O formato de anúncios no Google AdWords tem ajudado empresas de todos os portes a alcançar suas metas de vendas no fim de mês. A facilidade na configuração das campanhas e flexibilidade no investimento são os fatores que fazem dessa mídia uma das maiores no mundo online de hoje. Mas como fazer, onde anunciar e quanto custa publicidade no Google?
A resposta pra você que quer saber quanto custa anunciar no AdWords é simples: você decide. É possível começar investindo R$10, R$50, R$1000 ou mais. Tudo vai depender de como está o planejamento da sua empresa para mídia paga e qual resultado deseja obter.
Usar esse canal para trazer novos visitantes e clientes é uma estratégia complementar a outras que foquem em lugares onde anunciar na internet. E, para te ajudar a extrair o que essa mídia tem de melhor, vamos fazer um breve overview sobre a ferramenta nesse post. Quer saber mais? Continue lendo.
Como funciona e quanto custa a publicidade no Google AdWords
O Google AdWords é uma ferramenta de anúncios online que podem ser exibidos em três formatos principais: links patrocinados, banners (Google display network) e vídeos (Youtube).
Todos as formas de campanhas seguem o mesmo raciocínio em sua estrutura de cobrança: o valor pago nos anúncios é baseado em um leilão online. Esse leilão acontece sem que o anunciante veja, em milésimos de segundos. No momento que se configura uma campanha no AdWords, deve-se escolher o preço médio e máximo que você deseja pagar pela exibição daquele anúncio.
Um preço médio muito abaixo do que os outros anunciantes estão oferecendo vai fazer com que seu anúncio não apareça, e no caso de ele estar muito alto, será um bom dinheiro que você estará desperdiçando.
Fique atento a segmentação que será direcionada e otimize seu investimento nas campanhas.
Veja também como anunciar no Facebook Ads.
Links Patrocinados
Os anúncios de links patrocinados são os mais comuns. Ao fazer uma busca no Google, você já deve ter reparado que os 3 ou 4 primeiros resultados aparecem com uma tag “Anúncio”, são eles.
Essa opção de anúncio possui o formato de segmentação baseado principalmente em palavras chaves, podendo também ser segmentado por região, idioma, entre outros. Essas palavras não são nada mais que a forma como os usuários buscam a informação no Google.
O poder de segmentação desse tipo de anúncio é enorme, imagine que você tenha uma loja online de produtos naturais. Você direcionar sua campanha para aparecer quando o usuário digitar “loja de produtos naturais online”, assim, você só irá pagar quando clicarem em seu anúncio, trazendo um público extremamente qualificado para sua loja online.
Quanto custa publicidade no Google por campanhas de Links Patrocinados? Varia de acordo com a escolha das palavras chaves, quanto mais concorrida, mais caro será. Uma campanha direcionada para uma palavra com concorrência normal fica em média de R$0,30 a R$0,60 centavos o clique.
Banners
O Google possui uma rede de mais de 2 milhões de sites parceiros. Eles cedem espaço para anúncios de banners e ganham uma comissão do Google por isso.
Para empresas que desejam anunciar, a opção de anúncios gráficos como banners comuns ou animados pode ser também uma boa alternativa. A campanha pode ser configurada para ser exibida somente em sites que alcancem seu público alvo, aposte na criatividade na hora de criar seu banner digital e tenha melhores resultados.
Quanto custa a publicidade no Google através de campanhas de banners? Da mesma forma como os Links Patrocinados, vai depender da segmentação que você escolhe. Nesse tipo de anúncio, você pode escolher pagar por mil impressões (CPM) ou por clique (CPC). As campanhas com concorrência normal de CPM variam de R$0,10 a R$0,40 centavos, já as de CPC vão de R$0,35 a R$,70 centavos, em média.
Saiba também quanto custa anunciar no Youtube.
Vídeos
Desde que o Google comprou o Youtube em 2006, ficou muito mais fácil anunciar nesse canal. Hoje é possível criar campanhas através da própria ferramenta do Google AdWords, direcionada ao segmento que você deseja atingir. Com mais de 1 bilhão de usuários, pode ter certeza que o Youtube é uma mídia na qual as empresas devem estar.
O que limita ainda a participação de novos negócios nessa mídia é que o principal formato de anúncio é o vídeo, ou seja, você precisar criar uma propaganda em forma de anúncio para atingir mais pessoas.
O interessante desse tipo de campanha é que você pode optar por pagar os anúncios que somente sejam assistidos completamente por seu público, que é chamado de Custo por Visualização (CPV).
Quanto custa a publicidade no Google através do Youtube? Por ainda ser pouco explorada, essa mídia possui um custo médio de R$0,05 a R$0,20 centavos por visualização.
Dicas para otimizar seus custos de publicidade no Google
Antes mesmo de iniciar criar campanhas no Google AdWords, fique ligado nessas dicas que separamos para seu negócio alcançar os melhores resultados.
- Melhore seu site: de nada adianta trazer milhares de visitantes se seu site não está de acordo com o anúncio e bem estruturado para conversões. Por isso, otimize as landing pages do seu site, deixe-as prontas para converter visitantes em leads e clientes!
- Acompanhe os resultados: você poderá definir seu orçamento diário para as campanhas, assim, fique de olho (pelo menos) semanalmente quanto está seu custo por visitante, quais anúncios estão trazendo os melhores clientes e quais você pode pausar da campanha.
- Ajuda profissional: se não tem tempo para acompanhar de perto os resultados, procure uma agência como a Links Experts para anunciar sua empresa no Google AdWords, Facebook Ads, Instagram e outras mídias. Estamos prontos para esclarecer todas suas dúvidas e criar a melhor estratégia de mídia paga para seu negócio.
Ficou alguma dúvida sobre quanto custa publicidade no Google? Deixe seu comentário aqui embaixo, vamos adorar te ajudar nessa!