Renovar é uma necessidade constante. E com um novo ano batendo na porta é importante tirar um tempo para avaliar o ano que passou e começar a planejar novas estratégias de negócio. E quando falamos de marketing online, toda empresa que já passou da fase inicial, vê a necessidade de evoluir e usar técnicas de marketing digital mais avançadas.
E para te ajudar a pensar em novas estratégicas, montamos uma lista com alguns insights para você ir além com seu negócio na internet. São técnicas de conteúdo, SEO, conversão, entre outros que vão estimular novas ideias para o seu planejamento.
Está começando neste universo? Confira nossas dicas de marketing digital para pequenas empresas neste post do blog.
Avançando nas técnicas de marketing digital
Aprender coisas novas abre a mente para possibilidades ainda não exploradas. Além de te estimular a rever as métricas de marketing digital já conquistadas e se desafiar em novos objetivos. E para orientar esse processo, dividimos nossa lista em alguns tópicos que englobam diversas ações.
Conteúdo
O conteúdo é rei. Essa afirmativa é antiga, mas é o conteúdo que desperta e, mais importante, mantém o público interessado na sua marca. Seja em formato de texto, vídeo ou imagem, construí-lo da maneira certa faz a diferença.
Algumas dicas para você montar um conteúdo rei são:
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Domine alguma área específica
Torne-se referência e produza materiais sobre o assunto – vídeos e ebooks são ótimas estratégias. Invista na divulgação dos conteúdos transformando-os em materiais que podem ser usados como fontes em portais de notícias ou por blogueiros.
Se o seu conteúdo é uma informação de utilidade pública, a chance de ele ganhar visibilidade é maior e você, consequentemente, se torna uma fonte de referência.
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Conteúdo social-viral
Quando o assunto é como fazer marketing viral, as mídias sociais são um terreno fértil para criar oportunidades de valorizar os conteúdos que você produz.
Pense no Buzzfeed. Os conteúdos do canal engajam milhares de usuários através do Facebook gerando likes, compartilhamentos e tráfego para o site. O gancho dos conteúdos virais produzidos são assuntos atuais e altamente interativos – quizzes, seriados, filmes, testes, listas – temas que por mais simples que sejam, as pessoas gostam de consumir e dividir.
O resultado é um impulsionamento de tráfego e um reforço incrível da marca, solidificando-a na mente dos usuários. Isso tudo utilizando elementos de surpresa, diversão ou de curiosidade como estratégia para o conteúdo viralizar.
Utilizar o conteúdo social-viral é uma forma de chegar até público alvo e familiarizá-lo com o seu site, criar consciência e começar a ganhar confiança.
Você também pode usar este tipo de conteúdo em um funil mais tradicional para começar a qualificar os clientes potenciais. Você pode usar o conteúdo social-viral para gerar tráfego e depois fazer o remarketing ou outra tática para converter esses visitantes em leads.
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Link-building
Conseguir links que redirecionam para o seu site é outra estratégia que pode ser conseguida através do conteúdo. Isso é relevante, pois conseguir links de outros domínios fortes é uma técnica de marketing digital, especialmente do SEO, que constroem a autoridade de um site.
Pense em outros sites, escritores ou editores. Por que tipo de conteúdo eles se interessam?
Se você estudar sobre isso, perceberá que o tipo de conteúdo que ganha links de sites respeitáveis, geralmente, é um gráfico atraente, um novo estudo ou um recurso especialmente valioso.
Mas não basta simplesmente publicar um conteúdo excelente e aguardar pelos links. É necessário fazer a divulgação do conteúdo para que ele chame a atenção na frente de outros. Por exemplo: fazer pesquisas, compilar contatos, divulgar por e-mail ou pelas redes sociais.
Se você conseguir criar um bom material que seja útil e efetivo pode construir uma boa estratégia para ter um retorno eficiente de link building. Você não precisa de 1.000 artigos para gerar 1.000 links. Você só precisa de um ótimo conteúdo com a estratégia promocional certa.
Dependendo do tamanho do seu mercado, esta estratégia pode significar ter algumas páginas de destino muito fortes e focadas no produto, que são apoiadas pelo conteúdo que é usado para ganhar links.
De qualquer forma, o ponto principal é: seu conteúdo deve funcionar em conjunto para atingir os objetivos desejados. Cada um deve ter um propósito.
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Utilizando dados públicos
Grande parte dos conteúdos que conseguem bom desempenho em link building usam dados para fazê-lo. Estudos, análises ou mapas interessantes – eles estão em toda parte. Todos mundo gosta de ver dados que a princípio parecem difíceis de entender colocados de forma fácil.
E um ponto importante é que não é preciso financiar um estudo de pesquisa caro. Você pode usar dados disponíveis publicamente para criar um conteúdo legal.
Você pode encontrar dados em uma série de fontes, mas aqui estão algumas idéias de onde procurar:
- Bancos de dados públicos/governamentais;
- Google Trends/dados de palavras-chave (interesses regionais, tendências ao longo do tempo, etc.);
- Pesquisas publicadas e relatórios de revistas acadêmicas;
- Publicações comerciais e estudos da indústria;
- Facebook Ads/dados da página.
O segredo para usar essas informações é encontrar maneiras novas e interessantes de abordar os dados. Pegue algo que já existe e melhore, tornando mais fácil de entender. Você pode usar esses dados para criar conteúdos como:
- Infográficos;
- Ferramentas ou recursos de dados interativos;
- Mapas, listas e gráficos;
- Classificações ou rankings;
- Vídeos.
Uma vez que você tem algo legal e interessante, então é apenas uma questão de mostrá-lo às pessoas certas. Envie e-mails para escritores e editores que cobrem sobre o tema. E faça com que seja simples baixar seu conteúdo para que eles possam usá-lo em suas próprias histórias.
SEO
O SEO é outra técnica de marketing digital que pode ser aplicada na sua produção de conteúdo e aprimorada de tempos em tempos com novas estratégias.
Não sabe o que é SEO e SEM? Aprenda a diferença entre cada termo neste post aqui do blog e como aplicar cada estratégia.
Para decidir que tipo de conteúdo escrever para cada palavra-chave, você pode analisar mais do que o volume de pesquisa. O processo para encontrar essa definição é mais manual, porém extremamente útil.
Cada palavra-chave pode ter um “valor”, resultando em conteúdos mais educativos ou informativos – para a página de um produto ou uma resenha, por exemplo.
Dessa forma, uma estratégia interessante é colocar a palavra-chave na pesquisa do Google, analisar os 10 melhores resultados e ver qual o tipo de conteúdo é mais popular. Assim, você consegue criar um conteúdo que reúne as necessidades do usuário que buscam por ela de acordo com o seu valor.
Outra tática interessante para rankear bem seu conteúdo é analisar os termos e palavras mais recorrentes nos links que rankeiam nos 10 primeiros resultados da pesquisa. Para organizar melhor, anote as frases-chave e as seções que aparecem. Liste esses itens em um documento para que você lembre de incluí-los na hora de escrever.
Uma ferramenta que também pode ajudar é o Clearscope, ela vai te poupar esse tempo de análise de links um a um te dando já um relatório completo das palavras mais usadas.
Conversão
Conversion Rate Optimization (CRO) é a sigla em inglês para Otimização de Taxa de Conversão. Se você tem um site – um e-commerce, software, serviço -, uma das suas prioridades é converter seus visitantes em clientes. Fazer com que eles executem a ação principal dentro do site.
Algumas dicas para melhorar o CRO de um site são:
– Use o Google Analytics para retirar alguns insights das suas métricas de desempenho. Observe landing pages com altas taxas de rejeição; possíveis furos no funil de conversão e páginas importantes do site poucos visitadas. Essas páginas de maior importância e com os “piores dados” devem ser as primeiras a serem otimizadas.
– Utilize os mapas de calor e de rolagem para identificar as áreas onde os usuários mais clicam e também até onde visualizam o conteúdo. Sabendo o que chama mais a atenção do usuários é possível criar estratégias mais certeiras. Sites como Crazy Egg, Clicktale e Hotjar podem te ajudar a fazer essas análises.
– Antes de investir em um anúncio que leva a uma determinada página do seu site, avalie se ela oferece todas as informações que o usuário busca. Tenha em mente um foco e construa o conteúdo de modo que ele responda todas as dúvidas. Um título atraente é o principal chamariz para que o usuário leia todo conteúdo.
– Faça testes A/B para avaliar hipóteses e identificar que tipo de mudança faz a diferença na Otimização da Taxa de Conversão. Por exemplo, quer mudar o layout de uma página do seu site? Faça um teste A/B para medir qual gera uma taxa de conversão dos visitantes em leads maior. Ferramentas como o Google Analytics e Optimizely (paga) possuem recursos para fazer esses testes.
Quer aprender mais dicas de como aumentar visitas no site? Leia os 5 passos certeiros e simples para colocar em prática neste post exclusivo aqui do blog.
Copywriting
O fator determinante que vai fazer o leitor continuar no seu texto após o primeiro parágrafo, é construir um bom copywriting. Para prender o leitor do início ao fim do seu post, você precisa fornecer argumentos e questionamentos que despertem a atenção e gerem a curiosidade de saber a resposta.
Algumas técnicas que você pode usar como gancho para cativar o leitor logo nas primeiras linhas do seu texto são:
- Faça uma pergunta: a pergunta é sempre um gancho excelente porque exige uma resposta. Exemplo: “Isso já aconteceu com você?” ou “Você já desejou poder entrar na mente de um grande escritor?”;
- Entre na cabeça do seu leitor: Exemplo: Frustrante, não é? Você trabalha incansavelmente em seu conteúdo, mas ninguém lê.
- Use o título como parte da introdução: o título é uma pergunta e a frase de abertura é uma resposta. Exemplo: Título: Posso confiar em você? A primeira linha do post: Todos fazem essa pergunta.
- Faça uma declaração que o seu leitor vai concordar: isso funciona porque quando você afirma algo sobre o qual seu leitor concorda, ele pensa “eu preciso ler isto”. Exemplo: Eu acho que você vai concordar comigo, é uma luta constante envolver os leitores do seu blog com um conteúdo novo e interessante.
- Abra com um teaser: isso deixa o leitor se questionando sobre o que você vai contar. Exemplo: Quer aprender como atrair seu público para o seu conteúdo aproveitando um comportamento humano inato?
O conceito de “user first”
Outra técnica de marketing digital muito utilizada nas estratégias online é a do user first, isto é as ações são centradas no usuário.
Mas o que é um usuário? Você é um usuário. Assim como seus colegas de trabalho, funcionários, familiares e amigos. Todo mundo que interage com um negócio através de seu site, intranet, aplicativo móvel, página do Facebook ou qualquer outro canal é um usuário. E todos juntos, são mais influentes do que alguns poucos que compraram produtos e serviços de uma empresa.
Os blogueiros, os amigos e os críticos de uma área criam um conceito de opinião pública que molda as marcas e impulsiona as vendas. Empregados, parceiros de negócios e candidatos a cargos influenciam o desempenho operacional e, por extensão, a marca e as vendas. Os usuários vêm em muitas formas diferentes, mas todos querem o mesmo: que sua vida seja facilitada.
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O user first na prática
A Mint é uma empresa norte americana de financiamento pessoal online e focada na experiência do usuário, também chamada de user-friendly.
O CEO da empresa Aaron Patzer utilizava os programas Quicken da Intuit e o Microsoft Money para gerenciar seu dinheiro, mas achava-os incrivelmente tediosos. Um dia em vez de gastar horas preenchendo as lacunas de entradas, começou a conceituar um software de finanças pessoais que seria tão fácil de usar, as pessoas realmente usariam.
Hoje, a Mint.com é de uso gratuito e combina de forma precisa e confiável 85% de todas as transações com suas categorias de gastos adequadas (uma vantagem em relação aos concorrentes) e usa a publicidade de forma a beneficiar seus usuários.
Em vez de vender espaço para propagandas chamativas, as mensagens publicitárias da Mint são adaptadas a cada usuário e fornecem informações para economizar dinheiro. O começo foi tão bem sucedido que, dois anos após o lançamento, a Intuit comprou a Mint por US$170 milhões, fechou o serviço Quicken Online e contratou a Patzer como vice-presidente e gerente geral do grupo de finanças pessoais da empresa.
As empresas como a Mint que planejam boas estratégias digitais permitem que a técnica de user first penetre em todos os níveis de estratégia e operação.
As lideranças das empresas, em cada momento decisivo, devem se perguntar: “Estou tornando a vida dos usuários mais fácil?”. É certo que isso é um grande desafio, mas se resume a: aprender o que vai melhorar a vida dos usuários e depois descobrir como dar isso eles de uma forma que complemente seus objetivos. E não peça nada em troca.
Quando produtos e serviços digitais de uma empresa satisfazem as necessidades reais dos usuários, eles se apaixonam e, muitas vezes, fazem a propaganda para todos os seus amigos. Torne-se indispensável para seus usuários e os clientes seguirão.
Gostou dos nossos hacks para usar técnicas de marketing digital mais avançadas? Conte pra gente nos comentários qual chamou mais sua atenção.
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