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Quanto custa anunciar no Facebook? Um guia completo para fazer anúncios eficientes

Essa é uma pergunta que ouvimos o tempo todo, e é a primeira quando um empreendedor vai começar a investir na rede social: “quanto custa anunciar no Facebook?”. E a resposta mais acertada para esta dúvida tão frequente é “depende de vários fatores”.

Um anúncio do Facebook pode custar em média de R$ 0,30 a R$ 0,50 o clique e você pode investir o valor que achar válido (R$ 10, R$ 50, R$ 1000, etc). Mas, isso é uma média bem geral, existem diversos fatores que vão influenciar no valor do seu anúncio, podendo até chegar a um custo por clique de R$ 5, por exemplo. E é isso que vamos ver neste guia!

O segredo para investir de forma inteligente dentro do Facebook é primeiro, entender como funciona o sistema de leilão da plataforma; e segundo, saber alguns fatores importantes que influenciam no desempenho e nos custos dos anúncios de forma geral.

Continue lendo nosso guia e entenda os pontos principais de como anunciar no Facebook Ads e planejar investimentos mais eficientes para as campanhas da sua empresa em 2018.

O sistema leilão do Facebook

Você pode estar curioso sobre o custo exato de uma impressão, um clique ou uma conversão através de um anúncio do Facebook. Como muitos fatores influenciam o valor da publicidade dentro da rede social, não há uma resposta absoluta para esta questão.

É importante ter em mente que a exibição dos anúncios no Facebook funciona por meio de um sistema de leilão. Isso é importante porque é parte do motivo de não haver uma resposta definida para “quanto custa anunciar no Facebook?”.

De acordo com o Facebook:

Ao veicularmos anúncios, tentamos equilibrar duas coisas:

  • A criação de valor para os anunciantes, ajudando-os a alcançarem e obterem resultados a partir das pessoas nos seus públicos-alvo.
  • A oferta de experiências relevantes e positivas para pessoas que usam a família de aplicativos e serviços do Facebook.

Assim, sempre que houver um espaço de anúncio disponível, o Facebook irá combinar todos os anúncios que disputam esse espaço específico e leiloá-lo, com o “ganhador” exibindo seu anúncio ao usuário final.

Como funciona o processo de leilão de anúncios

Ao contrário de um leilão tradicional, o espaço publicitário do Facebook não é conquistado por quem faz a maior oferta em dinheiro. Isso ocorre porque o Facebook quer fornecer uma experiência positiva e relevante para todos os usuários.

O vencedor de um leilão é decidido pelo valor total criado pelo anúncio para o usuário que está sendo direcionado.
O Facebook determina o valor total criado por cada anúncio, analisando três fatores:

  1. Lance do anunciante: representa o quanto você está interessado em mostrar seu anúncio.
  2. Taxas de ação estimadas: mostra a probabilidade de uma pessoa realizar a ação desejada ao ver seu anúncio.
  3. Qualidade e relevância do anúncio: aponta como os usuários estão reagindo ao seu anúncio.

Feita a combinação desses três fatores chega-se a um valor total (calculado pelo Facebook) e o plataforma exibirá o anúncio com o valor mais alto. Isso significa que você não precisa ter o lance mais alto para exibir seu anúncio, se ele for de maior qualidade e relevância do que o de seus concorrentes.

Vencido o leilão, o Facebook considera todos os anúncios concorrentes para esse espaço publicitário e cobra ao anúncio vencedor o valor mínimo necessário para vencer o leilão (o que significa que você nem sempre será cobrado pelo seu lance máximo por anúncios).

5 fatores que influenciam quanto custa anunciar no Facebook

Com uma boa estratégia vale a pena anunciar sua empresa ou serviço no Facebook. São 102 milhões de brasileiros conectados à plataforma todos os meses e 3 milhões de anunciantes ativos ao redor do mundo.

Seu negócio ainda não tem página profissional? Aprenda a como criar conta no Facebook para empresas neste post.

Saiba quais fatores considerar na hora de montar seu anúncio que ajudam a otimizar seus custos.

1. Seu lance

Um lance é um valor em dinheiro associado a cada conjunto de anúncios. Ele representa o que você está disposto a pagar pelo resultado da otimização escolhida, dentro do público para o qual o conjunto de anúncios está direcionado.

Você pode definir seu lance de forma automática ou manual.

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Os lances ajudam a controlar seus custos por resultado da mesma forma que o orçamento ajuda a controlar seu gasto geral em relação a determinado conjunto de anúncios.

2. Taxa de ação estimada

Ao decidir se deve exibir seu anúncio para uma pessoa do seu público-alvo, o Facebook estima a probabilidade dessa pessoa realizar a ação que está sendo otimizada com seu anúncio, ou seja, a Taxa de Ação Estimada.

Por exemplo: Se seu anúncio está sendo otimizado para cliques, o Facebook irá otimizar seu anúncio pela probabilidade de alguém clicar no anúncio.

Se a sua Taxa de Ação estimada for baixa, é provável que o custo de seus anúncios será alto.

Para certificar-se de que seu anúncio ganhe alguns leilões de anúncios e seja mostrado ao seu público-alvo, o Facebook poderá ter que compensar a baixa taxa de ação estimada, aumentando seu lance (se você optou pela oferta automática).

3. Sua segmentação de público

Como você segmenta e quantas pessoas você atingirá com essa segmentação também influencia no custo de publicidade no Facebook.

Isto acontece devido ao nível de concorrência existente para alcançar um público em particular. Quanto mais anunciantes visam um público-alvo específico, mais caro torna-se alcançá-los.

Um exemplo: Se você quer atingir todas as pessoas que gostam de algo relacionado a Rock (um público amplo), será um custo. Mas, se você pretende atingir todos os homens entre 40 e 50 anos, que moram na região sul, são casados e gostam de Rock (público muito mais restrito), terá um custo mais elevado.

A recomendação é fazer testes com segmentações de público diferentes para encontrar uma que funcione melhor para suas campanhas de anúncios no Facebook.

4. Época do ano

Quando o número de anunciantes visando uma determinada audiência aumenta, o mesmo acontece com o custo dos anúncios.

Uma pesquisa da SocialCode estudou o CPM (custo por mil) dos anúncios do Facebook durante o fim de ano nos Estados Unidos em 2014 e descobriu que os custos aumentaram em diferentes tipos de lance e canais de anúncios.

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Se você está planejando campanhas para épocas do ano tipicamente comerciais como Páscoa, Dia das Mães, Dias dos Namorados, Natal, Black Friday, dentre outros, é importante pensar sobre como a quantidade de concorrência pode afetar o custo de seus anúncios.

5. Otimização para veiculação de anúncio

Ao criar seu anúncio, se você clicar em “Mostrar opções avançadas” em “Orçamento e agendamento”, você encontrará uma opção chamada “Otimização para veiculação de anúncio”.

Sua escolha para otimização aqui pode influenciar como o Facebook mostra seus anúncios. Por exemplo, se você optar por otimizar os cliques, o Facebook mostrará seu anúncio para pessoas com maior probabilidade de clicar no anúncio.

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Isso pode afetar o custo porque as ações realizadas em seu anúncio afetarão a pontuação de relevância e a taxa de ação estimada. Se o seu anúncio não for otimizado para o resultado desejado, o Facebook poderá não exibir seu anúncio para pessoas com maior probabilidade de atuarem positivamente nele e você pode até acabar pagando mais pelos resultados.

Ao invés de se concentrar exclusivamente no custo da publicidade no Facebook, também é importante observar o retorno sob investimento como uma métrica chave. Saiba como calcular o ROI das suas ações neste post.

Gostou do nosso guia? Entendeu melhor os fatores que influenciam quanto custa anunciar no Facebook? Compartilhe com a gente nos comentários como você avalia os resultados dos seus investimentos.

Para montar campanhas assertivas no Facebook e com os melhores custos e resultados, conte com a equipe da Link Experts. Não exigimos orçamento mínimo ou tempo mínimo de contrato e o atendimento é personalizado e muito próximo ao cliente.

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