As redes sociais são elementos importantes dentro das estratégias de crescimento de uma empresa. Atualmente, uma delas chama bastante a atenção: o Instagram.
O número de usuários com contas ativas na rede passa de 1 bilhão, o que faz com que ela seja um dos melhores meios para promover uma empresa e entrar em contato com seu público.
Além disso, muitas das ferramentas disponibilizadas pelo Instagram foram desenvolvidas para atender às necessidades de um negócio, de modo que é possível utilizá-lo para fins pessoais ou para a sua empresa, ajustando a configuração da conta.
Deste modo, para que se possa entender melhor sobre o funcionamento do Instagram, é interessante conhecer um pouco mais sobre a sua estrutura, de forma a perceber quais são as ferramentas que mais atendem à necessidade do seu negócio.
A estrutura principal do Instagram
Se você já possui uma conta pessoal no Instagram, já deve saber como funciona grande parte dos recursos da rede social, mas é sempre válido aprofundar o conhecimento sobre o aplicativo.
Entre os elementos principais estão:
- O Feed de notícias;
- As postagens;
- Os Stories;
- As hashtags.
Feed de notícias
O Feed de notícias é a sua página principal. Ao entrar na plataforma, você visualiza o conteúdo postado por todas as pessoas que você segue nessa área, normalmente com as postagens mais recentes.
Postagens
As postagens são os principais meios de comunicação de um perfil com o seu público. Elas podem ser feitas utilizando imagens ou vídeos, com a exigência mínima de uma foto (ou vídeo) e limitação de 10 arquivos por publicação.
Todas as postagens feitas ficarão disponíveis no seu perfil, podendo ser acessadas em qualquer outro momento pelos seus seguidores ou por outros usuários interessados.
Assim, você pode ter um perfil comercial para a sua empresa de impressão gráfica e realizar postagens sobre Doctor blade ou outros tipos de sistemas flexográficos.
Isso porque com essa ação os serviços poderão ser visualizados por todos os seus clientes no momento mais conveniente para eles, por meio do seu perfil.
Além disso, nas publicações é possível marcar outros usuários, identificar a sua localização e até mesmo inserir os preços dos seus produtos, facilitando que o seu cliente visualize essas informações de maneira simples e rápida.
Stories
Os Stories também funcionam como postagens, mas com tempo limitado: eles ficam disponíveis para que seu público possa visualizá-los por 24 horas. Depois, eles somem automaticamente do Instagram.
Esse formato é ideal para empresas realizarem um anúncio sobre uma promoção relâmpago, por exemplo, no qual pode anunciar um desconto na Locação de martelete para o cliente que realizar o aluguel naquele dia.
Nesse sentido, a empresa ainda pode utilizar os Stories para uma demonstração rápida de outros equipamentos para construção, já que as postagens nesse formato possuem duração de 15 segundos.
Hashtags
Certamente você já conhece as hashtags. Elas são compostas pelo caractere “#” acompanhado de uma palavra ou de uma expressão. Para que ela cumpra sua função, é necessário que seja transcrita sem a utilização de espaço entre as palavras.
As hashtags são utilizadas para facilitar a pesquisa por um determinado assunto no Instagram. Por esse motivo devem ser inseridas nas suas postagens para que as pessoas as encontrem de maneira rápida.
Depois de conhecer um pouco sobre a estrutura principal do Instagram, é preciso aprofundar o assunto e conhecer as ferramentas oferecidas por ele.
Afinal, são essenciais para aumentar a visibilidade do seu perfil na rede e trazer resultados para o seu negócio.
O Instagram e as suas principais ferramentas para empresas
Apesar de ter surgido como uma rede social para compartilhamento de fotos, o Instagram foi ganhando grande importância dentro do campo comercial, tornando-se uma das principais plataformas voltadas para negócios.
Por isso, hoje é possível escolher entre uma conta pessoal ou comercial, que possuem basicamente o mesmo layout, mas com algumas diferenças específicas para o uso do Instagram para empresas.
Para se ter uma ideia, na conta comercial existem algumas características que auxiliam no planejamento de estratégias de crescimento do perfil, que fazem com que a empresa possa ter ainda mais relevância na internet.
Isso porque uma empresa especializada em Acm para fachada, por exemplo, pode utilizar o Instagram para encantar os seus clientes com a postagem de vários serviços efetuados por ela, fazendo com que o seu portfólio seja acessado facilmente pela internet.
Por ser uma rede social com foco em imagens, ela torna a exposição das fotos das fachadas em um grande atrativo para os usuários, deixando o perfil da empresa com mais evidência na plataforma.
Entre outras facilidades oferecidas pelo Instagram, estão:
- A configuração de um botão de contato;
- A postagem de vídeos no IGTV;
- O contato individual pelo Direct;
- A realização de anúncios pagos,
- Verificação de métricas.
Facilitando o contato
Em um perfil comercial é possível visualizar logo no topo da página um botão específico de contato, que não é visto em um perfil pessoal.
Nele, é possível inserir informações de contato como telefone e e-mail, além do endereço, facilitando a interação do público com a empresa.
Assim, se o cliente está buscando pelo perfil de empresas especializadas em Locação de caçamba de entulho, ele pode clicar nesse botão e selecionar a opção desejada para contatar a empresa.
Com isso, o cliente pode obter informações importantes, como valores, prazos e formas de pagamento de maneira descomplicada.
Essa facilidade é de configuração bastante simples e é responsável por aumentar de maneira interessante o número de contatos.
O IGTV para postagem de vídeos
O Instagram, além de ser voltado para a publicação de fotos, também comporta a postagem de vídeos.
Contudo, como mencionado, eles são de curta duração: nas publicações convencionais, o limite é de 60 segundos por vídeo, com limite de 10 pequenos conteúdos por postagem.
Não à toa, o Instagram investiu na implementação do IGTV, que funciona como um portal de vídeos.
Nesta área da plataforma é possível enviar materiais com duração de até 60 minutos, comportando diferentes formatos de produção que vão desde entrevistas e tutoriais, passando pelas lives e diversos outros conteúdos.
Assim, uma empresa voltada aos serviços gráficos ou de moldagem de material pode utilizar o IGTV para divulgar o seu vídeo de Corte a Laser Acrílico. Com isso, seus clientes conhecem um pouco mais sobre os seus serviços.
Essa é uma boa estratégia para estimular a curiosidade do público, pois esse formato de conteúdo é mais dinâmico e pode auxiliar na explicação de várias atividades internas da empresa.
Direct, o Inbox do Instagram
Muitos clientes possuem dúvidas específicas, que demandam maior atenção da empresa e um atendimento mais personalizado.
Desse modo, interagir diretamente pelos comentários de uma postagem torna-se inviável, até porque um orçamento vai ser diferente para cada cliente, de acordo com o seu pedido específico.
Nesse caso, se a empresa atua na produção de Canaletas de PVC, por exemplo, e precisa confeccionar um modelo específico para um cliente, atende-lo pelo Direct é uma maneira mais eficientes de se fazer isso.
Por ali, é possível fazer as perguntas sobre medidas e cores, combinar prazos de entrega e coletar dados pessoais.
É possível dizer que o Direct funciona como um chat individualizado, em que a empresa consegue dar total atenção ao cliente e prestar um atendimento de excelência por meio do Instagram.
Publicações patrocinadas
Ao navegar pela plataforma, você certamente já se deparou com os anúncios patrocinados.
Essa é uma das ferramentas de publicidade do Instagram, em que é possível realizar anúncios sobre produtos/serviços, de maneira simples e descomplicada.
Com a confecção de uma postagem que ofereça Aluguel de lixadeira, por exemplo, você pode utilizá-la para alcançar um maior número de pessoas, escolhendo algumas configurações específicas para o anúncio.
Isso porque a locação de um equipamento de construção, como é o caso da lixadeira, pode ser mais interessante para o público masculino que geralmente é o que possui mais afinidade com o setor.
Além disso, se sua empresa atua em uma determinada região, você ainda pode optar para que ele atinja pessoas próximas da sua localização, tornando a publicidade ainda mais eficiente e direcionada.
A importância das métricas
Você já ouviu falar sobre as métricas disponibilizadas pelo Instagram para contas comerciais?
Elas informam uma série de dados importantes sobre o seu perfil e o seu público, facilitando a sua atuação dentro da rede.
Se você deseja realizar uma postagem sobre a confecção de Bobina de papelão ondulado, por exemplo, é possível mensurar o alcance dessa publicação de acordo com o seu perfil.
Assim, por meio de gráficos e de outros elementos que medem a influência daquela postagem você pode obter o número de impressões (que é a quantidade de vezes em que suas publicações foram vistas pelos usuários da rede).
Além disso, também é possível verificar o alcance (quantas pessoas viram determinada postagem), o número de visualizações de perfil, o número de cliques no site e muitas outras métricas.
Por isso, utilizar as estratégias mencionadas neste artigo pode ser essencial para que a sua conta no Instagram influencie nos resultados da sua empresa, fazendo com que ela ganhe mais visibilidade na internet e melhore o seu faturamento.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.