O Instagram tem mais de 800 milhões de usuários. Imagine você, mesmo tendo a oportunidade, deixando de conversar com 800 milhões de potenciais clientes? Impossível, não é mesmo? Pois bem, é disso que você está abrindo mão não criando uma conta no Instagram.
Só esse já seria um excelente motivo sobre por que usar Instagram para empresas.
Mas hoje nós separamos outros 8 cruciais para te convencer de vez criar uma conta para sua empresa na Rede Social.
O Instagram é a Rede Social com maior engajamento
Se é por ser totalmente visual, ou por apresentar uma interação muito fácil (um clique e curtiu!), nós não sabemos. Mas a verdade é que o Instagram é a Rede Social com maior engajamento no mundo.
Seus usuários são fiéis e mais de 63% deles checam plataforma todos os dias. Chegando a gerar um engajamento até 4 vezes maior que o Facebook.
Melhor criar um anúncio para um público que já está prestando atenção no assunto, não é mesmo?
Baixo investimento inicial
Você não paga nada para criar uma conta para sua empresa no Instagram. E para começar uma campanha paga, o investimento mínimo pode ser entre $1 e $5, divididos entre diário e vitalício.
Neste post nós explicamos com detalhes quanto custa anunciar no Instagram.
Você ainda tem a opção de subir até seis fotos e entender com qual seu público interage mais. Vai decidir, baseado em dados, qual a melhor peça gráfica que você pode divulgar.
Você consegue falar direto com seu consumidor
Pense que antigamente, para falar direto com seu futuro cliente, você tinha que sair da sua casa e começar esse contato. Ou se desdobrar criando situações para que ele fosse até você. Hoje você está a um clique de entrar na rotina dele.
As Redes Sociais são aplicativos que eles escolheram para ter em seus aparelhos celulares. Quando você veicula um anúncio ali, está iniciando um contato extremamente direto e às vezes até pessoal.
Quando as estratégias são bem montadas e focadas em um público alvo específico, você consegue a Identificação do usuário e sua real atenção.
Como foi o caso da Farm. O Instagram da marca de roupa carioca mostra não só seus produtos, mas também cultua um estilo de vida baseado no astral carioca que, pelo posicionamento da empresa, é alegre e despojado. No feed deles você vê fotos de roupas e comunicados da loja, mas há ainda mais imagens que inspiram as pessoas a viverem mais como a Farm se posiciona.
Só no Instagram oficial a empresa já tem mais de 741 mil seguidores, além de vários perfis de vendedores e admiradores da marca.
A audiência já existe
A audiência do Instagram já existe. Mais de 500 milhões de pessoas checam a Rede Social diariamente a procura de informação. O que você precisa fazer é montar uma estratégia de Marketing boa e se destacar nesse cenário.
Você pode fazer anúncios direcionados
Assim como no Facebook, no Instagram você pode direcionar suas campanhas para públicos específicos.
Se você tem uma loja de shampoos especializada em cabelos cacheados, pode escolher o público que curtiu páginas que indicam interesse no mesmo assunto. Pode selecionar também a localização onde o anúncio vai aparecer, baseado na sua estratégia e área de entrega.
Uma estratégia de campanha totalmente direcionada.
Anúncios por Hashtags
Outro ponto para levar em consideração na hora de pensar porque usar o Instagram para empresas, é a facilidade de levar sua marca para outros seguidores apenas usando uma Hashtag.
Hashtags são palavras acompanhadas de “#” que agrupam várias postagens dentro do Instagram. Toda vez que eu posto uma foto e uso #lookdodia, por exemplo, eu coloco minhas fotos em um feed com todas as outras publicações relacionadas a esses assuntos. E, se uma pessoa de manhã procurou por essa hashtag para se inspirar na hora de montar o look para o trabalho, ela pode encontrar a minha publicação e se conectar a minha marca.
Prospecção de Clientes
Outra estratégia é usar o Instagram não só para atrair clientes, mas também para prospectar.
Você pode segui-los, curtir, comentar, interagir com quem você considera seu público alvo e apresentar seu serviço como alternativa.
Existem ferramentas, como o InstaRocket, que fazem esse gerenciamento. Você programa comentários automáticos em fotos que usem a hashtag da sua marca, ou alguma relacionada ao seu produto.
Mensuração de Campanhas
Essa é um motivo que nós listamos para toda estratégia de Marketing Digital, porque é um diferencial gigante nas campanhas online.
No Instagram você consegue ver onde está investindo seu dinheiro e qual retorno isso te trás. Através das ferramentas de monitoramento você pode ver para quantas pessoas seu anúncio apareceu e quantas delas compraram, montando um funil de vendas com métricas claras.
E você pode parar as campanhas quando quiser. Diferente de um banner, que você não pode corrigir quando já foi impresso, você pode parar suas campanhas de Instagram sempre que for necessário.
Pronto! Nossos oito principais sobre por que usar Instagram para empresas.
O que achou? O segredo é entender o seu público e criar campanhas pensadas nele. Só jogar fotos bonitas definitivamente não vai trazer resultado. Mas, com uma estratégia profissional o Instagram pode até se tornar a principal fonte de tráfego para o seu site.