Você cria anúncios de links patrocinados, mas faz o gerenciamento de campanhas no Google Adwords corretamente? Muitos anunciantes só concluem que um anúncio não deu certo quando conferem seu desempenho ao final da campanha. Com isso, perdem a chance de otimizar os resultados por não fazerem um gerenciamento adequado e atento.
E é esse acompanhamento que te ajuda a entender tudo sobre Adwords conforme você analisa e acompanha as campanhas que cria. E para melhorar seus conhecimentos sobre a ferramenta é preciso estudar e buscar por tudo que pode facilitar seu trabalho.
Leia mais: Google AdWords para leigos: um resumo em 15 minutos
E para te ajudar a melhorar o gerenciamento de campanhas no Google Adwords reunimos algumas dicas você usar e melhorar os resultados dos seus anúncios.
Dicas de gerenciamento de campanhas Google Adwords
Com tantas tarefas por dia, ser uma pessoa produtiva é uma tarefa desafiadora. Mas muitas coisas no seu trabalho podem ficar mais ágeis se você domina o que está fazendo e encontra meios de facilitá-las.
No caso do gerenciamento de campanhas no Google Adwords, nossas duas primeiras dicas são: o Adwords App e o Google Academy for Ads.
Adwords App: gerencie suas campanhas pelo celular
Nem sempre você está no computador para fazer uma alteração de última hora na sua campanha não é mesmo? E para facilitar esse gerenciamento existe o aplicativo gratuito do Google Adwords – disponível para Android e IOS – que permite fazer todo gerenciamento p00elo celular.
A interface do aplicativo foi criada para recriar ao máximo a do site online, incluindo todas as funções úteis para o gerenciamento das campanhas.
Entre as vantagens de usar o Adwords App, destacamos:
– Suporte: através do aplicativo você tem acesso ao poderoso time de suporte do Google para tirar suas dúvidas com agilidade.
– Notificações: assim como qualquer app, você pode habilitar essa função e receber notificações importantes sobre suas campanhas como faturamento, pagamento, dentre outras.
– Atualizar dados e informações: o aplicativo permite a edição das campanhas, função que antes ficava restrita ao computador.
– Gerenciamento de Campanhas: o app tem todas as funções que existem no computador: pausar campanhas, ativar, reformular, atualizar e gerenciar grupos de palavras chaves, etc.
– Acompanhar resultados: essa é uma função importante e que facilita o acompanhamento das campanhas. Você tem disponíveis os gráficos, faturamento e tudo o que é necessário para verificar o sucesso do seu anúncio.
Google Academy for Ads: estudar para aplicar
Você pode ter todos os meios para facilitar seu acesso a sua conta e fazer o gerenciamento de campanhas no Google Adwords, mas se faltar conhecimento da ferramenta não adiantará muita coisa.
O Google Academy for Ads é uma plataforma digital gratuita, desenvolvida pela Google, com cursos completos. E nada melhor do que aprender direto da fonte sobre como usar melhor as ferramentas e criar bons links patrocinados.
Outra vantagem é que se você já conhece o básico sobre o Adwords e quer aprender dicas sobre gerenciamento de campanhas, pode ir direto para este módulo dentro da plataforma.
De acordo com o seu interesse pelos conteúdos escolhidos, você é direcionado para outras capacitações conforme vai aprendendo e estudando.
Então se você deseja dominar a área de links patrocinados do Adwords, a plataforma é perfeita. Com ela você vai aprender a criar anúncios melhores, mais otimizados e com maior potencial de resultados.
Entre os temos disponíveis para estudo você encontra:
– Conceitos do ambiente digital
– Básico sobre Adwords
– Rede de Display
– Vídeo Marketing
– Double Click Bid Manager
Até agora citamos meios de você se capacitar e também para facilitar o acesso a sua conta do Google Adwords. A seguir, vamos te ajudar com mais 5 dicas diretamente relacionadas ao gerenciamento de campanhas do Google Adwords.
5 dicas para otimizar suas campanhas após o lançamento
1- Acompanhe tudo!
Certifique-se de ter o Google Analytics (ou outra ferramenta de análise) instalado no seu site. Independentemente de onde vem os acessos, quanto mais dados você tiver, melhor você entenderá como suas campanhas estão sendo realizadas.
No Google Analytics, você pode acompanhar as taxas de retorno, o tempo no site e as conversões, para determinar os pontos fortes e fracos das suas campanhas.
Aprenda como colocar o Google Analytics em seu site em apenas 7 minutos neste post do nosso blog.
2- Monitore o desempenho das palavras-chave
Verifique regularmente o desempenho das palavras-chave para cada uma de suas campanhas. Nos estágios iniciais de uma campanha, isso deve ser feito todos os dias. Uma vez que as coisas estiverem sob controle, você pode monitorar de 2-3 vezes por semana.
Cuidado com as palavras-chave que estão atraindo tráfego, mas não conversões. Ou palavras-chave com altas taxas de rejeição. Você está pagando por esses cliques, então, se eles não estão se transformando em leads ou vendas, pause essas palavras-chave imediatamente!
Leia mais: Como usar a ferramenta de palavras chaves do Google Adwords na criação das suas campanhas.
3- Ajuste os lances para o posicionamento ideal do anúncio
Outra dica importante de gerenciamento de campanhas do Google Adwords é: ao revisar suas campanhas, preste muita atenção às posições em que seus anúncios estão aparecendo. Às vezes, quando as palavras-chave têm uma taxa de cliques muito baixa, é porque os anúncios em que aparecem são muito baixos na página.
Tente aumentar lentamente sua oferta em alguns dias até o anúncio se mover para uma posição mais alta, o que deve se traduzir em mais cliques.
4- Teste variações de anúncios
Faça testes constantemente! Em cada um de seus grupos de anúncios, verifique se você está executando pelo menos duas versões de anúncios diferentes. Depois de recolher dados suficientes para decidir qual versão está melhor, exclua a de pior desempenho e adicionar uma nova variação. Isso permite que você faça melhorias ao longo da vida útil da sua campanha.
5- Expanda sua lista de palavras-chave
Quando você notar que as palavras-chave estão gerando tráfego e conversões de qualidade em uma base regular, considere expandi-las de ‘Correspondência exata’ para ‘Correspondência ampla’. Isso permitirá que seu anúncio apareça para mais frases de pesquisa, o que pode significar obter mais tráfego.
Se você expandir para ‘Correspondência ampla’, certifique-se de monitorar quais frases estão lhe enviando tráfego. Quando você notar alguma que seja irrelevante para o seu negócio, adicione-as à sua lista de palavras-chave negativas.
Saiba o que são palavras-chave negativas do Adwords e como utilizá-las em seu negócio.
Gostou das nossas dicas de gerenciamento de campanhas do Google Adwords? Conte pra gente nos comentários os resultados que você já obteve ou que deseja melhorar com os links patrocinados.
A Links Experts é uma agência especializada em links patrocinados e mídias pagas com foco em resultado. O investimento é personalizado de acordo com a realidade de cada cliente e não exigimos orçamento mínimo ou tempo mínimo de contrato. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como começar a investir.