Você sabia que o Youtube já se posiciona como o segundo maior mecanismo de busca do mundo, logo após o Google? Com mais de 1 bilhão de usuários, o canal vem ganhando espaço na rotina dos jovens e adultos que buscam conteúdo especializado e de qualidade a poucos cliques. Mas quanto custa anunciar no Youtube, o gigante da mídia de vídeos?
Os conteúdos desse canal são variados, sendo desde uma receita de escondidinho tipicamente brasileiro, como editar uma foto no photoshop, como passar de fase um jogo ou até mesmo aulas para concursos e ENEM, entre muitas outras temáticas.
O Youtube tem espaço para todos criarem, principalmente por ser uma ferramenta gratuita.
Assim como um canal democrático para internautas encontrarem conteúdos relevantes, o Youtube vem se tornando uma ótima ferramenta para empresas que desejam anunciar também. Com formatos de anúncios que deixam a empresa sob controle de sua campanha a todo momento e opções de segmentação variada, esse canal oferece oportunidade para que negócios de todos os portes criem anúncios em sua rede e vendam mais.
Como, onde e quanto custa anunciar no Youtube?
O Youtube ainda é um canal de mídia paga menos explorado, principalmente por ter como seu formato de publicidade principal o vídeo, que possui uma maior complexidade de criação e maior investimento. Diferente de artes e textos que podem ser criadas mais facilmente para campanhas no AdWords, Facebook Ads e Instagram, por exemplo.
Para iniciar uma campanha no Youtube, você precisará seguir alguns passos básicos, que são em resumo:
- Criar um canal no Youtube
- Vincular sua conta do Youtube a seu Google AdWords (se ainda não tem conta no AdWords, saiba como funciona o Google AdWords aqui)
- Subir alguns vídeos no seu canal do Youtube
- Subir o seu anúncio na conta do AdWords
- Criar sua campanha, definindo a estratégia de lance e segmentação ideal para alcançar suas metas.
Cada etapa deve ser planejada com cuidado e sempre pensando nos objetivos da sua divulgação. O nome do seu canal, os vídeos que irá fazer upload, quais temas serão disponibilizados e etc, são importantes para criar uma audiência engajada e interessada no seu produto ou negócio. Nesse post, vamos focar em te explicar quanto custa anunciar no Youtube, para que você possa inserir em seu planejamento de marketing e começar a investir em uma das redes que mais cresce.
Anunciar no Youtube, quanto custa de verdade?
A cobrança de anúncios do Youtube oscilam frente a dois critérios principais: a escolha da estratégia de lances (Custo por Visualização) e o tipo de segmentação que deseja direcionar os anúncios. Por isso, ela pode custar desde R$0,10 ao infinito, tudo vai depender de quanto você quer investir.
Formatos de Estratégias de Lances
Existe um formato principal de lance para ‘alugar’ um espaço de anúncio no Youtube: o Custo por Visualização (CPV). Dentro desse formato, existem formas diferentes de configuração e cada uma possui um objetivo diferente, além de vantagens e desvantagens para cada tipo de campanha. E é através dele que você vai começar a entender quanto custa anunciar no Youtube:
CPV (Custo por Visualização)
Em média, uma visualização de anúncio de um vídeo comum custa entre R$ 0,05 a R$ 0,40. Mas assim como as outras mídias pagas (Facebook Ads, Instagram, etc), tudo vai depender da segmentação que você quer atingir. Quanto mais restrito e segmentado seu público, mais competitivo é de se impactar, e consequentemente, mais caro será anunciar sua marca para eles.
Esse formato de lance é interessante porque você só pagará por quem assistir 30 segundos ou mais do vídeo (quando ele possuir mais de 30 segundos). Ou, se seu vídeo for menor que 30 segundos, ele só será cobrado se o usuário assistir até o final.
Tipos de segmentação
O Youtube possui diversos tipos de segmentações para anúncios de vídeo, separamos os mais importantes:
- Grupos demográficos: selecione gênero, idade, renda familiar ou grupo de parentesco.
- Interesses: alcance pessoas com interesses em certos tópicos. Você seleciona entre uma lista de categorias que vai desde interesse por carros a esportes, viagens e moda, de acordo com o histórico de navegação dele.
- Remarketing de vídeo: direcione o anúncio a usuários que já interagiram com vídeos seus anteriores.
- Vídeos: você pode selecionar links de vídeos que sejam do interesse do seu público e programar para que seu anúncio apareça nesse vídeo.
- Palavras Chaves: dependendo do seu formato de anúncio, você pode segmentar através de palavras chaves que seu público esteja buscando na rede.
As segmentações irão direcionar seu anúncio para uma audiência próxima a que você deseja atingir. Quanto mais específico for seu público, mais caro será seu anúncio. Por exemplo, se você quer anunciar para todas os usuários que interesse em “Carro”, seu CPV será mais baixo. No caso se quiser atingir usuários do sexo masculino, na faixa de 30 a 50 anos, com interesse em carros de luxo e que sejam do bairro da Lagoa no Rio de Janeiro, pode ter certeza que seu custo será maior, mas a chance de trazer um público super qualificado também. Vale pesar essas características até chegar em um custo x audiência ideal para seu negócio.
Dentro do Orçamento: dicas para Anunciar no Youtube
- Antes de iniciar, tenha os objetivos da campanha muito claros. Para isso, se faça essas quatro perguntas abaixo e tenha as respostas bem claras. Assim, você conseguirá acompanhar sua promoção e verificar a todo momento se os objetivos estão sendo alcançados sem desperdiçar dinheiro:
- “O objetivo do vídeo é branding, leads, vendas ou outro?”
- “Quem eu quero atingir?”
- “Quanto eu posso investir nessa campanha?”
- “Como vou mensurar o resultado?”
- Se você quer diminuir o custo dos seus anúncios de vídeo, invista em conteúdo de qualidade. E quando falamos de qualidade, não estamos sugerindo somente uma filmagem profissional (que é muito importante também), mas seu vídeo precisa ter um forte apelo de storytelling e estar direcionado para o público certo. Ele precisa contar uma história interessante e gerar empatia nos 5 primeiros segundos do vídeo. Ou, se for o caso de anúncios que não tem opção de pular, sua história precisa ser ainda melhor para não deixar o usuário frustrado por ter que esperar.
- Ao planejar sua campanha, faça uma conta rápida de quanto vai investir e se planeje: se o seu objetivo é exibir seu anúncio para 10.000 pessoas, pagando um CPV de R$ 0,20, você irá pagar no total em média R$ 2.000. Se seu orçamento é de R$1.000 por mês, saiba que você só vai conseguir alcançar esse objetivo em 2 meses.
O interessante dos anúncios de vídeos é que você tem uma oportunidade única de falar diretamente com seu público durante 5 segundos sem interrupção. Outras mídias estão cada vez mais saturadas e fica cada dia mais difícil chamar atenção do seu público. Seja criativo!
Um ótimo exemplo é a campanha realizada pela agência Nail Communication, que fez um anúncio falando que ‘eletrocutaria’ um cachorrinho se você pulasse o anúncio. Na verdade, era uma brincadeira, ao final do vídeo, ele fala que já que você não tinha pulado o anúncio e assim, ajudado a salvar o cachorrinho, eles fariam o mesmo doando a quantidade paga nos anúncios do Youtube a uma ONG que ajuda a salvar os animais. Veja abaixo:
Gere empatia no pequeno espaço de tempo (5 segundos) e tenha melhores resultados em sua campanha.
Agora que você já sabe quanto custa anunciar no Youtube, crie uma campanha de qualidade e criativa e invista nessa mídia que tem aumentado as vendas de muitas empresas.
Se ainda não sente segurança para criar por conta própria, entre em contato com a gente aqui na Links Experts para um bate papo, vamos te ajudar a criar uma estratégia incrível para seu negócio e te fazer vender mais!