Plano de Marketing E-commerce

Plano de marketing para e-commerce: checklist para um ano, da abertura a análise de resultados

Com uma movimentação de bilhões de reais anualmente, as lojas virtuais brasileiras vem chamando a atenção de empreendedores nos últimos anos. E se você faz parte desse grande grupo que pensa em investir em um e-commerce, é preciso se preocupar especialmente com uma questão: o plano de marketing para e-commerce.

Estar bem preparado em relação à plataforma que será utilizada para a construção do e-commerce, selecionar os produtos que serão vendidos, desenvolver políticas de pagamento e frete, são, entre outras, questões importantes na preparação de um e-commerce de sucesso.

Está começando um negócio e quer saber mais sobre e-commerce para pequenas empresas? Leia nesse conteúdo exclusivo.

Plano de marketing para e-commerce: 12 tarefas em 12 meses

Criamos um checklist dividido em 12 tarefas importantes em um plano de marketing para e-commerce que poderão ser realizadas a cada mês do ano ou de forma otimizada, de acordo com a sua equipe e disposição.

1.Selecione os produtos que serão vendidos

Parece óbvio, mas não é. Muitas vezes o empreendedor tem o desejo de ter uma loja virtual, mas não sabe em qual ramo investir. Fazer uma pesquisa sobre o crescimento de setores específicos pode ajudar.

Quais mercados estão em desenvolvimento e quais em declínio? Pensa em investir em cosméticos? Em tecnologia? Vestuário? Clube de assinaturas? Supermercado online? Faça uma pesquisa antes de definir seu mercado.

2.Estoque, ter ou não ter, eis a questão

Depois de definir quais os produtos serão vendidos em seu e-commerce, é hora de pensar sobre o estoque. O setor de serviços sai na frente nesse quesito, pois não precisa investir em estoque para atender seus clientes.

Outro modelo de negócios que pode ser muito vantajoso é o de produção sob demanda, ou seja, produzido a cada compra realizada. Assim você terá uma perda de produtos de quase 0. Se for o caso, aumento um pouco os dias para entrega para facilitar essa produção sem correr o risco de atrasar na entrega.

Entretanto, quase todos os negócios que trabalham com produtos necessitam de estoque. Mas se você está imaginando um galpão cheio de calça jeans 36 até o teto, mude seus conceitos.

No e-commerce existem algumas opções de estoque desenvolvidos especialmente para essa modalidade de venda. Entre as opções estão o estoque compartilhado, o terceirizado ou o descentralizado. Cada um atende melhor um estilo de empresa.

3.Escolha a melhor plataforma

A plataforma é a base na qual você construirá todo seu negócio. Por isso, saber como escolher qual se adequa mais a sua realidade a aos seus desejos de crescimento, facilitará muito sua vida.

Entre os elementos que devem ser observados estão a forma pela qual você paga os serviços oferecidos pela plataforma (que pode uma mensalidade ou um percentual sobre as vendas), as possibilidades de automação das tarefas (como geração de notas fiscais, pedidos enviados para a produção, entre outros), os meios de pagamento que poderão ser ofertados aos seus clientes, entre outras.

Uma plataforma flexível que te dê opção de criar ações e campanhas diversas poderá ajudar muito em seu negócio, mesmo que também represente um custo fixo maior.

Leia este material exclusivo com 7 dicas para escolher a plataforma ideal para seu negócio, que te ajudará a entender como montar um e-commerce de sucesso.

Ainda não decidiu qual plataforma utilizar? Conheça a lista de plataformas e faça uma seleção cuidadosa do que é importante para você e sua empresa, pensando a curto, mas também a longo prazo.

4.Defina como receber os pagamentos

Atender às necessidades de seus consumidores pode definir o sucesso de seu e-commerce. O cartão de crédito, por exemplo, é utilizado em 73% das compras realizadas no comércio eletrônico. Então, mesmo com a taxa cobrada para sua adesão, não aceitar essa forma de pagamento pode ser muito prejudicial ao seu negócio.

Além de definir as formas de pagamento aceitas, é importante escolher como você irá receber esses pagamentos. Existem três opções: a primeira, e mais recomendada para e-commerces que estão iniciando suas atividades, é a contratação de soluções de pagamento online . Eles costumam cobrar uma taxa fixa por transação mais um percentual do valor da compra.

A segunda forma de receber seus pagamentos é por meio de gateways de pagamento, que oferecem soluções mais robustas de pagamentos e garantem conexões mais estáveis com as redes de adquirência (como Cielo e Redecard). Cobram apenas as taxas fixas, mas diferente dos intermediadores não lidam com fraudes. E por último, a integração direta com o adquirente (o cliente), indicada para lojistas mais experientes e com equipes capacitadas.

Analise cada uma das dicas para escolher a melhor solução de pagamento e escolha a que se encaixar melhor no perfil de sua empresa.

5.Atenção para a logística e frete

Você não vai querer que seu cliente tenha uma experiência ruim de compra depois de todo o esforço que você fez para conseguir fazer essa venda. Por isso, uma boa logística e definição de frete é fundamental para um e-commerce.

Resumidamente, você tem duas opções mais utilizadas para fazer a entrega do produto vendido:

  • Correios: os Correios são práticos e fáceis, mas problemas como greves podem atrapalhar o transporte da mercadoria.
  • Transportadoras: não tem o risco de greve, mas só vale a pena para quem tem grandes operações de venda.

6.Legislação

Se você ainda não conhece, trate de mergulhar de cabeça na Nova Legislação do E-commerce. Conheça as novas regras e evite problemas jurídicos.

6 ações para alavancar seu plano de marketing e começar a vender

Pronto, até aqui você já definiu uma variedade de pontos importantes para a preparação da sua loja virtual e já pode começar o trabalho de plano de marketing para e-commerce.

Com tudo definido, a pergunta que vem a cabeça de qualquer empreendedor é: “e agora, como divulgar minha loja virtual?”.

Para responder essa pergunta, o primeiro passo é desenvolver um plano de marketing para e-commerce e para isso separamos mais 6 ações que você deve começar a implementar o quanto antes.

7.Defina seu objetivo de marketing

É muito mais fácil trabalhar para algo, se você souber para o que exatamente está trabalhando. Ou seja, é muito mais fácil trabalhar para alcançar um objetivo se você souber para qual objetivo está se empenhando.

Sendo assim, defina um conjunto de objetivos a curto, médio e longo prazo. Assim você terá uma visão realista de seu negócio, mas também estará visualizando o crescimento.

Para formular seus objetivos pense em duas questões:

  • O que estamos procurando alcançar?
  • Como saberemos quando alcançarmos?

Para isso, é preciso definir objetivos que sejam específicos, mensuráveis, ambiciosos, realistas e temporais. Essa estrutura é baseada em um modelo denominado objetivos SMART. Que pode ser aplicada em negócios em geral e não apenas em e-commerces.

Um bom exemplo a ser seguido é: “Aumentar as receitas mensais em 15% ao longo de 3 meses a partir de 1º de março a 31 de maio, por meio das seguintes estratégias: adquirir 500 novos clientes, melhorar as taxas de conversão de clientes que acessaram o site em 30%, aumentar os seguidores no Instagram, melhorar a taxa de conversão de novos visitantes para 2%, aparecer em uma revista de alta circulação, sem pagar para isso”.

É importante observar que as metas possuem números e prazos de entrega. Assim fica muito mais fácil acompanhar os principais números do seu e-commerce.

8.Descreva e entenda as personas que consomem seu serviço

Você já ouviu falar, mas ainda não sabe o que é persona? Então está na hora de aprender. Persona vai além da definição de um público alvo que define gênero, idade, renda familiar e grau de escolaridade. A persona é um personagem fictício, criado para humanizar seu público alvo, com o objetivo de saber muito mais do que as informações citadas acima.

Por meio da descrição da persona você é capaz de saber quais são as ambições daquela pessoa, com o que ela sonha, quais são suas necessidades e, principalmente, quais sãos seus problemas e como você pode ajudá-la.

Quando você for pensar para quem você está falando, com quem está se comunicando, a quem seu anúncio se dirige, você deve ter em mente a persona ou as personas as quais seu produto ou serviço atendem.

Seu público deixa de ser feminino com idade entre 25 e 35 anos, com ensino superior completo e passa a ser a Márcia, com 30 anos, que acabou de se casar e mudou de emprego. Está procurando uma casa nova e precisa de mais tempo livre, pois quer conseguir relaxar a noite junto com o marido.

É claro que você vai construir esse personagem pensando na pessoa que compraria com você. Seu e-commerce de roupas femininas quer atender alguém igual a Marcia? Então pense em características que qualifiquem o perfil dela. Ele pretende atender a meninas mais novas? Pense em como elas são.

Influenciadores Digitais: como usá-los para atingir sua persona

Os influenciadores digitais estão em alta quando o assunto é dicas para marketing digital. Eles são pessoas que tem certa relevância nas plataformas digitais e conversam com seu público. Podem ou não ter muitos seguidores, mas o que importa não é o número de pessoas que os seguem, mas quem os seguem. São perfis que se encaixam na sua persona? Ótimo! Pense em propor uma parceria e iniciar um trabalho juntos.

Você pode se unir a essas pessoas e construir relacionamento e assim alavancar seus seguidores relevantes, utilizando suas plataformas como um canal de marketing.

A maioria das ações dos influenciadores digitais utilizam o Instagram para se comunicar com o público diariamente, por isso, separamos um material sobre como anunciar no Instagram Brasil.

9.Utilize as redes sociais

Já que estamos falando em influenciadores digitais, vamos conversar sobre as redes sociais? Em um plano de marketing para e-commerce você não pode deixá-las de fora.

Só o Facebook tem 1,49 bilhões de usuários ativos por mês, o Instagram já tem 800 milhões de usuários pelo mundo, ou seja, utilizar essas plataformas é estar em contato direto e diário com seu público.

Além disso, ao fazer um anúncio nessas ferramentas você consegue segmentar seu público a fim de atingir quem realmente é um potencial consumidor.

Para melhorar seu conhecimento sobre como utilizar as redes sociais para negócio separamos alguns textos que irão te ajudar a conhecer as principais plataformas e a escolher em quais investir:

As redes sociais devem refletir a personalidade de sua marca e ser um espaço de relacionamento com seu público. Por isso mantê-las atualizadas e responder às interações são pontos primordiais em qualquer plataforma que seja escolhida.

10.Anuncie no Adwords

O Adwords é a plataforma de anúncios do Google. Para quem está começando um e-commerce utilizar a ferramenta para anunciar no maior site de pesquisas do mundo é um dos primeiros passos a serem dados. Por meio da plataforma você consegue atingir um público qualificado que tem grandes chances de entrar em seu site e em algum momento fazer negócio.

São mais de 100 milhões de pesquisas mensais no mundo, um público enorme que está em busca de alguma solução e quem sabe não será você o portador de suas respostas?

Para te ajudar, separamos um material exclusivo que fala tudo sobre Adwords. Um guia completo para você começar a sua campanha.

Então se você está começando ou quer aumentar suas vendas pela internet  comece por aqui!

Material bônus: Uma seleção de dicas de especialistas sobre os segredos do Adwords

11.Configure a estrutura de SEO do site

SEO ou Search Engine Optimization (em português, otimização dos motores de busca) é um conjunto de estratégias que tem como objetivo básico posicionar de forma orgânica, ou seja, sem pagar, seu conteúdo nas primeiras colocações de resultados do Google.

A ideia é que utilizando certas estratégias você consiga trazer usuários qualificados para seu site sem que para isso você tenha que anunciar no Google por meio do Adwords.

Entre as vantagens, além da conversão gratuita, é a relevância que o usuário dá a conteúdos que não são marcados como anúncios quando o resultado de uma pesquisa é apresentado.

As táticas de SEO são basicamente separadas em atividades On page e Off page. Para ficar mais claro, vamos ao que seria algumas dessas práticas:

  • Otimizar títulos, imagens e textos usando, naturalmente, a palavra chave escolhida durante o decorrer do conteúdo.
  • Estruturar uma página de conteúdo com carregamento rápido, adaptável para dispositivos mobile e sem erros de desenvolvimento.
  • Configurar o código do seu site para que o Google possa ler seu conteúdo mais facilmente.
  • Inserir links internos para outras páginas do seu site e conseguir links de referências de sites externos para ajudar no rankeamento do Google.
  • Entre outras.

Inbound Marketing: o conteúdo a seu favor

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que tem o objetivo de ganhar o interesse do público por meio do desenvolvimento e compartilhamento de conteúdo.

Para que esse objetivo seja atingido é preciso criar conteúdos que sejam de interesse do seu público, pensando em todas as etapas da jornada do consumidor. A ideia é criar um relacionamento duradouro entre marca e usuário.

Por meio da ferramenta de palavras chaves do Adwords você pode criar uma estratégia de SEO eficiente. Você pode utilizar a ferramenta para buscar informações sobre os conteúdos que deve produzir para chegar até o usuário qualificado que deseja. Os conteúdos podem ser publicados no blog de sua empresa.

12.Faça remarketing

Se você não se preocupar em fazer campanhas de remarketing, a grande maioria das pessoas que entram no seu site não irão mais voltar. Ou seja, todo o esforço que você teve para levar um usuário qualificado para seu site terá sido praticamente em vão.

Nunca ouviu falar em remarketing? Então vamos lá. O remarketing é uma estratégia para impactar um mesmo usuário que já esteve em seu site através de um anúncio. O objetivo é trazer o usuário novamente para sua plataforma, para que ele possa entrar em contato com seu produto ou serviço mais uma vez.

Fazer essa ação direcionada a esse público é interessante pois ele já avançou na jornada de compra e está mais propenso a consumir realmente sua oferta.

Plataformas como Google Adwords e Facebook Ads oferecem esse tipo de possibilidade de campanha. Para saber mais sobre como fazer remarketing no Facebook ou como fazer remarketing no Google Adwords, acesse estes posts com dicas exclusivas da Links Experts.

Bônus: Analise os resultados de suas ações

Ações de plano de marketing para e-commerce exigem acompanhamento e monitoramento. O acompanhamento dos resultados deve ser periódico – diariamente, semanalmente, mensalmente ou trimestralmente. Tudo vai depender do seu tempo disponível para isso. O importante é nunca perder de vista a situação da empresa, se está indo pelo caminho certo ou não.

O Google Analytics é uma das ferramentas mais completas para acompanhamento de resultados de campanhas. É possível identificar quantos usuários acessaram o seu site por meio de determinada campanha, além de configurar metas de cadastros, carrinhos e compras.Com a personalização de URLs é possível mensurar os resultados das ações realizadas.

Saiba mais sobre como calcular o ROI, ou retorno sobre investimento das campanhas realizadas, neste post do nosso blog..

Gostou das dicas de plano de marketing para e-commerce? Para criar campanhas que irão te ajudar a alavancar seu negócio você pode contar com a Links Experts. Somos uma agência especializada em mídia e links patrocinados com mais de 50 clientes em todo o Brasil alcançando resultados nos mais variados setores.

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