Quer aproveitar mais os recursos disponíveis para criar anúncios relevantes na internet? Os sitelinks do Google Adwords são uma maneira eficiente de criar anúncios objetivos e que direcionam o usuário exatamente para onde você deseja no seu site.
Quando o assunto é onde anunciar na internet, o Google Adwords é uma ferramenta poderosa para investir. E com campanhas bem estruturadas os resultados se refletem em crescimento e relevância para os sites.
Para aprender tudo sobre o Adwords acesse este post com um guia completo com tudo que você precisa aprender em apenas 7 minutos!
Um sitelink pode ser incluído nas suas campanhas de anúncios e neste post você vai aprender o que é, as vantagens de usar e uma lista com 7 boas práticas para aproveitar esse recursos a favor da sua marca.
O que são os sitelinks do Google Adwords?
Os sitelinks do Adwords são pequenas sublistas de links que aparecem em resultados de busca do Google na primeira página dos resultados de uma pesquisa. Como no exemplo:
Os sitelinks vão levar as pessoas a páginas específicas do seu site. Se o seu site é um e-commerce, por exemplo, você pode anunciar com sitelinks uma campanha de promoção das suas principais linhas de produtos, tendo cada um o link da respectiva página.
Usar sitelinks direcionam o clique do usuário. Você pode configurar de 2 a 6 links nas suas campanhas para desktop e eles podem estar na mesma linha ou em até duas linhas do anúncio. Já em tablets ou smartphones, podem ser mostrados até 8 links, exibidos em uma única linha lado a lado ou em formato carrossel. Outro detalhe importante é que os sitelinks podem ser adicionados gratuitamente.
Já sabe o que é o que é CPC (Custo por Clique)? Essa é a forma pela qual os cliques nos sitelinks do seu anúncio será cobrada. O custo por clique em um sitelink equivale ao custo de um clique no título do anúncio. Ou seja, o valor cobrado será o mesmo independente de onde o usuário clicar.
Para tirar suas dúvidas sobre os valores de campanhas no Google Adwords leia este artigo do nosso blog sobre quanto custa publicidade no Google.
Mas você pode estar se perguntando porque usar os sitelinks do Google Adwords não é mesmo? Veja algumas vantagens práticas dessas extensões:
Facilidade para atualizar: você pode alterar os textos e as URLs sempre que for necessário para deixar seus anúncios atualizados, sem precisar criar novos.
Acesso a relatório de cliques: analise o número de cliques dos seus anúncios com sitelinks, separando-os por campanha, anúncio ou grupo de anúncios para facilitar a análise.
Editar sitelinks sem perder dados: faça edições nos seus sitelinks sem redefinir as estatísticas de desempenho deles.
Personalização de sitelinks para dispositivos mobile: crie sitelinks otimizados para exibição em dispositivos móveis.
Aprenda como configurar os sitelinks do Google Adwords neste link com o passo a passo completo.
Boas práticas para usar os sitelinks do Google Adwords
Agora que você já entendeu melhor as funcionalidades e vantagens dos sitelinks do Google Adwords, vamos falar sobre algumas boas práticas na hora de usá-los.
De acordo com uma pesquisa do Google, a existência de sitelinks geralmente aumenta o CTR (taxa de cliques) dos anúncios em 10-20% e em + 20-50% nas buscas por termos referentes a marcas.
Então fique ligado nas nossas dicas:
1- Seja curto e objetivo
É permitido incluir até 25 caracteres em suas descrições de sitelink, mas só porque você tem espaço extra não significa que você precisa usá-lo. Uma descrição sucinta pode funcionar melhor.
O Google recomenda entre 18-20 caracteres para links de desktop e 12-15 para celular. Isso garante que sua mensagem não seja truncada na SERP (Página de Resultados).
2- Não crie sitelinks e esqueça-os
Os sitelinks do Google Adwords requerem muito pouca manutenção, mas não é difícil fazer check-in de vez em quando certo?. Divida periodicamente a aba das extensões de anúncios para analisar as métricas de desempenho para cada um dos seus sitelinks. Aqui estão algumas métricas para ficar de olho:
Impressões: se as impressões estiverem baixas para um determinado sitelink, é possível que o Google não esteja exibindo-o por um motivo. Tente editar o link e dar outro giro.
Taxa de clique: se a CTR estiver alta, você fez um ótimo texto de descrição do link. Se é baixo, é um sinal de que ele não está captando a atenção dos usuários. A página é relevante para seus temas de campanha/grupo de anúncios? Você pode criar uma cópia para torná-la mais atraente?
Taxa de conversão: se suas CVRs forem altas, também é sinal de sucesso. Se forem baixos, dê uma atenção extra à página para qual você está enviando os visitantes. Você está colocando o seu melhor em destaque? A página atende as expectativas da descrição do texto?
3- Crie siteslinks para campanhas de Bing Ads
A dúvida AdWords vs Bing Ads é frequente, mas não o descarte o Bing sem uma análise do que ele pode trazer para sua marca.
Você sabia que o Bing Ads oferece quase todas as mesmas extensões do AdWords e mais algumas? Todos os benefícios associados às extensões de sitelinks no Google AdWords são válidos para o Bing também.
Então por que não demorar alguns minutos para exportar suas extensões do AdWords para o Bing? Você nem precisa escrever nada de novo!
4- Defina data de início e término para seus sitelinks
Os sitelinks são a maneira perfeita de destacar vendas de férias, ofertas de tempo limitado e promoções especiais. No entanto, ninguém vai ficar entusiasmado com sua venda, quando todos os descontos não forem mais válidos concorda?
Se você criar um sitelink limitado, use as opções de agendamento para especificar as datas que ele será exibido. Você pode até mesmo configurar o horário específico (ou dias da semana) para rodar um link particular!
5- NÃO suponha que seus sitelinks serão válidos sempre
Só porque você fez o seu dever e criou suas extensões de sitelinks não significa necessariamente que elas sempre serão válidas ao lado de seus anúncios. As extensões são exibidas segundo os critérios do Google.
Os anunciantes não têm praticamente nenhum controle sobre quais sitelinks são exibidos. Em vez disso, o Google usa uma fórmula secreta que visa mostrar as “melhores opções” com base nas necessidades dos usuários e seus contextos.
Sabemos que é mais provável que o Google exiba extensões de sitelinks para anúncios que aparecem nas principais posições. Também sabemos que o número de extensões atendidas diminui à medida que sua posição diminui. Então, se o seu ranking de anúncios é ruim, as chances são altas de seus sitelinks do Google Adwords nunca serem vistos.
6- Cheque periodicamente seus links
Não há nada pior do que ver um anúncio que oferece exatamente o que você deseja, clicar no link para o produto desejado e, em seguida, ser surpreendido por uma página de erro 404.
A maioria dos anunciantes atualiza seus anúncios quando atualizam suas landing pages (ou criam um site móvel). No entanto, muitos também negligenciam a atualização de seus sitelinks.
Fornecer um link quebrado não é apenas o desperdício de um clique e um pouco de dinheiro. Isso passa uma impressão ruim para os usuários e os dissuade de retornar ao seu site. Verifique o endereço das suas landing pages nos sitelinks do Google Adwords regularmente para garantir que elas estão funcionando.
7- NÃO seja redundante
Hoje em dia, existem muitas maneiras diferentes de aprimorar seus anúncios. O Google adiciona frequentemente toda uma série de novas extensões (trechos estruturados, guias, etc.).
Como dissemos na primeira dica, a contagem de palavras em seus anúncios é importante, mas faça isso com cuidado. Se todas as suas extensões e seu anúncio criativo tiverem apenas uma proposição de valor, você estará perdendo a oportunidade de criar um argumento convincente para o seu produto.
Os sitelinks do Google Adwords são uma ferramenta valiosa e com a estratégia certa pode te ajudar a ter sucesso no seu planejamento de campanha de marketing. Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos que querem aprender como vender mais pela internet.
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