92% das pessoas que se conectam a internet todos os dias estão nas redes sociais. Não criar uma conta para sua empresa, é o equivalente a montar uma loja no porão da sua casa, no mundo offline.
Mas, na hora de criar redes sociais para negócios, muitas empresas ficam confusas sobre qual escolher. O segredo é: você precisa descobrir onde o seu público está e ficar lá. Criar várias contas e não montar uma estratégia sólida é ineficaz. Por isso, foque em saber qual rede social o seu cliente mais acessa, onde ele faz pesquisas e compras. E monte uma estratégia matadora.
Para te ajudar, separamos alguns dados sobre as principais Redes Sociais para negócios. Identifique as oportunidades e monte seu calendário digital.
Alguns fatos sobre Redes Sociais para negócios
Facebook:
Atualmente mais de um bilhão de usuários acessam o Facebook todos os dias no mundo inteiro. Se fosse um país, seria o país mais populoso do mundo. Toda essa abrangência e democratização faz com que a probabilidade de você encontrar aqui seu público alvo aumente muito.
E, além de todos esses números, cada vez que um usuário preenche o cadastro, faz uma publicação, curte ou post ou tem qualquer tipo de interação, a plataforma armazena esses dados. Assim você consegue saber quem é o seu cliente, o que ele gosta e inclusive como ele se sente sobre a sua marca.
Se você ainda não tem uma conta, clique aqui e aprenda como criar conta no Facebook para empresas em 6 passos.
Linkedin:
Com mais de 500 milhões de usuários, é a maior Rede Social profissional do mundo. Por ser voltada para o assunto, você vai conversar com um público mais capacitado dentro do cenário web, como afirma o CEO, Jeff Weiner.
Por isso é importante criar conteúdos mais detalhados, e se preocupar menos com posts lúdicos. Compartilhe showcases, webinar, eBooks, webinars, vídeos, artigos de blog e qualquer outra coisa que ofereça valor e divulgue a marca da sua empresa de uma forma que não seja forçada. Da mesma forma que no Facebook, você pode fazer anúncios pagos ou gratuitos.
Além de divulgar sua empresa, é um bom lugar para encontrar talentos para o seu time. Isso porque perfil do usuário que se cadastra é feito em formato de currículo. Ele conta suas experiências profissionais e suas habilidades.
Instagram:
O Instagram é uma rede social completamente visual. Mais de 70 milhões de fotos e vídeos são enviados por dia através dela. Mais da metade das pessoas entre 18 e 29 anos possuem uma conta aqui. E, pela facilidade das ações (um toque na tela para curtir) o Instagram possui uma interação muito grande entre os perfis e usuários.
Além das campanhas e da divulgação, o Instagram tem um poder de branding incrível. Quando você tem uma presença consolidada em um canal que seu cliente utiliza naturalmente, você deixa o caminho mais fácil para que ele te ache e se conecte a você.
Identificou que esta pode ser sua oportunidade? Então não deixe de conferir os 7 segredos sobre como divulgar minha empresa no Instagram.
Pinterest:
Se você tem uma empresa voltada para o público feminino, atenção dobrada neste tópico! 80% dos usuários dos Pinadores são mulheres.
O Pinterest é um grande mural de inspiração online. Os usuários podem salvar as fotos publicadas em pastas, organizar por categorias e, através do botão de “leia mais” são direcionados para blog e sites. Como as pessoas que usam a plataforma já abrem com o intuito de buscar inspiração, uma parte da jornada de compra já foi vencida. Por isso, 87% dos usuários afirmam já ter comprado alguma coisa que descobriram na plataforma.
Além de divulgar sua empresa, você pode utilizá-lo para buscar dicas e inspirações.
Twitter:
Todos os dias mais de 500 milhões de tweets são compartilhados pelos usuários do microblog. A dinamicidade do twitter faz com que os usuários verifiquem suas contas constantemente.
Por isso muitas empresas utilizam o twitter como canal de comunicação direto, dado o potencial comunicativo da plataforma, onde os usuários compartilham um grande fluxo de informações. A grande dificuldade é passar a mensagem que a sua empresa quer em 140 caracteres. Foque em mensagem claras e objetivas. E claro, abuse da criatividade!
Em todas as Redes Sociais listadas você pode criar campanhas pagas.
Precisando de ajuda? Fale com a gente!
O maior segredo sobre usar as redes sociais para negócios, é que, através das interações, você consegue entender exatamente o que seu cliente gosta. Aproveite todos os dados fornecidos para criar um canal de comunicação direta, sem ser invasivo. Seja criativo, presente e claro, mensure todos os resultados!