quanto-custa-marketing-digital

Quanto custa o marketing digital: divulgando seu negócio na internet

O marketing digital envolve muito mais do que apenas como colocar um site na primeira página do Google. Muitas estratégias estão envolvidas na criação de um plano de marketing para que ele seja realmente eficiente e valha o investimento. Portanto, responder quanto custa o marketing digital para uma empresa não é uma tarefa das mais simples.

Atualmente, o principal objetivo dos pequenos e médios empresários, principalmente com o boom das redes sociais, é aprender como vender mais pela internet. E você pode começar a investir qualquer valor, mas todo o processo de definição precisa estar de acordo com o objetivo a ser atingido.

O marketing digital para pequenas empresas pode parecer um investimento alto a princípio. E o primeiro ponto antes de começar o trabalho de marketing digital é avaliar a situação financeira da empresa.

O meio digital possibilita desenvolver ações com custos muito menores se comparado aos meios tradicionais de comunicação. Se a empresa tiver um Administrativo Financeiro bem estruturado, o investimento poderá evoluir com a crescimento do negócio.

E essa evolução exige conhecimento e disposição seja para criar um departamento de Marketing na empresa, contratar um freelancer ou agência especializada nesse setor. Esta definição é um ponto importante para saber quanto vai custar investir em marketing digital.

Quanto custa o marketing digital: definindo o profissional

Para começar a estruturar quanto custa investir em marketing digital, você vai precisar ter a noção de todos os pontos que precisarão de investimento. Geralmente, será preciso de:

  • Profissionais capacitados: agência, freelancer ou funcionários contratados.
  • Ferramentas e mídias: algumas ferramentas de marketing online são gratuitas, mas outras exigem investimentos como links patrocinados, anúncios do Facebook, ferramenta de disparo de e-mail marketing, ferramentas de análise de resultados, etc.
  • Estrutura de trabalho: investimento em computadores, softwares, câmeras, etc.

Para criar um panorama de orçamentos com médias de valores, seguiremos como parâmetro três serviços principais – conteúdo, design e mídia paga – para desenvolver uma boa estratégia de marketing digital.

Lembrando que o valor funciona apenas como uma média, cada empresa ou profissional, tem seus critérios para precificação. Por isso, se você planeja investir em marketing digital, antes de contratar faça uma boa busca por orçamentos. Depois compare todos para decidir o melhor caminho para sua empresa

Quanto custa marketing digital: orçamento básico

Uma pequena empresa que ainda não tem grande disponibilidade de investimento, mas que já conseguiu traçar um objetivo inicial para o trabalho de marketing digital, pode se encaixar nessa categoria de investimento.

Inicialmente, a empresa pode investir em um trabalho de Gestão de redes sociais. O Produtor de conteúdo será o responsável pela criação de textos diários para cada uma das redes sociais a serem trabalhadas, seguindo o tipo e a linguagem definidas para a marca.

Além disso, também são funções do Conteúdo, a criação de textos para campanhas especiais definidas pelo setor de Planejamento e a monitoramento e SAC 2.0, fazendo a interação com o público da marca.

Já o Design é o setor responsável por criar toda a identidade visual da marca no meio online, aplicando os elementos que a identificam. O designer cria os posts diários de acordo com a definição do Planejamento, além de criar a identidade das campanhas para ações específicas de venda ou institucionais.

Em um trabalho básico de marketing digital como o de redes sociais, o investimento em Mídia paga é essencial. Com o alcance orgânico perdendo força, é importante ter uma verba mensal para investimento nas ações e conteúdos planejados. Saber como anunciar no Facebook Ads traz resultados importantes para seu negócio.

  • Conteúdo: R$1.400
  • Design: R$1.600
  • Mídia paga: R$500 (investimento base mensal, podendo variar. Apenas em anúncios nas redes sociais)

Quer mergulhar no universo da comunicação online? Leia mais dicas de marketing digital neste post do nosso blog.

Quanto custa marketing digital: orçamento médio

Se a empresa deseja dar um passo a mais e aumentar o investimentos em ações de marketing, pode englobar além das redes sociais o desenvolvimento de um site, por exemplo.

Agregando a estratégia de redes sociais, a criação dos textos de um site também deve seguir um planejamento estratégico. Isso para que os texto também sejam atrativos, usem palavras-chave relevantes para o negócio e contribuam para um bom ranqueamento. Aliás, o CRO é um dos segredos para um site de sucesso.

A criação do design de um site, deve levar em conta critérios de navegabilidade e também os fatores de SEO (otimização para mecanismos de busca). Nessa etapa do trabalho, a adaptação da identidade visual deve ser usada para garantir que a marca seja percebida da mesma forma nas redes sociais empresariais e no site oficial.

Com um site, o investimento em links patrocinados no Google Adwords, por exemplo, é uma estratégia para divulgar o site e conseguir as primeiras visitas. Além disso, o investimento em mídia paga nas redes sociais pode contribuir para o aumento de acessos com a criação de campanhas especiais.

  • Conteúdo: R$1.800
  • Design: R$2.500
  • Mídia paga: R$1.000 (investimento base mensal, podendo variar)

Quanto custa marketing digital: orçamento alto

A empresa consolidou sua presença nas redes sociais, construiu um site bem estruturado e moderno e agora pode investir no trabalho de ranqueamento através do SEO e gerar leads qualificados com uma estratégia de Inbound Marketing.

Entenda tudo sobre o que é SEO e SEM e como essas estratégias funcionam para alavancar o seu site.

O site da empresa é o primeiro contato que as pessoas tem com a marca. Por isso, neste ponto você precisa mostrar todo seu potencial, integrando suas ferramentas de comunicação online.

E a produção de conteúdo cresce neste ponto do trabalho, já que além das redes sociais, o blog do site cria uma nova demanda por conteúdos que irão atrair o seu público. Entendendo o que é Inbound Marketing e criando uma estratégia bem elaborada, será preciso de uma produção de conteúdo intensa.

A intensidade do volume de trabalho também se estende ao Design. A criação diária de posts para redes sociais, se soma a diagramação de e-books personalizados, e-mails marketing, infográficos e muito mais.

Neste ponto, o valor dos investimentos em mídia paga pode aumentar englobando redes sociais (as vezes mais de uma), os links patrocinados, remarketing, conversão por landing pages. O investimento é norteado pelo planejamento financeiro da empresa que definirá com exatidão a verba disponível.

  • Conteúdo: R$2.800
  • SEO: R$3.000
  • Design: R$3.500
  • Mídia paga: R$5.000 (investimento base mensal, podendo variar)

Gostou de entender melhor os fatores que influenciam quanto custa o marketing digital para uma empresa? Compartilhe com a gente nos comentários como você faz sua comunicação na internet.

E para trabalhar melhor seus investimentos em mídias pagas e links patrocinados conte com a experiência de Link Experts. Estamos a mais de 5 anos trabalhando, exclusivamente, em mídias online com clientes dos mais diversos segmentos em todo o Brasil. Entre em contato com a nossa equipe e transforme seus investimentos em resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *