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Google Adwords para iniciantes: guia express para entender a ferramenta

O Google é o principal mecanismo de busca utilizado no mundo. Para você ter uma ideia, são feitas mais de 3 bilhões de pesquisas diariamente. E com tamanha força no mercado, a empresa expandiu os seus produtos e criou o Google Adwords, sua ferramenta para criação de links patrocinados.

Se a sua empresa possui um site, com certeza você já ouviu uma explicação entusiasmada de porque anunciar no Google, certo? E não é sem razão. Os anúncios do Google Adwords, quando bem executados, trazem resultados importantes para os negócios.

E para mostrar que a plataforma não é um bicho de sete cabeças, montamos um guia express de Google Adwords para iniciantes. Nele você aprenderá os conceitos chave da ferramenta e quais vantagens ela oferece. Além disso, destacamos algumas dicas iniciais para você aplicar nos seus primeiros anúncios.

Guia express de Google Adwords para iniciantes

Afinal, o que é Google Adwords e qual sua importância para os negócios?

O primeiro passo do nosso guia de Google Adwords para iniciantes é entender o que é a ferramenta e para que ela serve.

O Google Adwords é uma ferramenta desenvolvida pelo Google para a criação de links patrocinados dentro do buscador. O objetivo dos anúncios é fazer com que a sua empresa seja encontrada no momento que seus potenciais clientes buscam por uma solução.

E para atender às necessidades dos anunciantes, estão disponíveis vários formatos de anúncios que podemos reunir em 4 grupos maiores:

1- Rede de pesquisa

A Rede de Pesquisa é a mais utilizada e com ótimas opções de segmentação. Através dela, os anúncios são veiculados de acordo com a palavra-chave digitada pelo usuário. Por exemplo, se você é um e-commerce de uma pequena empresa como uma floricultura, pode mostrar seu anúncio para buscas como “tipos de flor para dar de presente” ou “floricultura que entrega em São Paulo”.

2- Rede de display

Já na rede de display os anúncios são executados em formato de banners tradicionais ou dinâmicos, através de uma rede de sites parceiros. Assim, os anunciantes podem chamar a atenção dos usuários enquanto eles navegam em seus sites favoritos. A Rede de Display também é bastante utilizada nas estratégias de remarketing no Adwords.

Conheça os formatos de banners do Google Display e saiba como incluir esse tipo de anúncio na estratégia de divulgação do seu negócio.

3- Vídeos no Youtube

Os anúncios executados em vídeos no Youtube também são criados a partir do Google Adwords. Existem as opções de anunciar antes de um vídeo começar, deixando livre a opção do usuário “Pular o anúncio”; de colocá-los no meio dos vídeos e também de anunciar em páginas específicas dentro do Youtube.

Leia mais: Quanto custa anunciar no Youtube neste link do nosso blog

4- Google Shopping

Os anúncios do Google Shopping são anúncios dinâmicos que aparecem nos resultados de busca quando o usuário procura por um produto específico. Uma opção ótima para os e-commerces.

De acordo com a rede escolhida,você anunciar local e até mesmo globalmente, atrair mais clientes, alcançando as pessoas certas no momento certo. E tudo isso baseado nos resultados de desempenho que o Google Adwords fornece para cada campanha.

Algumas vantagens que destacamos sobre o Google Adwords são:

Conceitos chave de Google Adwords para iniciantes

O segundo ponto do nosso guia de Google Adwords para iniciantes é a apresentação de alguns termos importantes. Conhecê-los irá facilitar seu trabalho na hora de criar os anúncios e na interpretação dos resultados.

Anúncios: são os criativos da sua publicidade. Podem ser no formato de texto, banner ou vídeo.

Campanha: um conjunto de grupos de anúncios que compartilham um orçamento, uma segmentação por local e outras configurações.

Grupos de anúncios: contém um ou mais anúncios segmentados de acordo com um tema comum. Por exemplo: grupos de anúncios por tipo de produto ou serviço oferecido.

CPC (Custo por clique): significa que você paga a cada clique que recebe em seus anúncios. Leia mais detalhes sobre o que é CPC (Custo por Clique) neste post do nosso blog.

CPC máximo (Lance máximo de custo por clique): é o maior valor que você deseja pagar por um clique em seu anúncio.

CPC real (custo real por clique): valor final que você paga por um clique. Nem sempre você pagará o valor máximo estipulado. Este serve como uma base para controlar seus investimentos.

CPC médio:  tem como base seu custo real por clique (CPC real) que é o valor final do clique. Um exemplo de cálculo de CPC médio é: seu anúncio recebeu 2 cliques, um no valor de R$0,20 e outro no valor de R$0,40, resultando em um custo total de R$ 0,60. Você dividirá R$0,60 (custo total) por 2 (número total de cliques) para ter um CPC médio de R$0,30.

Conversão: é o número de ações realizadas de acordo com o objetivo do anúncio. Entre os objetivos de conversão temos: ações no site, ligações, downloads de aplicativos, fazer uma compra, etc.

Impressão: é a frequência com que seu anúncio é exibido. Seja em uma página de resultados de pesquisa ou em outro site da Rede do Google.

Palavras-chave: palavras ou frases que descrevem seu produto ou serviço. Conheça as opções de correspondência de palavra-chave do Google.

Remarketing: são campanhas voltadas especialmente para usuários que já visitaram seu site. O objetivo é aumentar a taxa de conversão daqueles usuários que saíram da sua página sem executar nenhuma ação e trazê-los de volta, usando um atrativo.

Google Adwords para iniciantes: 3 dicas aplicar em seus anúncios

  1. Crie um CTA (chamada para ação) atraente

Um Call-To-Action ou chamada para ação é algo que você quer que o usuário faça. É um termo que você ouve muito na publicidade online. Alguns exemplos de CTAs mais populares em anúncios são:

– Ligue hoje!
– Peça agora
– Faça uma avaliação gratuita
– Reserve sua viagem
– Compre on-line por apenas …
– Faça o download agora

Incluir um Call-To-Action tem duas finalidades:

  1. Otimize palavras-chave negativas

Uma das ferramentas mais poderosas à sua disposição para garantir a integridade da sua campanha do AdWords é otimizar as palavras-chave negativas. O AdWords permite que você especifique quais palavras-chave não são adequadas para o seu produto ou serviço.

Ao dizer ao Google o que seu produto não é, você impede que seus anúncios sejam exibidos em pesquisas de palavras-chave que não correspondam com a intenção de seus clientes. Concentrar-se nas necessidades de clientes qualificados ajuda você a economizar muito dinheiro.

Leia mais sobre palavras chaves negativas do Adwords e como usá-las em suas campanhas neste post do nosso blog.

  1. Não junte campanhas de Pesquisa e Display

Display e Pesquisa não se misturam. Cada canal é muito diferente e exige táticas específicas para serem bem-sucedidas. As campanhas de Display são mais um canal de marketing e exigem anúncios e configurações completamente diferentes para fazê-los funcionar bem.

Crie anúncios separados e específicos para cada rede. Assim, você consegue avaliar melhor o desempenho de cada uma e verificar qual funciona melhor para o seu negócio.

Gostou do nosso guia de Google Adwords para iniciantes? Compartilhe com a gente nos comentários os seus resultados usando a ferramenta.

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