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Segredos do AdWords: 10 segredos revelados por especialistas

Ser um profissional de marketing especialista em todas as áreas é um grande desafio que muitas pessoas tem colocado como meta atualmente. E a verdade é que isso não é possível, nem sempre vamos conseguir ter conhecimento aprofundado em várias áreas. Por isso, o ideal é sempre buscar dicas práticas que otimizam o trabalho no dia a dia.

Para te ajudar nessa otimização, buscamos os 10 melhores segredos do AdWords e revelamos eles nesse post de forma prática e resumida para que você também possa aplicar na sua rotina de gerenciamento de campanhas. Vamos lá?

10 segredos do Adwords revelados

1) Avalie a concorrência

O primeiro segredo parece óbvio, mas não é. Dentro de estruturas de campanhas de AdWords, existem vários pontos que influenciam na performance de um anúncio e isso está relacionado diretamente a qualidade do mesmo (qualidade do título e descrição, adequação do anúncio com a página que o usuário é enviada, etc).

Então, da próxima vez que fizer o planejamento da sua campanha e escolher quais palavras chaves quer comprar para sua campanha, faça a busca no Google e veja quais resultados aparecem. Analise os argumentos usados, quantidade de texto, para qual página o anúncio direciona e adapte essas informações para a realidade do seu negócio.

2) Não subestime o planejamento

Esse é outro segredo do AdWords que não surpreende, não é mesmo? A verdade é que muitos profissionais já partem direto para criar as campanhas na ferramenta, sem antes fazer um planejamento. Quando sua campanha é feita dessa forma, sem um backup de informações, a tendência é se perder ao analisar os resultados, porque não sabe em qual componente pode estar errando.

Nossa sugestão é: separe os elementos essenciais que compõem uma campanha (palavras chaves, landing pages, orçamento, textos) e organize sua estratégia em um documento fora da ferramenta do AdWords. Inclua também seus objetivos de cliques, conversões e vendas. Assim, ao modificar campanhas e anúncios, você poderá acompanhar qual elemento está influenciando nos resultados.

3) Faça remarketing

O remarketing é uma das ferramentas mais poderosas do Google AdWords e por isso um segredo que deve ser ressaltado.

Vamos supor que você tenha uma taxa de conversão em vendas de 3% em seu e-commerce, nada mal né? Sim, essa é uma taxa boa em relação a média do mercado. Mas você já parou pra pensar nos outros 97% que visitam seu site e não compram? Aí que o remarketing entra!

Manter uma campanha de remarketing sempre ativa é uma boa estratégia para quem quer otimizar os custos de campanhas no AdWords. Você pode segmentar e direcionar a campanha para um público que está mais propenso a comprar, como por exemplo aqueles que abandonaram o carrinho antes de finalizar a compra.

Separe uma parte da verba (5 ou 10%) para atingir esses usuários com anúncios dinâmicos, que vão exibir exatamente as informações de imagem, preço e descrição do produto que ele deixou no carrinho. Nesse momento, pode ser interessante oferecer um desconto extra ou um frete grátis para captar de vez esse cliente.

Saiba como fazer remarketing no Google AdWords em 10 minutos.

Para complementar esse post e deixar ele ainda mais rico, convidamos dois especialistas em marketing digital para revelar segredos do Adwords que anos de experiência ajudaram a desvendar. Pierre Veyrat, especialista em marketing e CEO da BioSEO revelou mais cinco segredos do AdWords para otimizar suas campanhas e especificamente diminuir o valor do seu CPC, veja agora:

4) Diminua o leilão

Não é necessariamente algo ruim. Muitas vezes, a gente acaba perdendo cliques porque o orçamento esgota e não conseguimos aparecer para 100% das buscas. As campanhas aparecem aleatoriamente durante o dia para 50% ou 70% das buscas e acaba perdendo 30% ou 50% de parcela de impressões. Por isso, diminuir o leilão aos poucos até aumentar aos poucos para 100% de parcela de impressão vai fazer com que você maximize sua aparição com o menor leilão possível. Ou seja, mais cliques dentro do mesmo orçamento.

5) Pausar palavras-chaves muito concorridas e poucos rentáveis

Basicamente arrumar a casa das palavras-chaves para que tenham somente keywords que dêem resultados a custo médio aceitável. Dê uma pausa naquelas palavras chaves que possuem um enorme custo de clique e geram poucas vendas, assim você deixará sua campanha mais otimizada para as keywords que dão um bom ROI.

6) Enriquecer suas campanhas com palavra-chave long tail exatas

Funciona, porém pode ser bem demorado e aumenta a complexidade das suas campanhas, ou seja, o tempo de gerenciamento para selecionar e monitorar seus resultados.

7) Melhorar os anúncios para aumentar o CTR

Apostar em diferentes chamadas e técnicas de copywriting para obter um índice melhor de cliques. Pode funcionar, mas também pode não funcionar. É preciso fazer testes rodando os anúncios para ver o que funciona melhor.

8) Adicionar palavras-chaves negativas

Para qualificar melhor suas campanhas é válido negativar as palavras chaves que trazem tráfego desqualificado. Não só tráfego, mas pode tambémnegativar palavras que tem um CTR muito baixo, por exemplo.

Para finalizar, Felipe Saraiva Google Advertising Professional da agência de links patrocinados Links Experts revela mais dois segredos do AdWords que são também dicas valiosas:

9) Saiba escolher o tipo de mídia ideal

Definir a mídia ideal para cada tipo de anúncio é essencial para garantir que o objetivo do cliente seja alcançado. Alguns anúncios performam melhor em imagens e outros em texto, tudo vai depender do objetivo determinado para cada campanha.

Nosso gerente também sempre envia atualizações e novidades em beta para testar tipos de campanhas e anúncios antes do público geral. Esse é um benefício para parceiros do Google Partners Premier.

10) Busque ajuda com profissionais experientes

Nossa experiência com o Google Adwords ajuda bastante no nosso trabalho na Links Experts. Já atendemos mais de 300 clientes e temos clientes de praticamente todos os setores que você possa imaginar. Isso pode ajudar a escolher as melhores, segmentações, palavras, anúncios e outras informações das campanhas que tem melhor resultado para o cliente.

Com o nosso trabalho nas ferramentas de mídias, também fica muito mais fácil decidir o que não funciona. Dessa forma, tentamos, por exemplo, retirar da campanha (palavras, segmentações, canais, configurações, etc) tudo que não funciona. Lembrando que sempre o ideal é realizar testes para acompanhar o desempenho de acordo com as mudanças que realizamos. Exemplo: em praticamente todas as campanhas excluímos canais, segmentações e palavras que normalmente tem desempenho ruim.

E aí, o que achou de desvendar esses 10 segredos do AdWords? Sabemos que fazer o controle de uma campanha de anúncios para sua empresa no AdWords pode ser desafiador. A Links Experts pode te ajudar a alcançar seus objetivos de mídia paga criando uma campanha personalizada e de acordo com suas metas.

Toda nossa equipe é certificada pelas principais ferramentas de mídia paga como Google AdWords, Facebook Ads, e etc. Já atendemos mais de 300 clientes de diferentes setores e sabemos o que funciona para cada tipo de empresa. E para certificar ainda mais nosso conhecimento, não exigimos nem orçamento mínimo e nem tempo mínimo de contrato.

Vamos conversar? Entre em contato com nossa equipe agora mesmo, ficaremos felizes em ajudar!