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Palavras-chave negativas do Adwords: o que são e como utilizá-las em seu negócio

Se você já aprendeu o que é e como funciona Google Adwords está cansado de ouvir falar em palavra-chave. Entretanto, para ter uma campanha de sucesso com resultados positivos e usuários qualificados, é preciso mais do que selecionar os termos pelos quais deseja ser encontrado. Selecionar os termos que não deseja também é fundamental para o sucesso de uma campanha. É aí que entram em cena as palavras-chave negativas do Adwords.

Utilizar a funcionalidade de palavras-chave negativas do Adwords significa que dentro dos grupos de anúncios ou das campanhas criadas na plataforma, você pode designar as variações de termos que você não deseja incluir no grupo de palavras que você quer comprar os cliques que você pagará.

O sistema de anúncio das campanhas no Google Adwords é feito por leilão. O pagamento é realizado a cada clique que um usuário dá em seu anúncio. Assim o valor da campanha é calculado pelo o que chamamos de CPC ou Custo por Clique.

Quando você exclui, por meio das palavras-chave negativas, termos que não estão relacionados ao seu negócio ou objetivo, você evita que um usuário não qualificado (que não tem interesse em sua oferta) clique em seu anúncio. Fazendo isso, você se previne de pagar por um clique que não converterá e diminui as chances de queda no índice de qualidade de seu anúncios.

Por exemplo: você tem um curso de inglês e está fazendo uma campanha com a palavra-chave curso de inglês online. Seu objetivo é vender seu serviço. Provavelmente, você não quer que alguém que esteja pesquisando por curso de inglês online grátis encontre e clique no seu anúncio. Dessa forma, você negativa as palavras: grátis, gratuito, gratuita.

Resumindo, as palavras-chave negativas dizem ao Google quais termos de pesquisa não são relevantes para o seu negócio. Portanto, não cria impressões de anúncios para buscas que não levem a vendas ou conversões qualificadas. Isso evita que que você aumente seus gastos com cliques que não trarão resultados para seus negócios. Esse controle é fundamental para manter em dia seu planejamento e orçamento de marketing.

Como adicionar palavras-chave negativas do Adwords em suas campanhas

Você pode adicionar palavras-chave negativas em sua campanha ou no grupo de anúncios. Para isso, basta seguir alguns passos simples.

  1. Acesse o site google.com.br/adwords
  2. Faça login com seu email cadastrado do Gmail.
  3. Acesse a opção campanhas.
  4. Entre na opção “palavras-chaves”.
  5. Role para baixo até encontrar a aba “palavras-chaves negativas”.
  6. Selecione qual grupo de anúncios ou campanhas você deseja que as palavras-chaves negativas sejam aplicadas.
  7. Após a seleção, digite a lista de palavras-chaves negativas que deverão ser aplicadas, uma em cada linha, e salve.

Para entender ainda melhor como adicionar palavras-chave negativas do Adwords em sua campanha você pode assistir ao vídeo abaixo produzido pelo próprio Google.

Como encontrar palavras-chave negativas do Adwords para seu anúncio

Nem sempre as palavras-chave negativas são tão óbvias como as do exemplo acima – gratuito e grátis. Muitas vezes, os termos fogem do foco da sua ação.

Você pode utilizar a ferramenta de palavras-chave do Adwords para encontrar termos que deseja excluir. O Relatório de Termos de Pesquisa mostra as consultas de pesquisa reais que as pessoas digitaram para ativar seus anúncios do Adwords. Ou seja, através desse relatório é possível entender quais buscas (exatamente como foram feitas pelo os usuários) ativaram seu anúncio e fez com que ele clicasse.

Depois de ter uma compreensão dos tipos de consultas que desencadearam seu anúncios, você pode criar listas de palavras-chave positivas e negativas. Este método pode produzir alguns resultados que te ajudarão a  selecionar termos pesquisados que não resultam em usuários qualificados.

Para ter acesso a esses dados, acesse sua conta do AdWords e, na área de “palavras-chave” clique em Detalhes da palavra-chave e, depois, em Todas. Em seguida, serão listadas as formas pesquisadas para as quais seu anúncio foi exibido e você poderá começar a fazer a verificação de palavras.

Entenda na prática como funciona a utilização de palavras-chaves negativas do Adwords

Um site de concorrência criativa, que tem como proposta intermediar designers e micro empresários que desejam criar logomarca de sua empresa, realiza uma série de campanhas pagas por meio de links patrocinados no Adwords com a palavra-chave criar logo.

Entretanto, por meio do Relatório de Termos de Pesquisa identificou-se que termos como logo siemens, logo x-box, facebook logo, estavam resultando em cliques, o que claramente não gera qualquer resultado positivo.

Pelo contrário, acarreta custos a cada clique não qualificado, aumenta a taxa de rejeição do site, pois o usuário entra e sai rapidamente, e pode ser negativo também para o Índice de Qualidade dos anúncios.

Além desses termos, que são claramente buscas que não estão relacionadas ao serviço oferecido, termos como letras para logos, programas de, tipos de logotipos, se relacionam com o serviço oferecido. Mas eles não são buscas feitas por quem deseja comprar o serviço ofertado, trata-se de um outro público. Por isso é tão importante conhecer seu público, o que ele deseja, quais são suas dúvidas e como você pode ajudá-lo a resolver.

Utilização das palavras-chaves negativas do Adwords e sua influência no cálculo do ROI (Retorno sobre Investimento)

Se você ainda não sabe como calcular o ROI , ou seja, como calcular o retorno que cada investimento feito por sua empresa trouxe, está na hora de se preocupar em aprender. Trata-se de uma das métricas de marketing digital mais importantes. Isso porque, por meio da medição do ROI é possível identificar qual resultado, positivo ou negativo, cada investimento da empresa trouxe.

Trata-se de um cálculo simples: utiliza-se o lucro obtido com uma ação, subtrai-se dele o valor do investimento e divide-se o resultado dessa subtração pelo valor do investimento.

ROI = (lucro – investimento / investimento)

Como você pode perceber o valor do investimento é muito importante para o cálculo do ROI. E é exatamente aí que a utilização de palavras-chaves negativas do Adwords é fundamental para a medição dessa métrica e para o sucesso de uma campanha.

Como no Adwords você paga por cada clique que um usuário dá em seu anúncio, quando usuários não qualificados, que encontraram seu anúncio por meio de uma pesquisa com termos que não interessam a sua empresa, clicam nele, você tem um gasto, ou seja, um aumento do investimento realizado. Em contrapartida, não há um aumento do lucro, uma vez que esse usuário não tem interesse em seu serviço ou produto.

Quando há um aumento do número de cliques no anúncio sem que haja um aumento do retorno desses cliques, o cálculo do ROI é afetado. O resultado será um ROI menor do que poderia ter sido conquistado, caso esses usuários não qualificados não tivessem encontrado o anúncio. Ou seja, a utilização das palavras-chaves negativas, influencia diretamente no resultado de suas campanhas.

Resumindo, quando utilizadas corretamente, as palavras-chave negativas ajudam a economizar orçamento, aumentar o ROI e trazer usuários qualificados para sua página.

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