No campo em rápida expansão dos tipos de mídias digitais, o conteúdo é o principal. As empresas estão trabalhando duro para produzir novos conteúdos que alcancem um público amplo e conquistem novos clientes.
No entanto, nem todo conteúdo é criado da mesma forma e nem todos os tipos de mídias digitais são adequados para uma determinada estratégia de marketing.
Neste post, vamos entender o que são as mídias digitais e explorar os três principais tipos de mídias digitais, o que elas são e como usá-las a favor do seu negócio.
O que são mídias digitais?
Um aplicativo meteorológico em um smartphone, um jogo de corrida em um console de videogame e um dispositivo de imagem por ultrassonografia em um hospital são todos produtos de mídia digital.
Eles são bem-sucedidos porque são envolventes, fáceis de usar (até divertidos no caso de jogos) e fornecem resultados.
A Mídia Digital é uma mistura de tecnologia e conteúdo e a criação de produtos de mídia digital requer equipes de profissionais com diversas habilidades, incluindo habilidades técnicas, artísticas, de coordenação analítica e de produção.
Todas essas habilidades precisam ser equilibradas em uma equipe, com todos os membros da equipe concentrados em criar a melhor experiência do usuário.
O mundo em que vivemos hoje é preenchido por produtos de mídia digital e esses produtos possibilitam e fornecem experiências em muitos setores, incluindo setores que normalmente não estão associados ao digital, como saúde, governo e educação.
Os produtos de mídia digital podem ser encontrados em:
- e-Commerces
- Jogos – console, online e celular
- Sites e aplicativos móveis
- Animação
- Mídia social
- Vídeo
- Realidade aumentada
- Realidade virtual
- Visualização de dados
- Serviços baseados em localização
- Histórias Interativas
As organizações que constroem produtos de mídia digital contam com equipes com múltiplas habilidades e gerenciam essas equipes com processos de negócios projetados para aprimorar sua eficiência e eficácia.
Os tipos de mídias digitais
#1 Mídia paga
A mídia paga é o que a maioria das pessoas pensa quando se fala em publicidade. É o mais tradicional dos três tipos de mídias digitais: você paga para aproveitar um canal existente. Exemplos incluem anúncios de display digital, pesquisa paga e native ads.
A mídia paga permite alcançar um público-alvo em grande escala e direcionar a atenção para seus tipos de conteúdos que, de outra forma, não os encontraria.
Por exemplo, se você não classificar na primeira página do Google para uma palavra-chave importante, a compra de um anúncio no Google AdWords para essa palavra-chave gerará visualizações que você não conseguiria organicamente.
A desvantagem da mídia paga é que o público é bombardeado com anúncios em quase todas as esferas de suas vidas e ver outro anúncio pode não provocar uma forte resposta deles.
Mas, se usado corretamente, pode ser uma ótima maneira de atrair novos clientes para seu conteúdo.
#2 Mídia ganha
A mídia ganha é muitas vezes referida como “boca-a-boca online”. Ela inclui classificações de SEO, menções em mídias sociais e conteúdo que é escolhido por terceiros. Com efeito, seus clientes se tornam seu canal de promoção.
A mídia ganha é gratuita, adquirida por boas práticas estratégicas em mídias sociais e SEO, bem como boas práticas de RP. Você não pode comprar a boa opinião de alguém online e é por isso que é conhecido como mídia “ganha” – você precisa trabalhar para isso.
Às vezes, esse trabalho pode ser bastante difícil, especialmente se o seu negócio estiver em um campo altamente competitivo. Mas pode ser imensamente eficaz por causa de sua natureza orgânica.
Também é mais credível do que um anúncio pago – mais pessoas ouvirão o endosso de uma pessoa real.
A mídia ganha pode ser problemática porque você não a controla e, às vezes, suas partes interessadas têm opiniões negativas sobre seu serviço. No entanto, o boca-a-boca é um dos principais impulsionadores de vendas, por isso é muito valioso cultivar a mídia ganha.
#3 Mídia própria
A mídia de própria é talvez o menos compreendido dos três tipos de mídias digitais.
Qualquer mídia é controlada diretamente pela sua marca, como o site da empresa, o blog ou a conta de mídia social. Tudo o que você publica nesse canal é seu e você pode adaptar ou alterar o conteúdo conforme necessário.
Promover sua empresa na sua conta do Twitter custa muito menos do que promovê-la com um anúncio do Google AdWords. A mídia própria constrói seus relacionamentos existentes com os clientes, bem como atrai prospects que estão mais avançados no processo de tomada de decisões.
Quando seu público interage com as mídias próprias de uma empresa, geralmente são atraídas para explorar mais seu conteúdo. Se alguém gota de uma postagem de blog em seu site, ele pode clicar e ver os recursos de sua empresa.
A mídia de propriedade também tem o benefício da longevidade. Os anúncios só serão exibidos por um determinado período de tempo, mas seu site continuará atraindo clientes, desde que estejam ativos e atualizados.
A desvantagem é que não há garantias. Você pode criar conteúdo de alta qualidade e com a mesma marca e ter poucas pessoas visualizando seu site a cada semana.
Esses três tipos de mídias digitais têm suas vantagens e desvantagens e é por isso que eles não devem ser usados isoladamente uns dos outros.
Agora discutiremos como usar esses três tipos de mídias digitais juntos para criar uma estratégia robusta de mídia digital.
Construindo uma estratégia de mídia digital mais forte
Cada um desses tipos de mídias digitais tem vantagens e desvantagens por conta própria, razão pela qual uma estratégia de mídia digital sólida deve usar todos os três.
Veja como fazer com que mídias pagas, ganhas e próprias funcionem juntas:
Comece com mídia própria e crie uma identidade de marca forte
A mídia própria é o alicerce de uma estratégia de mídia digital. Sem uma forte presença e identidade nos espaços que você possui, é difícil convencer o público em outros espaços a prestar atenção em você.
Priorize a criação de um site de alta qualidade, um conteúdo bom e relevante que informe, ao invés de promover, como um blog da empresa, e-books ou vídeos explicativos. Alie a esse planejamento uma estratégia de SEO robusta para potencializar o alcance orgânico do conteúdo produzido.
Tire um tempo para desenvolver uma voz com personalidade em suas contas de mídia social. Reforce seu bom conteúdo com um bom design. E certifique-se de que todas as suas propriedades de mídia sejam vinculadas a uma identidade de marca consistente e atraente.
Use mídia paga para atrair novos públicos-alvo para sua mídia própria e desenvolver sua mídia ganha
Um dos problemas com a mídia de própria é que não há garantia de que alguém verá o ótimo conteúdo que você criou.
Você pode resolver esse problema promovendo seu conteúdo por meio do Google AdWords ou de anúncios gráficos digitais. Uma campanha de anúncios pagos estratégicos colocará seu conteúdo diante de novos olhos – e esperamos que ele os atraia para o resto de sua mídia própria.
Aumentar seu público de maneira orgânica é lento, muitas vezes frustrante e a utilização de mídia paga pode impulsionar esse crescimento. Mídia paga também pode ser usada para promover o nome da sua empresa, marca e produtos, expandindo sua reputação online.
Quanto mais os clientes ouvirem sobre você, maior a chance de espalhar sua reputação usando o boca-a-boca online.
Cultive positivamente a mídia ganha por meio de boas práticas de mídia própria e paga
Se o burburinho online sobre uma empresa é negativo ou positivo depende de como a empresa se promove. Se o conteúdo do seu site ou blog oferecer informações valiosas que ajudem a informar os processos de compra do cliente e se seus anúncios pagos estão bem posicionados e entram em contato com os clientes, isso gera um buzz positivo.
Por outro lado, as empresas que parecem fora de contato ou que têm uma identidade de marca ruim geram um buzz online negativo. Você não pode controlar o que as pessoas dizem sobre sua empresa online, mas quanto melhor sua mídia paga e própria forem executadas, maior a chance de as pessoas visualizarem você de maneira positiva.
Mídia ganha, própria e paga não são três entidades isoladas – elas são três partes de uma forte estratégia de mídia digital. Quando você as usa juntas, elas criam um impacto de marketing de longo alcance.
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