar.

4. No final, adicione na planilha todos os custos mensais para cada palavra-chave para ter uma idéia de quanto seu orçamento mensal provavelmente será.

Uma vez que você calcula esses dados, você saberá quanto dinheiro precisa reservar para o seu orçamento para campanhas de links patrocinados no Google.

Comece com baixos investimentos: Quanto custa links patrocinados no Google?

Uma dica valiosa para quem está começando a anunciar no Google Adwords é começar anunciando com valores mais reduzidos e manter constante o gerenciamento de campanhas para monitorar seus anúncios e resultados.

Dica: A chave com o AdWords é começar pequeno e ajustar seu orçamento a partir daí. Ou seja, se as campanhas estão indo bem, você simplesmente adiciona mais dinheiro porque está ganhando mais dinheiro e pode reinvestir.

De acordo com o Google, a ideia da plataforma é que os investidores dupliquem  seu retorno sobre o investimento.

Leia mais: Quanto custa a publicidade no Google AdWords? Você decide!

Gostou das dicas sobre quanto custa anunciar no Google Adwords? Sabemos que fazer o controle de uma campanha de links patrocinados para sua empresa no AdWords pode ser desafiador. Por isso, a Links Experts é formada por profissionais certificados pelas principais ferramentas de mídia paga como Google AdWords, Facebook Ads, e etc. Criamos campanhas personalizadas para seu negócio e tamanho de investimento. Não há mínimo de tempo de contrato nem de valor de investimento. Vamos conversar? Entre em contato com nossa equipe agora mesmo, ficaremos felizes em ajudar!