Com mais da metade das pessoas do país acessando a internet, um e-commerce parece uma boa oportunidade de sucesso, certo? Certo! Porém, essa não é uma ideia inovadora. Além de estar online, você tem que entender como montar um e-commerce de sucesso, que tenha um diferencial.
Se você já vende seu produto offline, e já conhece seu público, a tarefa fica mais fácil. Se está começando do zero, procure entender quem é o seu público alvo e como se comunicar com ele antes de qualquer outra coisa. Isso vai influenciar em diversas escolhas. Por exemplo, se você vende um produto exclusivo, como tapetes importados, e seu público reconhece que os produtos vem de fora, pode ter um prazo de entrega maior. Agora, se está vendendo produtos para festa, entregas express podem se tornar um diferencial.
Feito o mapeamento, o segundo passo á a escolha da plataforma.
Contratando a melhor plataforma para montar um e-commerce de sucesso
Nesse ponto você precisa investir tempo. Um erro de muitos empreendedores quando estão começando é optar pela proposta mais barata. Na verdade, você precisa procurar qual atende mais às necessidades do seu negócio, porque o barato pode realmente sair caro.
Nós separamos sete pontos chaves que você precisa analisar antes de decidir como montar um e-commerce de sucesso. E no final, a dica de ouro para se destacar no mundo digital.
1 – Como serão cobradas as taxas?
Você precisa entender como será feito o pagamento: Se você pagará um valor fixo por mês, se terá uma quantidade limitada de transações, ou se o valor será cobrado por produto vendido. Baseie essa análise na quantidade de vendas que você pretende fazer por mês, e a que está projetando para o futuro.
A XtechCommerce, por exemplo, oferece um valor mensal, baseado na quantidade de acessos e visitas. Assim, se a sua loja realiza uma grande quantidade de transações por mês, é uma vantagem pagar um valor fixo.
O grande erro de muitos empreendedores é optar por um plano mais barato no começo, e acabar pagando taxas absurdas quando o e commerce começa a dar certo e a quantidade de transações subir. Por isso, analise bem quais são as particularidades do seu negócio.
2 – Automatize o máximo possível:
Priorize plataformas com processos simples. Cadastrar um produto manualmente não vai te dar trabalho. Mas, já se imaginou cadastrando 200?
Além disso, entenda o Painel de Controle da sua loja e veja tudo que você conseguirá fazer internamente. Quanto mais recursos tiver sem precisar de programação, ou do suporte técnico, melhor.
3 – Veja as opções de marketing e publicidade:
Lista de emails, cupons de desconto, promoções cumulativas e etc. Certifique-se de que tudo isso possa ser feito dentro da plataforma. O Marketing Digital vai ser seu grande aliado para o sucesso do negócio, então é essencial que você tenha acesso as principais ferramentas dentro do seu e-commerce.
4 – Meios de pagamento
No começo nós listamos como é importante entender o pagamento, não foi? Essa foi sua visão como consumidor, e o seu cliente também estará pensando nisso na hora de adquirir seu produto.
Analise qual a opção de meio de pagamento é mais interessante disponibilizar, quanto isso altera no valor final do seu produto, e na sua linha de produção.
Uma pesquisa divulgada pelo Moip indicou que, a cada dez transações efetuadas via internet, sete são concluídas por meio de um cartão de crédito, duas por boleto bancário e uma por alguma forma de pagamento complementar. Então é interessante analisar a preferência do consumidor e, apesar das taxas, um meio de pagamento prático pode ser um fator de decisão na hora da compra.
5 – Cuidado com a Logística
Não vai adiantar fazer o dever de casa na hora de montar seu e commerce, se o produto não chegar com excelência para o seu cliente. Quantas vezes você mesmo já não fez uma compra online, contanto com o prazo prometido, não é mesmo?
Fique atento ao prazo da transportadora, a localização em relação a seus clientes e todos os processos de entrega listados no contrato, para garantir que o produto chegue no menor tempo possível.
6 – Priorize plataformas preparadas para SEO
Avalie se a plataforma está preparada para os mecanismos de busca, como Google, por exemplo. Ele lê o que está por trás do seu site, todo o código usado para colocá-lo no ar. E esse escaneamento é um dos critérios utilizados na hora de decidir quais links aparecem primeiro nos resultados de buscas.
Assim, quando mais recursos de otimização de SEO disponíveis, menos você vai gastar com Marketing na hora de montar seu e commerce de sucesso.
7 – Versão Mobile
O último e também um dos mais importantes tópicos é sobre a acessibilidade do seu site. Hoje em dia, os acessos a internet pelo celular já superaram os feitos pelo computador.
Você investe em uma campanha para as Rede Sociais mas, se as pessoas abrirem seu site e não conseguirem navegar, você estará jogando dinheiro fora. Então certifique que a plataforma que está contratando possui um design responsivo e verifique o tempo de carregamento do seu site através do smartphone.
Seguindo esses sete passos você vai conseguir montar um site alinhado com seu negócio e que atenderá a expectativa do seu cliente.
E, como prometemos, o segredo final sobre como montar um e-commerce de sucesso..
Chave do sucesso: Invista em Marketing Digital
O fundador do Yahoo, Jerry Young, já dizia que um site sem promoção é como um outdoor no porão. Então não subestime essa parte importantíssima do seu negócio. Monte um plano de Marketing, otimize seu site para os buscares, invista na Identidade Visual, seja presente nas Redes Sociais e fique sempre ligado nas estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas.
E se quiser deixar isso nas mãos de profissionais, não deixe de falar com a gente! Nós somos uma consultoria especializada em anúncios digitais e podemos te ajudar a não perder tempo e dinheiro na hora de montar sua estratégia.
Depois de montar um e-commerce de sucesso, divulgue bastante e faça seus clientes se perguntarem como não conheceram seu produto antes!