Desde que o Facebook foi fundado, em 2004, ele ganhou mais de dois bilhões de usuários.
Se fosse um país, o Facebook seria o mais populoso do mundo.
Logo as empresas perceberam a oportunidade de marketing que existia ali, e o Facebook se adaptou a essa necessidade, criando os anúncios pagos.
E a possibilidade de segmentar o público e direcionar os anúncios pode ser uma mina de ouro para o seu negócio.
Mas, em contrapartida, 99% das pessoas que entram na Rede Social, não entram pensando em comprar alguma coisa. Por isso, é muito importante fazer a publicidade da maneira certa, entregando conteúdo sem se tornar invasivo.
E como fazer isso?
Entendendo quais são os tipos de anúncio no Facebook, e qual a melhor hora de utilizá-los.
Nós, da Link Experts, somos uma consultoria especializada em mídia paga. Passamos 24 horas por dia pensando em como fazer isso. E vamos dividir o que a gente já aprendeu aqui nesse texto com você.
Se você nunca criou anúncios no Facebook, aqui você tira todas as suas dúvidas: Como criar anúncios no Facebook Ads. O que você (realmente) precisa saber para começar.
Primeiro, entenda o posicionamento dos tipos de anúncio no Facebook
Quando você cria um anúncio no Facebook, você precisa escolher onde ele vai aparecer: no feed de notícias ou na coluna da direita.
Os anúncios da coluna da direita já deixam mais claro que são anúncios, então você pode criar chamadas para ações mais diretas. Eles também possuem uma área de imagem menor, então você precisa apresentar de maneira mais direta a mensagem que quer compartilhar. A escolha da imagem é essencial para ter melhores resultados.
Já os anúncios do feed de notícias aparecem entre as publicações orgânicas que o usuário escolheu ver, páginas e perfis de amigos. Por isso é muito importante segmentar bem o público e escolher com cuidado a peça, para não parecer invasivo. Nesse modelo a área de imagem é maior, você pode colocar mais produtos, ou explicar melhor o serviço.
No feed o usuário também tem acesso às informações sociais. O Facebook informa se outros amigos interagiram com aquela publicação, ou curtiram a página da empresa.
O que não pode deixar de ter
Independente do modelo do anúncio, existem alguns pontos que não podem faltar:
Título: O título é o texto principal do anúncio, ideal ele ser curto e objetivo. Assim você consegue chamar a atenção do usuário com poucas palavras. Tente manter o título entre uma a duas linhas no máximo.
Imagem: Todos os anúncios vêm acompanhado de uma imagem. O que é ótimo, porque é mais fácil atrair clientes visualmente. Você também pode colocar texto, mas o Facebook possui uma regra que limita o alcance dos anúncios se eles ocuparem mais que 20% do espaço da imagem. Então foque em colocar só a mensagem principal, você pode usar a ferramenta gratuita do Facebook para verificar se o texto está dentro desse limite ou maior, veja aqui.
Aqui você pode conferir o Guia do próprio Facebook sobre como usar imagens nos anúncios.
Texto: Aqui você pode descrever melhor o seu anúncio. Coloque informações sobre o produto, frases chamativas, apresente ao consumidor a vantagem de interagir com a sua empresa.
Call To Action: Todos os anúncios possuem a opção de adicionar uma chamada para ação. Um botão que incentiva o cliente a fazer o que você está anunciado, se cadastrar em uma Landing Page ou comprar um produto, por exemplo.
Página de destino: Cuide para que a página de destino seja clara. Se o seu anúncio é sobre uma camisa específica, por exemplo, o link deve direcionar direto para a página da camisa. Se você direcioná-lo para a página principal do site ele pode ficar perdido, e sair direto, antes de navegar.
Os principais tipos de anúncios
Agora que você já entendeu sobre a estrutura, vamos listar os tipos de anúncios no Facebook e explicar qual a melhor maneira de utilizar:
Carrossel: Você pode escolher várias imagens, com proporção 1×1 e criar uma apresentação com essas imagens. É indicado para campanhas criativas, e também para marcas que querem exibir mais de um produto dentro da mesma campanha.
Imagem única: É o modelo mais tradicional. Como é bastante usado, é importante criar imagens chamativas e textos bem interessantes. Deixa o CTA bem claro, se é um cadastro ou uma venda, por exemplo, pode ajudar no sucesso do seu anúncio. A proporção das imagens é 1.9:1.
Como é uma publicação simples de fazer, é ideal para quem está começando.
Vídeo: Esse é o conteúdo mais compartilhado, e que gera maior alcance. O ideal é criar campanhas com menos de 15 segundos, e com uma resolução não muito alta, para o carregamento ser mais rápido. Como todos os outros, vem acompanhado de texto e chamada para ação.
O ideal é que você suba o vídeo do próprio Facebook. Não usar links do Youtube ou outras plataformas. Isso aumenta o alcance da sua publicação.
Multimídia: Funciona como uma apresentação de Slides. Você escolhe até 10 imagens e cria uma sequência que chame a atenção do seu público. Esse é um modelo alternativo também para quem quer contar uma história, mas não tem um orçamento tão alto para produção de um vídeo.
O mais importante na hora de escolher o tipo de anúncio no Facebook é definir o seu objetivo. Se a métrica de sucesso é venda, crie chamadas para ação diretas e um público segmentado.
Se você está divulgando um evento, por exemplo, o ideal é investir em imagens chamativas e que ele apareça para uma quantidade maior de pessoas.
E se precisar de ajuda, fale com a gente!