taxa-de-conversao-e-commerce

6 fatores poucos conhecidos para melhorar a taxa de conversão do seu e-commerce e gerar mais vendas

Você já sentiu que está dedicando muito no seu e-commerce, mas que as vendas não estão no mesmo ritmo?

Sabemos que isso pode ser frustrante para seu negócio, ainda mais com com o mercado em alta de 2017:

  • 25,5 milhões foi o número de consumidores que compraram pelo menos uma vez na internet no primeiro semestre
  • Só no dia das mães o faturamento de e-commerce foi de R$ 1,9 bilhões
  • No Black Friday o faturamento foi de R$ 2,1 bilhões

E com a concorrência crescendo (segundo a ABComm a estimativa é um crescimento de 15% de lojas em 2018 e faturamento maior que 69 bilhões de Reais) fica cada vez mais difícil ter o seu “lugar ao sol”.

Muitas empresas tentam inovar na sua loja, mas acabam não melhorando os resultados. Pensando nisso, listamos alguns fatores poucos conhecidos que podem ser aplicados facilmente e que já melhoram a taxa de conversão do seu e-commerce.

Vamos lá?

1. Deixe a caixa de pesquisa sempre visível

A experiência do usuário na sua loja virtual deve ser a melhor possível.

Imagina entrar em uma loja física confusa, com uma má organização e que você não consegue encontrar os produtos. Isso vai atrapalhar muito a sua experiência na loja e certamente não iria se sentir a vontade para realizar a compra.

E isso também acontece na loja virtual. Seu site deve estar bem organizado e disponibilizar facilmente os produtos.

Muitas empresas deixam a caixa de pesquisa somente na página “home” ou então deixam ela escondida.

A nossa dica é deixar a caixa de pesquisa bem destacada e sempre disponível na home e durante a navegação para o cliente pesquisar a qualquer momento o produto que busca.

Como exemplo, podemos ver a caixa de pesquisa da Amazon, que é bem destacada e está disponível quando estamos na página de algum produto:

taxa-de-conversao-e-commerce-exemplo

2. Mostre que sua loja é segura (com certificados)

Segurança é um fator fundamental em uma loja de e-commerce para quem busca aumentar a taxa de conversão.

Como vimos nos dados acima, cada vez mais está aumentando o número de compradores pela internet, mas mesmo assim muitos ainda têm receio de fornecer dados pessoais ou do cartão de crédito.

Para quebrar essa barreira, deixe claro que seu e-commerce é seguro adicionando nas páginas (e principalmente nas páginas de compra) quais certificados de segurança sua empresa possui. Os certificados mais conhecidos são:

  • SSL: Esse certificado é um padrão global de segurança  que basicamente garante a segurança no envio de informações do site para o servidor. Geralmente os servidores de hospedagem já tem um serviço que tira esse certificado para seu site.
  • Site Blindado: o Site Blindado é um serviço que faz uma auditoria no seu site e especifica o que deve ser melhorado para a segurança. Após realizada as melhorias você recebe um selo que pode ser compartilhado no seu e-commerce
  • Norton Secured: A vantagem desse certificado é o reconhecimento por ser uma empresa conhecida mundialmente.

3. Sua loja já foi referenciada em alguma mídia? Compartilhe

Esse fator poucas empresas usam, mas possui um grande poder de persuasão para influenciar o aumento da taxa de conversão do seu e-commerce.

Para quem conhece as técnicas de Copywriting, sabe que a aprovação social é muito importante para uma usuário tomar uma decisão.

Na prática, para confiarmos em algo devemos ver quem já comprou na loja (veremos isso mais adiante) ou o quanto essa loja é conhecida e valorizada no mercado.

Uma forma de gerar essa confiança é compartilhar algum canal de notícia referenciando o seu trabalho.

A dica é colocar na home as logos dos canais de mídias que te referenciou e aplicar o link para a notícia na logo. Segue um exemplo para ilustrar:

conversao

Caso você não tenha nenhuma notícia citando sua empresa, vale a pena começar a pensar em contratar um serviço de assessoria para alcançar os resultados.

4. Use vídeos no seu produto

Muitas empresas que buscam aumentar a taxa de conversão em seu e-commerce focam em melhorar a qualidade da imagem para obter um melhor resultado.

Isso realmente é bom, usar imagens de diferentes ângulos do produto ou então colocar a opção de zoom para o usuário ver os detalhes ajudam na conversão em vendas.

Mas podemos melhorar ainda mais essa apelo visual para convencer os visitantes.

Experimente fazer vídeos com uma demonstração do produto, mostrando suas funcionalidades, benefícios etc. Isso irá humanizar mais a experiência do usuário no seu site.

Sim, sabemos que é difícil sair produzindo vídeo e que pode ser caro o investimento.

Como no CRO (Otimização de Conversão) tudo é teste, veja qual o produto do seu e-commerce recebe o maior número de acessos e faça um teste colocando o vídeo. Após um período verifique se a mudança foi efetiva.

Caso positivo, vá priorizando os produtos que têm maiores acessos para o crescimento ser mais rápido.

5. Dedique ao menos 1 parágrafo para escrever sobre o produto

Nós não estamos falando de informações ou especificações técnicas do seu produto. Para melhorar a taxa de conversão do e-commerce escreva pelo menos um parágrafo aplicando o copywriting.

Se você ainda não sabe o que é Copywriting, em resumo é uma escrita com foco comercial que atua no consciente ou subconsciente do leitor para gerar mais vendas.

Na prática, para e-commerce, escreva com as seguintes características:

  • Use a linguagem do seu público: seu cliente usa linguagem formal ou informal? Quais são os termos que ele utiliza? Qual a sua dor quando procura seu produto? Escrever pensando nessas perguntas ajuda no convencimento do visitante. Para isso busque saber como definir seu público alvo.
  • Menos é mais: passe a informação do seu produto o mais simples e objetivo. Nesse parágrafo evite termos técnicos e de difícil entendimento.
  • Escreva um conteúdo escaneável: não faça parágrafos maiores que 4 linhas, destaque em negrito fatores importantes do produto, não repita muitas palavras, use expressões simples e deixe claro os benefícios.

6. Coloque espaço para feedback e pontuação

Essa é um fator para aumentar a taxa de conversão do e-commerce mais delicado, mas que pode trazer muitos resultados positivos.

Lembra da aprovação social que falamos anteriormente?

Ela também serve para o espaço de feedback e pontuação, pois ao verificar feedback positivos a respeito da entrega do produto, da integridade ou simplesmente de como ele foi bom, irá aumentar a confiança desse usuário para converter na sua loja.

Em cada produto do seu e-commerce, coloque um espaço para os usuários que compraram colocarem um feedback e classificar algumas pontuações (como entrega, qualidade, produto, etc.)

Caso os usuários não realizem essa ação, tente incentivá-los oferecendo um cupom de desconto em troca do feedback.

O ponto delicado é que pode ser que tenha feedback negativos, para isso, busque ter uma equipe de atendimento para entender qual foi o problema do usuário para melhorar a qualidade do seu e-commerce.

Faça testes para melhorar a taxa de conversão do seu e-commerce

Esperamos que essas dicas ajudem a melhorar a taxa de conversão do seu e-commerce.

Não deixe de fazer testes e de estudar outras técnicas para melhorar ainda mais a taxa de conversão do e-commerce, pois o comportamento do usuário muda sempre.

Esse conteúdo foi escrito pela Supersonic que é uma empresa focada em otimização de conversão para trazer mais vendas para seus clientes sem gastar um centavo a mais com publicidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *